A crise sanitária mundial do novo coronavírus mudou a rotina de todo o mundo. Em tempos de isolamento social, realizar videoconferência no Whatsapp se tornou uma das principais soluções para seguir conectado com a família e amigos. Assim como manter contatos profissionais e no trabalho.

Essa realidade também gerou novas demandas no universo digital. Com isso, algumas plataformas precisaram fazer adaptações. Esse foi o caso do Whatsapp que liberou as chamadas por vídeo para até oito usuários. Antes era possível conectar somente quatro pessoas simultaneamente.

Neste post, vamos falar sobre o contexto em que acontece essa mudança. Além de explicar passo a passo como realizar videoconferência através do aplicativo de mensagens mais utilizado pelas famílias no Brasil.

Para realizar as populares chamadas por vídeo em grupo com eficiência e estabilidade é essencial que todos os participantes tenham uma boa internet. Na Claro, você encontra os melhores planos com a conexão móvel e banda larga mais rápida do país.

ASSINE AGORA MESMO UM DOS COMBOS CLARO E COMPROVE!

Leia também: Wi-Fi grátis em qualquer lugar, só para quem é esperto

Videoconferência no Whatsapp: tendência em tempos de isolamento social

Um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo ganhou ainda mas visibilidade em tempos de isolamento social pelo Coronavírus. A prática de fazer videoconferência no Whatsapp passou a fazer parte da rotina de milhões de pessoas.

A distância exigida pelo momento de emergência sanitária gerou uma nova realidade em que a maioria das pessoas estão passando datas comemorativas e aniversários longe dos seus seres queridos.

A solução para aproximar a todos nessas datas e no dia a dia é recorrer à tecnologia. A internet e as ferramentas digitais estão, mais do que nunca, ajudando a diminuir distâncias e amenizar a saudade de amigos e familiares.

Desta forma, a ferramenta que já era muito utilizada para o envio de mensagens de textos, vídeos e áudios se transformou em uma das principais formas de manter grupos conectados. Seja por voz ou por vídeo, as chamadas com vários participantes estão cada vez mais frequentes.

Aplicativo de mensagens é uma das ferramentas mais utilizadas para as chamadas em família

A mudança que permite conectar oito pessoas em uma videochamada ao mesmo tempo não é a única razão que faz do Whatsapp uma das ferramentas mais populares para as ligações em família.

Segundo um levantamento realizado em 2019, mais de 60% dos idosos que utilizam internet acessam pelo celular. Destes, cerca de 98% passam grande parte do tempo em redes sociais como o app de mensagens instantâneas.

Com uma adesão tão alta entre os mais velhos, realizar videoconferencia no Whatsapp acaba sendo a opção mais viável para reunir as diferentes gerações da família em dias de isolamento social.

Videoconferência no Whatsapp é ampliada para 8 participantes

O número de chamadas de áudio e vídeo mais que dobraram nos países que foram afetados pela pandemia de Coronavírus. Por isso, o Whatsapp tomou a decisão de melhorar a sua ferramenta de videoconferencia.

Sendo assim, anunciou em sua conta oficial no Twitter, no dia 24 de abril, que aumentaria de quatro para oito o número de participantes nas ligações por vídeo ou voz.

Os grupos que reúnem familiares e até equipes de trabalho vem há bastante tempo facilitando a comunicação rápida do dia a dia. Em um contexto de distanciamento social, porém, a limitação de quatro pessoas em uma chamada passou a ser uma barreira.

Por isso, a novidade já era esperada pelos usuários que vinham fazendo especulações em fóruns online.

Leia também: Plataformas digitais: 4 opções para uma videoconferência eficaz

Realização de chamadas em grupo está mais fácil em versão atualizada do app

Outra mudança significativa é a possibilidade de realizar a chamada em grupo com apenas um toque no ícone de câmera ou áudio dentro da própria conversa. Antes a única maneira de realizar videoconferência no Whatsapp era ligando para um dos integrantes e adicionando os outros individualmente.

As modificações passaram a estar disponíveis imediatamente e são compatíveis com as plataformas para iOS e Android. Entretanto, leve em consideração que para começar a utilizar as novidades é necessário atualizar o seu Whatsapp para a última versão.

O dobro de participantes na tela e a mesma segurança

As novas chamadas por vídeo no Whatsapp, com o dobro de participantes, seguem com o mesmo padrão utilizado antes. A tela é dividida em oito quadros retangulares onde são mostradas as imagens dos usuários em tempo real.

Assim como já vinha acontecendo com as chamadas por vídeo e voz, as ligações feitas pelo aplicativo seguem com um sistema de segurança avançado. A videoconferência no Whatsapp conta com proteção por criptografia de ponta a ponta que garante a privacidade dos participantes.

Veja ainda: Golpes no Whatsapp – conheça os mais comuns e fuja deles!

Como realizar uma videoconferência no Whatsapp com 8 participantes

Como mencionado anteriormente, o primeiro passo para ter acesso às chamadas com o dobro de participantes é atualizar a sua versão do aplicativo. Isso pode ser feito de maneira rápida na loja de apps Android ou iOS.

É fundamental que todos os participantes da conversa tenham a última versão do aplicativo para que seja realizada a ligação. Se um dos integrantes do grupo estiver com o app desatualizado não será possível iniciar a ligação com mais de quatro pessoas.

Montando um grupo para fazer uma chamada

Caso você ainda não tenha um grupo com as pessoas com as quais deseja fazer a ligação é possível realizá-la de qualquer maneira. Porém, montar um grupo é bastante simples e facilita o início da conversa e sua repetição, se for necessário.

Para começar um grupo novo, primeiro abra o Whatsapp e selecione o ícone que está no canto superior direito da tela inicial. Depois, escolha a opção Novo Grupo.

Na sequência irá aparecer sua lista de contatos na qual deverá selecionar os participantes do grupo. Também é possível buscar pelo nome.

Quando terminar de selecionar os integrantes, finalize selecionando Criar. Se desejar é possível escolher, nome, foto e descrição para o novo grupo.

Para iniciar uma videoconferência no Whatsapp basta clicar no ícone de câmera, localizado no menu superior direito do grupo. Se preferir realizar uma chamada de voz, selecione o ícone de telefone.

Realizando uma videoconferência no Whatsapp sem grupo montado

Embora seja mais simples começar uma videochamada com vários participantes a partir de um grupo, não é imprescindível que ele exista para poder realizar uma ligação com vários usuários.

Se você quiser começar uma conversa por vídeo ou voz sem montar um grupo abra o Whatsapp e entre na aba Chamadas. A opção está localizada ao lado de ConversasStatus na parte superior da tela inicial.

Em seguida, selecione o ícone de telefone com um sinal de + que aparece no canto inferior direito da lista de chamadas. Aparecerá uma nova tela onde você verá o menu Nova Chamada em Grupo, toque nesta opção.

O próximo passo será escolher os na sua lista de contatos até sete pessoas que participarão da videoconferência no Whatsapp, além de você. Quando a seleção estiver concluída, clique no ícone de câmera ou telefone para iniciar a ligação.

Não esqueça de certificar-se de que todos os participantes tenham a última versão do aplicativo de mensagens. Ademais, é essencial que todos estejam conectados em uma internet de qualidade para que chamada possa acontecer de maneira estável.

Quer ter a melhor conexão no seu celular? Na Claro você encontra diversos combos que cabem no seu bolso e com 4G rápido de verdade, para fazer quantas chamadas de vídeo quiser sem se preocupar com franquia ou instabilidade de sinal.

CONTRATE UM DOS MELHORES PLANOS AQUI E SEJA CLARO VOCÊ TAMBÉM!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui