As videoconferências viraram uma excelente ferramenta de comunicação corporativa e pessoal. Isso graças ao avanço da tecnologia e da implementação de redes de internet eficientes para a transmissão em tempo real.

Se você ainda não precisou participar de nenhuma videochamada nos últimos tempos, possivelmente irá participar em breve. Esse recurso vem sendo cada vez mais utilizado por apresentar inúmeras vantagens que aumentam a agilidade de processos e diminuem distâncias.

Conseguir realizar uma reunião online com qualidade, entretanto, requer alguns cuidados específicos. Ter um equipamento com tecnologia e conexão adequadas, assim como algumas boas práticas, são essenciais para obter um resultado satisfatório.

Para realizar chamadas com vídeo, acessar plataformas de streaming e jogar online, é indispensável conectar-se a uma internet com qualidade comprovada. Na Claro você navega de casa ou pelo celular com as redes banda larga e 4G mais rápidas do país.

ASSINE AGORA MESMO UM DOS MELHORES PLANOS CLARO E COMPROVE!

O que são as videoconferências e como funcionam

Através de plataformas digitais específicas é possível realizar chamadas com vídeo e reunir inúmeras pessoas em tempo real, sem barreiras de distância. Para isso basta que todas estejam conectadas à internet.

A ideia de realizar videoconferências não é exatamente uma novidade. Na década de 1960 um dos primeiros protótipos de aparelho que realizaria chamadas telefônicas com vídeo foi testado nos Estados Unidos, mas teve êxito.

Entre os anos 80 e 90 outros aparelhos foram testados, mas a tecnologia era cara e a imagem estática ou com movimentos muito lentos da pessoa no vídeo não era exatamente um atrativo.

Tecnologias avançadas de comunicação transformaram a videochamada em realidade

Foi somente depois dos anos 2000 que este recurso passou a ser uma realidade possível e não uma ideia utópica. Devido a popularização da informática com a implementação da internet e o desenvolvimentos de tecnologias de comunicação realmente avançadas.

Apenas 20 anos depois da rede mundial de computadores virar uma realidade na vida da população mundial, fazer uma videochamada está na palma das nossas mãos, a apenas alguns cliques. Algo difícil de imaginar naquele tempo.

Como funcionam as videoconferências

Além de que todos os participantes tenham um computador ou celular conectado à internet, a realização de uma conferência por vídeo tem outros requisitos básicos.

Primeiro é necessário definir a plataforma digital mais adequada para realizar o encontro. Esta decisão passa pela análise da quantidade de participantes e dos recursos que serão necessários na reunião, como compartilhamento de tela, por exemplo.

Também é importante que os participantes estejam conectados a um equipamento que tenha câmera e microfone ativos. Sem esses dois acessórios a presença fica limitada e a reunião por vídeo perde a sua efetividade.

Leia também: Veja como usar o seu celular como webcam

Principais plataformas de videoconferências

Com a demanda crescente de videoconferências, naturalmente surgiram diversas alternativas de plataformas especializadas neste tipo de chamada. Entre elas, as mais utilizadas levam o nome de gigantes da tecnologia como Google e Microsoft.

Todas elas possuem diferentes tipos de planos, pagos e gratuitos, que se adaptam à realidade do usuário. As opções variam conforme a quantidade de participantes, tempo de reunião, suporte, recursos avançados, entre outros critérios.

Veja algumas das plataformas de videoconferências disponíveis no mercado:

  • Skype e Microsoft Teams – possivelmente uma das ferramentas mais conhecidas de videochamadas, o Skype ainda é uma das opções gratuitas mais utilizadas pelos usuários no mundo todo. Porém, para empresas o seus recursos são limitados. Por isso, a Microsoft lançou recentemente o Microsoft Teams, que irá aos poucos substituir os planos pagos do Skype e assumir o nicho empresarial.
  • Google Hangouts Meet – seguindo a mesma lógica de atender clientes de diferentes perfis, o Google oferece a plataforma Hangouts gratuita dentro dos aplicativos do seu G Suite e tem uma versão com foco mais empresarial, chamada Meet.
  • Zoom Cloud Meetings – esta ferramenta foi uma das mais recentes a se popularizar no mercado, porém ganhou muita visibilidade. O Zoom caiu no gosto do público devido a sua praticidade de uso. A plataforma possui uma boa versão gratuita e diversos planos pagos.

Veja ainda: Banda larga coloca a Claro no topo da liderança entre as operadoras

Como realizar videoconferências de qualidade

Já vimos como funcionam as videoconferências e quais são as principais plataformas para realizar reuniões online. Por isso, vamos falar sobre os requisitos para que esses encontros aconteçam de forma eficiente.

Conseguir realizar uma videochamada em grupo com qualidade pode ser um desafio. Ademais do promotor da reunião estar com tudo devidamente certo é preciso contar com a colaboração de todos os participantes para que o processo funcione como esperado.

Quando for realizar ou participar de uma reunião por vídeo, preste atenção em todos as exigências necessárias e oriente os outros colaboradores a fazer o mesmo. Confira alguns pontos básicos para uma videoconferência.

Tenha uma câmera com boa resolução de vídeo

A qualidade da imagem é fundamental em uma chamada de vídeo, afinal este recurso será uma das principais formas de contato entre os participantes.

A única forma de avaliar isso é conferindo as condições da câmera que você irá utilizar. Seja uma webcam externa, embutida no notebook ou a própria câmera do celular. Se tiver mais uma de uma opção, considere utilizar o aparelho que ofereça a melhor qualidade.

Assim como em uma fotografia, a transmissão de imagem por vídeo depende diretamente da iluminação. Por isso, fique atento ao ambiente em que irá realizar a chamada.

Se a imagem não estiver saindo com a qualidade esperada ainda que sua câmera tenha uma boa configuração, talvez esteja faltando iluminação. Evite também colocar a câmera contra fontes de luz, como janelas e lâmpadas.

O áudio é tão importante quanto a imagem

Não há como escolher entre áudio e imagem em uma videoconferência. Assim como transmitir o vídeo com qualidade, ser escutado e ouvir claramente é imprescindível no momento da reunião.

Certifique-se de o microfone do seu equipamento está funcionando adequadamente, assim como os auto-falantes. Os fones de ouvido também podem ser uma boa opção para diminuir ruídos e melhorar a compreensão. Desde que sejam acessórios de boa qualidade.

Da mesma maneira que a luz é importante no vídeo, estar em um ambiente calmo e silencioso no momento da reunião é fundamental. Antes de começar a chamada garanta que não será interrompido e que não há ruídos externos que possam atrapalhar o encontro.

Sem internet de qualidade não há videoconferências

Ainda que todos os itens anteriores estejam funcionando de forma impecável, a videoconferência não vai ser possível sem uma conexão de qualidade com a internet.

As chamadas por vídeo demandam um grande potencial de recebimento e envio de dados. Se a sua conexão não tiver alta velocidade você poderá sofrer com congelamentos de tela, travamento e atrasos no áudio e até a perda da conexão com a plataforma.

Pelo melhor aproveitamento da velocidade e estabilidade da conexão, em geral a internet banda larga é a mais indicada para atividades em tempo real. Sendo assim, dê preferência por realizar reuniões utilizando o Wi-Fi da sua casa ou escritório.

No entanto, com os avanços das redes de internet 4G no Brasil, atualmente já é possível realizar videochamadas através do celular, sem qualquer problema. Para isso, é preciso confiar na sua conexão móvel.

Se for necessário utilizar os dados 4G para participar de uma reunião por vídeo, esteja seguro de que possui uma conexão de qualidade e franquia suficiente para atender a demanda do encontro.

Ser cliente Claro é realizar videochamadas sem preocupação. Seja qual for a sua escolha, por banda larga ou internet móvel, você estará navegando com a rede mais rápida do país.

AINDA NÃO É CLIENTE CLARO? CONTRATE AQUI UM DOS COMBOS E TENHA INTERNET DE QUALIDADE EM CASA E NO CELULAR!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui