Quem já parou para observar crianças assistindo vídeos no celular com certeza constatou o quanto esses recursos são atrativos para elas. Colocar um smartphone ou tablet na mão dos pequenos é garantia de acalmar-los quase como em um passe de mágica.

Por isso, é cada vez mais comum que essa seja uma alternativa utilizada pelos pais para conseguir realizar atividades do dia a dia com tranquilidade. Um bom exemplo disso é o momento das refeições, principalmente em restaurantes.

O uso da tecnologia na infância, entretanto, é um tema bastante polêmico e que gera discussões constantes. Na roda de debates entram pais que defendem a utilização dos aparelhos para entreter os filhos, especialistas que alertam quanto aos excessos e opiniões de diversos tipos.

Independente da polêmica, a era digital é uma realidade e as crianças de hoje em dia são parte de uma geração altamente tecnológica. Basta alguns minutos perto de uma criança no celular para ver como parece que eles já nasceram preparados para manusear esses aparelhos.

Neste artigo vamos falar sobre como os pais estão se adaptando a essa nova realidade digital na criação dos filhos. Também vamos explorar formas de aproveitar os recursos tecnológicos para que sejam produtivos na vida das crianças.

Se você quer aproveitar todos os benefícios de contar com recursos digitais é preciso ter um bom plano de internet para o celular. Na Claro você encontra combos para todos os tipos de perfis.

ASSINE AGORA MESMO UM PLANO DE CELULAR IDEAL PARA A SUA FAMÍLIA!

Opiniões sobre usar vídeos no celular para entreter as crianças

É inevitável falar sobre o entretenimento de crianças com aparatos tecnológicos sem falar das polêmicas que giram em torno do assunto.

Antes de tudo, o ponto mais importante é que pais e responsáveis estejam bem informados sobre o tema e busquem encontrar o equilíbrio dentro do próprio contexto familiar.

Se usados com cautela e supervisão adequada, os vídeos no celular podem ser usados de forma produtiva no entretenimento infantil.

Discussões à parte, é de censo comum que evitar o excesso é fundamental. Assim como a necessidade de adaptar o tempo dos pequenos diante das telas conforme a idade. Além de estar sempre atento à segurança e privacidade dos filhos aos acessar a internet.

O que diz a Organização Mundial da Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) é um dos órgãos que vem se manifestando sobre os novos tempos em que infância e tecnologia andam de mãos dadas.

Conforme a instituição, crianças com menos de cinco anos precisam passar mais tempo em atividades físicas que estimulem seu desenvolvimento do que em frente às telas.

Essa recomendação é baseada no fato de que até os sete anos a criança está na fase mais importante de desenvolvimento do corpo, do cérebro e do sistema nervoso. Por isso, tem como necessidades primordiais comer, dormir, brincar e explorar.

As atividades realizadas em celulares e tablets propõe pouca ação por parte dos pequenos que permanecem passivos diante das telas. O excesso dessas formas de entretenimento acabam limitando seu desenvolvimento pleno.

Pais defendem o uso dos vídeos no celular para entreter os filhos e se sentem julgados

Diante de um tema novo, que necessita adaptação e discussões, muitos pais se sentem julgados por usar os vídeos no celular para distrais e entreter os filhos em locais públicos.

Com isso surge uma demanda de referências e formas de usar a tecnologia como parte do processo lúdico infantil, sem prejudicar o desenvolvimento das crianças.

Como aliar brincadeiras e vídeos no celular no desenvolvimento das crianças

Como citamos anteriormente, o momento de fazer refeições em restaurantes é um dos que mais necessita de alternativas, como os vídeos no celular, para distrair os pequenos.

Especialistas afirmam que desde que essa não seja uma prática diária, pode funcionar. Porém é importante que o hábito não seja levado, por exemplo, para as refeições feitas em casa.

Um dos critérios mais importantes para medir o uso da tecnologia pelas crianças é certificar-se que os aparelhos não estão ocupando tempo demais na rotina delas.

Os recursos oferecidos pelos dispositivos móveis não devem em nenhuma hipótese substituir o contato dos pequenos com o mundo. O tempo de interação com a família, outras crianças e diferentes tipos de brincadeiras é fundamental.

Alternativas para manter a criançada entretida em restaurantes

Possivelmente nada será tão prático e eficaz quantos os celulares e tablets, mas com um pouco de esforço é possível manter a criançada entretida em locais públicos como restaurantes.

Preparamos algumas dicas para ajudar você nessa tarefa.

Vá a lugares que agradem os seus filhos

Toda criança tem suas comidas preferidas. Isso pode variar conforme a idade e a fase de desenvolvimento de cada uma.

Prestar atenção nesse detalhe pode ser um aliado importante para encontrar restaurantes que despertem o interesse dos seus filhos.

Seja pela comida ou pelo ambiente, levar as crianças para comer em um local que caia no seu gosto com certeza irá mantê-las mais calmas.

Leve brinquedos e jogos que substituam a altura os vídeos no celular

Quem tem filhos sabe que não é fácil convencer a garotada de trocar os vídeos no celular por um brinquedo convencional. No entanto, é possível negociar essa mudança de hábito com diálogo e estímulo.

Leve ao restaurante brinquedos diferentes, jogos e artigos para atividades lúdicas. Com certeza a pequena bagunça ao redor da sua mesa valerá a pena.

Dê atenção às crianças e aproveite o momento para ensinar

Toda criança tem o instinto de aprender e nada melhor do que um lugar novo para estimular a curiosidade. Aproveite o ambiente cheio de novidades para ensinar seus filhos.

Se você sentar para comer como se os pequenos não estivessem na mesa eles certamente vão ficar impacientes. Nesse momento é importante conversar com eles, dar atenção aos seus questionamentos e estimular a aprendizado desse local com tantas possibilidades.

Escolha um restaurante adequado à crianças

Nem todos os restaurantes estão adaptados para receber crianças. E os critérios que você deve levar em conta vão além do fato de haver uma cadeira infantil para colocar na mesa.

Os locais com perfil familiar costumam oferecer um menu infantil específico com opções atrativas ao paladar e saudáveis para os pequenos.

Há também muitos lugares que possuem espaço kids com jogos, brinquedos e até profissionais especializados para cuidar dos seus filhos enquanto você come.

Usar os vídeos no celular para entreter os pequenos de forma saudável

Se mesmo com todas as tentativas anteriores você não conseguir fugir dos recursos digitais para manter seus filhos tranquilos durante as refeições em restaurantes, procure tomar medidas que tornem esse hábito mais saudável para eles.

Utilize aplicativos de vídeos no celular adequados à idade da criança

A segurança e privacidade dos pequenos é uma preocupação de qualquer pai. Por isso, escolher os aplicativos adequados para eles é muito importante.

Os principais aplicativos de vídeos como o Claro Now e o Youtube possuem versões Kids que oferecem recursos como controle dos pais e filtros de conteúdos.

Opte por apps de jogos estimulantes e educativos

Nas lojas de aplicativos Apple Store e Play Store há uma infinidade de jogos infantis. Faça uma busca e descubra alternativas que sejam mais estimulantes e tenham um perfil educativo.

Fique sempre atento à classificação indicativa desses aplicativos. Cada tipo de plataforma é recomendada para uma faixa etária específica.

Aproveitar o tempo que os pequenos estão no celular para utilizar ferramentas que auxiliam na educação e estimulam o aprendizado é uma ótima maneira de tornar esse hábito tecnológico mais saudável e produtivo.

Sabia que na Claro além dos melhores planos de internet para o celular você encontra uma programação de TV especialmente voltada para o público infantil e recursos exclusivos para os pequenos?

Na nossa página você pode conferir as ofertas e assinar a que melhor encaixa no seu perfil. Confira e garanta o melhor da internet para toda a sua família!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui