Em março de 2020 chegou aos celulares Android e iOS o tão esperado Whatsapp modo escuro. Os profissionais que trabalham no mundo da tecnologia são incansáveis na busca por inovação e frequentemente lançam novidades que caem no gosto do público e viram febre.

Este foi o caso do recurso de escurecer aplicativos e o próprio sistema operacional do smartphone. Esta opção já estava disponível há anos em algumas plataformas como o Twitter, o Gmail e o Reddit. Porém, foi somente em 2019 que o recurso se popularizou e passou a ser disponibilizado na maioria dos apps mais utilizados pelo público.

Neste artigo vamos explicar como funciona o recurso e como ativá-lo no seu celular. Também vamos mostrar qual é a verdadeira função de escurecer os aplicativos. Afinal, desenvolvedores afirmam que ele vai além de um simples hype tecnológico.

Quer usar o Whatsapp de forma ilimitada sem descontar nada da franquia de dados? Na Claro você encontra planos com este e diversos outros aplicativos grátis.

ASSINE UM COMBO CLARO E TENHA NO SEU CELULAR A INTERNET 4G MAIS RÁPIDA DO PAÍS.

Como surgiu o Whatsapp modo escuro

O Whatsapp modo escuro surgiu depois de diversas plataformas já terem adotado este tipo de interface. Entretanto, por ter mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo foi um dos aplicativos que gerou mais expectativas quanto ao lançamento.

Apesar de não ser exatamente uma novidade no mercado, o modo escuro ficou mais popular em 2019. Isso se deu, principalmente, com a chegada dos novos sistemas operacionais do Google e da Apple.

Tanto o Android 10 quanto o iOS 13 foram lançados com essa opção gráfica como uma das grandes novidades da atualização. O recurso surgiu para atender uma necessidade dos próprios usuários, mas também serviu para alargar ainda mais esta demanda.

Os desenvolvedores do Whatsapp modo escuro estiveram estudando o recurso por alguns meses antes de, em janeiro de 2020, liberar uma versão Beta. O lançamento do tema com cores escuras aconteceu dois meses depois, para aparelhos com iOS e Android.

O aplicativo de mensagens mais utilizado em todo o mundo decidiu lançar o modo escuro por comprovar alguns benefícios ao usuário. Entretanto, seguir a tendência de um mercado que esperava muito pela novidade foi a principal razão para o desenvolvimento do recurso.

Leia também: 5 dicas úteis para não gastar mais do que deveria com seu planos de dados

Afinal, o que é o modo escuro?

O modo escuro do sistema é uma alteração gráfica que converte as cores da interface do sistema e dos aplicativos. Com o recurso toda a aparência passa a estar baseada em tons de preto ou cinza escuro, conforme o programa.

Quando começou a ser implementada, esta ferramenta chegou prometendo diversos benefícios à experiência do usuário.

Algumas vantagens bastante atrativas talvez justifiquem todo o sucesso do recurso. Entre elas estão a economia de bateria e a diminuição dos impactos da iluminação do display para a visão.

Esses argumentos, no entanto, geraram controvérsias. Será que os benefícios são efetivos? Especialistas afirmam que alguns deles são apenas mitos que surgiram para aquecer ainda mais a busca pelo modo de cores escuras.

Whatsapp modo escuro melhora a experiência para quem tem problemas de visão

O primeiro aspecto interessante sobre o modo escuro é que ele pode sim ser benéfico para pessoas que tem problemas de visão. Este é o caso, por exemplo, de quem tem fotofobia.

A deficiência causa dores e enxaquecas pela exposição a luzes e muito brilho. Dentro da mesma lógica, o recurso também pode ser útil a pessoas que possuem sensibilidade à luz de todos os tipos.

Recurso que virou febre ajuda a descansar a vista

Por outro lado, o argumento de que o recurso pode ajudar a descansar os olhos não parece ser tão efetivo. Especialistas garantem que os tons de preto e cinza podem acabar gerando um esforço maior na visão.

Isso porque o contraste do texto em branco com fundo escuro não é tão cômodo aos olhos como a configuração contrária. Testes científicos mostram que fundo branco com texto escuro é a melhor configuração para leituras que duram mais tempo.

De forma geral, o esquema de cores mais escuro, em tons de preto e cinza, são menos agressivos aos olhos somente em ambientes com pouca luz. Assim, como a diminuição de brilho da tela em locais mais escuros.

Ou seja, a comodidade de utilizar o Whatsapp modo escuro para os seus olhos, vai depender da forma e do tempo que você utiliza o aplicativo.

CONTRATE OS MELHORES PLANOS DE INTERNET PARA O SEU CELULAR. CLIQUE AQUI!

Bateria carregada por mais tempo com Whatsapp modo escuro

É fato que o modo escuro do sistema e dos aplicativos ajudam a economizar a bateria do celular.

No entanto, há um porém nesta afirmação. A diminuição do consumo de carga só é perceptível em aparelhos que possuem display do tipo OLED ou AMOLED.

Devido ao fato de que esta tecnologia é a única que realmente apaga as porções da tela que mostram tons mais escuros. Isso não ocorre nos outros tipos convencionais de tela, como o LCD.

Não confunda, modo escuro e modo noturno apresentam diferenças

Em geral as pessoas confundem, mas modo escuro e modo noturno não são a mesma coisa.

Diferente do recurso recém lançado pelo Whatsapp, a ferramenta noturna presente em muitos modelos de celular foi implementada nos aparelhos para diminuir as luzes de tonalidade fria como o azul.

Este recurso tem como principal função não atrapalhar o sono e o funcionamento do relógio biológico do usuário eliminando essas tonalidades ao ser acionado.

O que acaba gerando confusão entre essas duas ferramentas é que o modo escuro também gera uma redução na emissão dessas luzes azuis. Ainda assim, o modo noturno é o mais recomendado para o controle da iluminação fria.

Veja mais: Como será a internet ultra rápida do futuro? 

Como ativar o Whatsapp modo escuro no Android e iOS

Ativar o novo Whatsapp modo escuro é bastante simples em ambos sistemas operacionais. Porém, no iPhone o recurso está disponível somente a partir do iOS13. A alteração é feita através das configurações do aparelho, conforme veremos a seguir.

Vale ressaltar que ao selecionar o modo noturno do sistema, o aplicativo de mensagens entra automaticamente no modo escuro. Assim como outros aplicativos que possuem este recurso.

Ativando o modo escuro no iPhone

O primeiro passo para habilitar o recurso de cores escuras no iPhone é atualizar o seu aplicativo do Whatsapp para a última versão. Isso deve ser feito diretamente na Apple Store. Depois basta seguir esses passos:

  • Selecione o app Ajustes na tela inicial
  • Vá até a aba Tela e Brilho
  • Na seção Aparência selecione a opção Escura
  • Abra o app do Whatsapp para confirmar a alteração

Para desfazer a mudança é simples. Siga os mesmos passos e selecione a aparência Clara dentro do menu de Ajustes.

Ativando o Whatsapp modo escuro em celulares Android

Em aparelhos com sistema operacional Android também é necessário primeiro atualizar o aplicativo do Whatsapp para a última versão disponível na Play Store. Em seguida faça os seguintes ajustes:

  • Abra o app do Whatsapp e clique nos três pontos localizados no canto superior direito
  • Selecione Configurações e depois abra a opção em Conversas
  • Na tela seguinte clique em Tema e selecione o botão Escuro
  • Em seguida volte à tela inicial e certifique-se que a mudança deu certo.

Assine agora mesmo um dos combos Claro e aproveite todos os recursos dos seus aplicativos favoritos.

CONTRATE UM COMBO CLARO E NUNCA MAIS FIQUE SEM NAVEGAR NA INTERNET.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui