Você sabe quando é o momento de fazer a troca de celular? Será que existe um tempo ideal para substituir o seu aparelho por um novo?

Observar a durabilidade da bateria, o tamanho da memória e a velocidade e desempenho do sistema são alguns dos critérios que podem pesar nessa decisão.

No entanto, avaliar a possibilidade de compra de um novo smartphone pode ser bastante individual e depender da sua demanda com o aparelho.

Continue lendo este artigo e vamos falar sobre os diferentes aspectos que devem ser levados em conta na troca de celular e ajudar você nesta questão.

Independente do dispositivo que você use, não há dúvidas de que ter uma internet móvel de qualidade é fundamental para aproveitar todos os recursos do aparelho.

Na Claro você encontra planos perfeitos para todos os perfis de consumo em combos que cabem no seu bolso.

CONTRATE AGORA MESMO UM COMBO CLARO E TENHA O 4G MAIS RÁPIDO DO PAÍS NO SEU CELULAR.

Tenha critérios antes de definir a troca de celular

O mercado de telefonia móvel é um dos mais aquecidos do universo tecnológico. As marcas fabricantes não medem esforços para estar sempre lançando novos aparelhos.

Os produtos buscam atendar os mais diversos tipos de público. Afinal, hoje em dia é quase impossível encontrar alguém que não tenha um telefone celular. E esses dispositivos já estão presentes nas principais tarefas do nosso dia a dia.

Por isso, todo ano chegam às lojas do mundo inteiro aparelhos com as mais diversas novidades. Telas maiores, câmeras cada vez mais potentes, memórias que não param de crescer e outros atrativos estimulam o desejo dos consumidores.

Em um segmento tão diverso e cheio de inovações, pode ser difícil resistir à tentação de estar trocando o aparelho com frequência. Quem gosta de tecnologia acaba naturalmente atraído pelas novidades.

No entanto, é preciso ter calma e pensar se você realmente precisa fazer a troca de celular. Também porque todas essas novas tecnologias costumam chegar ao Brasil com preços altos e representam um grande investimento.

Visto isso, vale sempre levar em consideração alguns critérios fundamentais na decisão de compra. Por exemplo, quanto você está disposto a investir em um novo celular e de quais funcionalidades você mais precisa.

Além desses, há outros critérios simples que podem ajudar você a definir o momento de investir em um novo smartphone. Confira!

Se você vive sem bateria talvez precise de um aparelho novo

Se tem uma coisa que incomoda qualquer usuário é viver sem bateria no celular. Esse é um dos principais motivos que leva milhares de pessoas a decidir pela aposentadoria de um velho aparelho.

Embora sejam feitas para aguentar a grande demanda que os smartphones tem atualmente, toda bateria tem um tempo de vida útil. Ou seja, aconteça o que acontecer, vai começar a dar problema.

Sempre existe a possibilidade de substituir a bateria. Entretanto, tenha em mente que o desempenho nunca será o mesmo do acessório que saiu de fábrica.

Essa pode ser uma alternativa viável caso você avalie todos os critérios e decida adiar a compra de um novo celular. A troca da bateria não serve, porém, como um solução definitiva.

Leia também: O que significa Internet das Coisas e como ela pode revolucionar sua vida

Sistema lento e travando pode ser sinal de que está na hora de fazer a troca de celular

Um dos problemas mais difíceis de contornar em smartphones mais antigos é a lentidão para rodar o sistema.

Quando o aparelho começa a travar a tela e ficar muito lento para executar as principais tarefas é muito difícil encontrar uma solução alternativa que não seja a troca do celular.

Antes de condenar o seu aparelho, no entanto, certifique-se de que o problema não é específico com algum aplicativo.

Observe se o problema acontece sempre ao executar as mesmas tarefas e, se for o caso, tente desinstalar e voltar a instalar o app que estiver com falhas.

Uma boa forma de fazer essa avaliação é testar aplicativos simples, como o Whatsapp e o navegador Chrome.

Se o travamento e a lentidão acontecem também na execução desses apps, provavelmente você terá que investir em um novo smartphone pois o seu não está dando conta das tarefas básicas.

Sistema operacional desatualizado é um risco para a segurança do seu aparelho

Mesmo que o seu aparelho funcione bem, se o modelo for muito antigo ele pode começar a não suportar mais as atualizações do sistema operacional. Isto ocorre tanto com celulares que rodam o Android, do Google, quanto o iOS, da Apple.

A incompatibilidade das atualizações dos sistemas com modelos de aparelhos mais antigos é um movimento natural do mercado.

Além de correr o risco de que alguns aplicativos deixem de funcionar e perder muitas funcionalidades, ficar com o sistema desatualizado pode representar um risco à sua segurança digital.

Isso por que uma das principais finalidades das atualizações do sistema operacional é a correção de brechas na segurança do software. Ou seja, a aplicação de novas barrerias que protegem os seus dados e o próprio aparelho.

Sendo assim, este é um dos critérios definitivos na compra de um smartphone mais moderno. Se você já não consegue mais instalar as novas atualizações do sistema, pense seriamente em fazer a troca de celular o quanto antes.

Ficar sem espaço para armazenar arquivos pode indicar a necessidade da troca de celular

Embora a necessidade de mais memória no aparelho não seja considerada um critério determinante na troca de celular, pode acabar pesando na sua decisão.

Não ter espaço para tirar fotos, fazer vídeos, baixar arquivos e novos aplicativos limita bastante o uso do aparelho.

Desta forma, se está com essa dificuldade, avalie a possibilidade de comprar um celular novo. Não deixe de procurar por uma opção viável com mais memória do que o seu smartphone atual.

Em geral, celulares com menos de 32GB de memória interna tendem a ficar lentos e ultrapassados em seguida. Por isso, priorize capacidades maiores e modelos que tenham memória extensível com cartão externo.

Se o aparelho esquenta com frequência é preciso avaliar a substituição

É natural que qualquer smartphone esquente um pouco em situações específicas de uso excessivo como em games ou com o GPS, por exemplo. Durante o carregamento da bateria a temperatura da parte traseira também costuma aumentar levemente.

Se o seu celular, entretanto, está esquentando mesmo com pouco uso ou a maior parte do tempo, o problema pode ser grave.

Nesses casos, não convém arriscar e seguir utilizando o aparelho. Em uma situação assim, a troca de celular acaba sendo a única alternativa.

O que considerar no momento de definir a troca de celular

Sabemos que comprar um novo smartphone requer um investimento mínimo. Dependendo da sua demanda e exigência o valor a ser colocado na compra pode ser maior ou menor.

De qualquer forma, é importante levar em consideração alguns pontos na hora de comprar um novo aparelho.

Isso porque você, possivelmente, está muito acostumado com o smartphone atual e precisará encontrar um substituto que atenda melhor as suas demandas e realmente compense a troca de celular.

Veja algumas das características que você precisa observar antes de escolher o modelo no qual irá investir.

  • Tela – os smartphones mais novos possuem telas cada vez maiores, avalie como você irá se adaptar a aparelhos maiores.
  • Bateria – procure celulares com capacidade de no mínimo 3.000 mAh
  • Câmera – no mercado há opções incrivelmente variadas, neste ponto leve em consideração o custo-benefício e a importância da fotografia na sua rotina.
  • Desempenho – fique atento no tipo de processador e no tamanho da memória RAM, são essas características que vão deixar o aparelho mais rápido e eficiente.
  • Armazenamento – busque smartphones com pelo menos 32GB de memória interna e, se achar necessário, com suporte para extensão da memória com cartão externo.

Depois de analisar todos os critérios para definir se está na hora de trocar o seu celular, não esqueça de garantir a melhor conexão de internet no seu aparelho.

ESCOLHA UM DOS COMBOS CLARO DIRETAMENTE NA NOSSA PÁGINA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui