Chegou a hora da sua diversão e a sua TV está sem sinal?

Esses problemas de sinal são cada vez mais raros, principalmente na era do sinal digital em que vivemos. No território brasileiro, mais de 4 mil cidades, incluindo as capitais, têm sinal digital para TV. Mas isso não quer dizer que nunca mais haverá problemas de recepção de sinal. 

E esta é uma situação chata e que pode atrapalhar a sua distração. No final do dia o que todos queremos é descansar no sofá vendo o nosso canal preferido, certo?

Por isso, vamos te ensinar formas rápidas e práticas de resolver o problema na sua televisão. Leia o texto até o final e saiba como resolver o problema de TV sem sinal.

Fique por dentro: 10 filmes que valem a pena assistir no NOW

Por que minha TV está sem sinal?

Antes de chamar um especialista ou resolver a situação você mesmo, converse com seus vizinhos para confirmar se eles também estão com problema. Caso a resposta seja sim, saiba que é um problema relacionado à operadora ou emissora e não ao seu aparelho televisor.

Depois de confirmar que não é um problema na sua vizinhança, existem outros pontos que você pode explorar para identificar o problema e vamos abordá-los ao longo do texto.

Em dias de chuva, o sinal de TV pode oscilar e você ficar sem sinal. Isso acontece porque os sinais são transmitidos pelo ar, e a chuva forte pode vir acompanhada de rajadas de vento. Espere a chuva passar e verifique se houve melhora do sinal, caso não é hora de explorar as demais alternativas.

1.TV sem sinal: a conexão dos cabos

O seu aparelho de televisão não está respondendo quando você aperta o botão de ligar no controle remoto?

Neste caso não é um problema de recepção de sinal. Verifique se o cabo de força está corretamente conectado no seu televisor e também na tomada. Agora, tente ligar novamente. Se a TV ainda assim não ligar ela pode estar com algum dispositivo eletrônico queimado.

Para resolver essa situação procure uma assistência técnica autorizada na sua cidade. Você pode ter que trocar alguma peça do seu televisor para que ele volte a funcionar adequadamente.

Porém, o cabo de força não é o único a ser verificado. Remova o plugue novamente os demais cabos, incluindo o que faz com que o sinal digital chegue até o seu aparelho televisor. Se o seu problema de sinal foi resolvido assim, você já pode assistir aos seus programas.

2.Antena

Além da conexão de cabos você precisa checar o funcionamento da sua antena. Aqui é indicado que você não se arrisque tentando resolver o problema sozinho, consertar uma antena ou apenas verificar se o sinal está chegando até ela pode exigir conhecimentos técnicos que vocês não tem. Entre em contato com a empresa prestadora de serviço e agende a visita de um técnico especializado. 

O técnico vai inspecionar a antena e verificar se todos os conectores e cabos estão ligados corretamente. Ele também poderá dizer se a substituição do equipamento é necessária para que a imagem que chega até você não tenha nenhum chuvisco.

Moro em prédio e minha antena é coletiva, como resolver?

Se você é morador de um prédio ou condomínio é bem provável que use uma antena coletiva para receber o sinal na sua televisão. O caminho mais indicado neste caso é entrar em contato com o zelador ou síndico para que eles solicitem a visita técnica.

3.TV sem sinal: problemas com o decoder

O decoder é o equipamento decodificador de sinal. Quando você contrata um serviço de TV por assinatura, o técnico vai até a sua casa para realizar a instalação do equipamento. O decoder ou decodificador, recebe o sinal da antena e transmite-o para o aparelho de televisão.

A falta de sinal na sua TV pode ser causada por mal funcionamento deste equipamento.

Para resolver você deve fazer um procedimento semelhante ao que faz com seu roteador, quando está sem sinal de internet: ligue e desligue da tomada. Aguarde alguns segundos entre as operações.

Se o procedimento não surtir efeito e você continuar sem sinal, entre em contato com a empresa contratada. É possível que o equipamento precise ser substituído.

CONTRATE AGORA MESMO OS MELHORES PLANOS CLARO! 

4.Minha TV é digital, mas está sem sinal. O que devo fazer?

Isto pode acontecer caso você utilize um conversor digital ou um equipamento que transforma o seu televisor em um dispositivo digital.

É possível que o problema esteja ligado a problemas de conexão da antena ou problemas na instalação do conversor.

Problemas com a antena já exploramos anteriormente. Garanta que este equipamento esteja bem conectado e voltado para a torre de transmissão.

Para verificar o funcionamento do conversor digital você precisa do manual para checar se a instalação foi feita corretamente. Com base nas instruções do manual cheque se os cabos estão conectados na posição correta no aparelho de televisão.

Fez a verificação, entretanto a sua televisão continua sem sinal? Faça a busca automática dos canais para sintonizar o sinal. 

5.Cabos danificados

Outro ponto importante que deve ser verificado por você é o estado de conservação dos cabos. Avalie cada um dos cabos do seu aparelho de televisão para confirmar se estão em bom estado de conservação.

Você deve procurar por sinais de quebra ao longo dos fios ou verificar se há alguma parte desencapada. Caso você confirme que algum cabo está quebrado ou desencapado, deve substituí-lo para garantir o bom funcionamento da sua televisão, além da sua segurança e dos demais membros da sua família.

Ao comprar o cabo, seja em lojas físicas ou online, tenha certeza de que é o modelo correto. Na dúvida procure por ajuda especializada nos estabelecimentos de assistência técnica autorizada.

Você é cliente Claro e sua TV está sem sinal?

Quem é cliente Claro e está com problemas na recepção de sinal em sua televisão deve fazer o passo a passo:

  1. Desligar o decodificador no controle e retirá-lo da tomada; 
  2. Retirar o cartão do codificar e limpá-lo com um pano seco, cuidado neste passo para não danificar o cartão; 
  3. Inserir o cartão novamente no decodificador na mesma posição; 
  4. Ligar o decodificador na tomada com seu cabo de força; 
  5. Ligar, com o controle remoto, o decodificador; 
  6. Verifique se a imagem está aparecendo novamente para confirmar que o problema foi corrigido.

Leia mais: Qual a diferença entre Fácil HD, Mix HD e TOP 4K, ambos Claro TV?

Se ainda assim o sinal não retornar para o seu aparelho de televisão, entre em contato com a Claro.

Você pode falar com um atendente pelo número 106 99 ou 106 21. Uma equipe treinada e preparada está te esperando para ajudar a resolver este e outros problemas que você pode ter com produtos Claro.

As vantagens de ser cliente Claro

Ao escolher o serviço de TV por assinatura da Claro você garante a ajuda necessária para resolver seus problemas de sinal, mas além disso também tem direito às seguintes vantagens: 

  • Conteúdos online pelo Now; 
  • Gravador: para você  agendar a gravação e não perder o seu programa preferido; 
  • Picture in picture: recurso tecnológico que te permite assistir dois programas ao mesmo tempo; 
  • Replay TV: grava seu programa queridinho sem agendar o processo, volte no tempo e assista à programação dos canais quando puder; 
  • Séries, filmes, esportes e reality shows com qualidade de cinema.

Saiba mais: Planos Claro TV: veja todas as opções e como contratar!

Conseguiu resolver o problema da sua televisão?

Este texto te ajudou a resolver a falta de sinal na sua televisão? Então compartilhe esse conteúdo com seus amigos, ou com o grupo da família. Dessa maneira você ajuda outras pessoas que podem estar com o mesmo problema.

Gosta de estar por dentro das novidades do mundo da tecnologia? Quer saber mais sobre a Claro e os produtos que ela oferece? Acompanhe o nosso blog. Todo dia tem um texto novo para você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui