A televisão faz parte da rotina dos brasileiros. Por meio dela as pessoas se informam, têm momentos de lazer e uma companhia para as atividades que estão desempenhando. São muitas TVs ligadas ao mesmo tempo em todo país nas casas e estabelecimentos comerciais, mas e se você tiver um problema: TV fora do ar, o que fazer?

Desde 2019 todas as cidades brasileiras já estão conectadas à tecnologia da TV Digital. Cerca de 15 milhões de casas recebem o sinal da TV por meio do serviço de assinatura e todas outras contam com a TV aberta para assistir sua programação preferida.

Com a chegada da TV Digital, a qualidade de som e imagem melhorou a experiência de assistir televisão. Agora são menos ruídos e interferências no sinal, mas o fato de ter que depender do ar para propagar o envio e a recepção deste sinal faz com que algumas condições meteorológicas interfiram, podendo deixar a TV fora do ar por alguns instantes.

Se você está enfrentando esse problema, e a TV está fora do ar, consulte nossas dicas para saber como solucionar.

Leia mais: Conheça os melhores aplicativos para ver tv no celular

CONFIRA OS MELHORES COMBOS DA CLARO COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Motivos da TV fora do ar

A primeira coisa que você deve fazer quando identificar que a televisão está sem sinal é conferir como estão as condições do clima. Caso o dia esteja com muita chuva ou vento, é possível que o sinal tenha sofrido com essa condição. Neste caso, aguarde o pior momento passar e a televisão deve se normalizar.

Os outros possíveis motivos são falha no equipamento, problema de conexão dos cabos, antena deslocada. Cada situação leva a uma solução diferente.

TV fora do ar? Saiba o que fazer

Se a sua televisão de sinal aberto digital está fora do ar, mas o dia está ensolarado, é hora de verificar os cabos e aparelhos que fazem a recepção do sinal.

  • Desligue o aparelho da tomada e verifique todas as conexões de cabos entre o conversor e a televisão. Às vezes pode ser algum tipo de mau contato entre os aparelhos e fios. Fazendo essa revisão pode ser que o sinal retorne.

Agora, se você conta com um serviço de televisão por assinatura, confira o que pode ser feito quando a TV perde o sinal de imagem e de som:

  • Assim como na TV aberta, dependendo de como é propagado o sinal da sua operadora de TV por assinatura os fatores como chuva e ventos fortes também podem influenciar;
  • O primeiro passo é conferir se os cabos estão colocados de forma correta entre os aparelhos. As TVs por assinatura fazem com que o sistema seja disponibilizado para o cliente através do aparelho que recebe o sinal e chega na tv por meio do cabo coaxial;
  • Se todos os cabos estiverem conectados, desligue os aparelhos da tomada e aguarde alguns segundos antes de recolocar;
  • Confira com outros assinantes da TV, seus vizinhos, se eles também estão enfrentando problemas com a TV fora do ar;
  • Se o problema estiver ocorrendo em mais de uma residência provavelmente se trata de uma instabilidade com alguma causa externa, às vezes o rompimento de um cabo ou outras situações;
  • Neste caso, acesse os canais de comunicação da sua tv por assinatura em busca de informações sobre um possível problema na região;
  • Entre em contato com a empresa por telefone ou internet para notificar a instabilidade, às vezes a tv fora do ar é uma situação que ocorre em toda uma área. 

Pedindo ajuda

Quando entrar em contato com a operadora de TV por assinatura o atendente irá guiar os passos para fazer os testes necessários, em algumas situações será necessário enviar um técnico até o local para verificar a instalação.

Além disso, o profissional poderá ver o posicionamento da antena, qualidade dos cabos e outras possíveis situações técnicas que podem estar deixando a sua TV fora do ar.

Leia mais: Conheça a programação de séries e filmes na Claro TV

Visita do técnico da operadora de TV por assinatura

Quando a visita técnica for uma necessidade, lembre-se de consultar o síndico do prédio, caso você more em um condomínio. 

Em muitos prédios residenciais é obrigatória a presença de um funcionário do condomínio para acompanhar o técnico. Em algumas situações existem horários específicos para que essa visita aconteça.

TV Digital também perde o sinal?

Desde 2008 a tecnologia que oferece o sinal da TV digital começou a ser implementada no Brasil. A grande diferença entre o sinal analógico e o sinal digital é a qualidade da imagem e do som.

Os dois tipos são transmitidos por ondas que são propagadas pelo ar, mas com a vantagem para o sinal digital que tem estabilidade maior e não causa as sombras e “fantasmas” que podiam ser vistos na programação da TV analógica.

Mas, será que a TV digital também pode ficar fora do ar? A resposta é sim. E para resolver, como citamos acima, a providência é verificar os cabos, o transmissor e a posição da antena que faz a recepção do sinal.

Existe uma situação que pode interferir na distribuição do sinal de tv digital com a melhor qualidade possível, esse problema pode ser causado pelas antenas de telefonia celular. O que acontece é que a faixa de transmissão dos dados de internet 4G para os smartphones e do sinal da TV digital podem se cruzar, e isso causa interferência para quem está recebendo o sinal da TV.

Saiba mais: Planos Claro TV: veja todas as opções e como contratar

TV por assinatura e suas vantagens

É muito fácil encontrar aparelhos de televisão nas casas brasileiras, faz parte da cultura do país ter uma relação com a programação da TV. Acompanhar os noticiários, o futebol, as novelas e toda programação.

Quem quer variedade de programas, com a opção de assistir filmes e séries em qualquer horário do dia, ou que gosta muito da programação de esportes e ainda de toda possibilidade dos programas para o público infantil tem a facilidade de se tornar assinante de uma TV a cabo, ou via satélite.

Personalize seu pacote de TV por assinatura

Os diferentes pacotes oferecidos pela operadora de TV por assinatura contemplam públicos e propostas distintas. Você pode escolher quais são os canais que mais deseja assistir, se quer ainda mais qualidade através do sinal HD e também canais especiais com coberturas de entretenimento e jornalísticas de todo o mundo.

Uma grande vantagem de assinar uma TV, além de receber toda a programação no conforto da sua casa. Ter uma equipe exclusivamente dedicada ao seu atendimento. Se acontecer alguma situação em que você perceba a TV fora do ar, pode seguir nossas dicas para verificar a fiação e o aparelhos. Mas também tem a facilidade de ligar para o serviço de atendimento, conversar com um atendente e seguir as recomendações.

Caso não seja possível resolver com os procedimentos básicos, a equipe pode realizar testes e ajustes para restabelecer o sinal. Ou ainda, enviar um técnico para olhar tudo para você, sem que tenha que mexer sozinho no equipamento ou na antena.

Contrate a melhor TV por assinatura

Agora que você já sabe o que fazer para resolver o problema da TV fora do ar, e que deseja ter ainda mais possibilidades com a TV por assinatura consulte os canais que estão disponíveis na Claro TV.

Com o Combo da Claro você pode ter em sua casa o melhor da programação da TV nacional e internacional com canais para as crianças e para você, plano de internet para toda a família, telefone fixo e ainda telefone celular. 

A Claro oferece soluções integradas com ultraconectividade e qualidade em som e imagem que vão surpreender você!

Faça uma pesquisa com o seu CEP e consulte a disponibilidade dos serviços para o seu endereço. De forma rápida e online é possível pesquisar planos e preços e fazer parte da era da informação com o que há de melhor, através da Claro.

Consulte agora mesmo o plano que melhor encaixa com a sua necessidade e venha para a Claro, você merece o novo!

NA CLARO VOCÊ AINDA TEM A INTERNET MAIS RÁPIDA DO PAÍS. ASSINE JÁ!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui