Fazer uma transmissão ao vivo deixou de ser tarefa somente dos grandes canais de televisão. Atualmente, através dos aplicativos de redes sociais qualquer pessoa pode entrar no ar em tempo real.

Para isso basta ter com um smartphone e uma boa conexão com a internet. De maneira simples e prática é possível transmitir conteúdo ao vivo para espectadores de qualquer parte do mundo.

Neste artigo vamos falar sobre essa nova maneira de se comunicar através da internet. Também vamos dar dicas de como fazer a sua própria transmissão com a câmera do celular e listar os melhores aplicativos de redes sociais para isso.

Antes de começar a produzir e assistir esse tipo de conteúdo, entretanto, é fundamental garantir que a sua internet atende a demanda necessária. Qualquer atividade em tempo real requer uma velocidade de conexão rápida e estável.

NA CLARO VOCÊ ENCONTRA OS MELHORES PLANOS COM A INTERNET 4G MAIS RÁPIDA DO MAIS. CONTRATE AQUI!

O que é uma transmissão ao vivo pelo celular

O Youtube virou uma das redes sociais mais usadas no mundo inteiro e transformou a nossa maneira de assistir programas em vídeo.

Os conteúdos gravados e publicados na plataforma seguem crescendo exponencialmente e atendem públicos dos mais diversos segmentos.

Com temas que vão desde tutoriais científicos até clipes de música, o material encontrado no Youtube acompanha o ritmo acelerado da era da informação.

Nos últimos anos, porém, uma nova forma de comunicação passou a se popularizar na internet e vem ganhando cada vez mais adeptos. É a transmissão ao vivo, também chamada de live, termo em inglês que significa justamente ao vivo.

Os vídeos gravados ainda seguem um padrão de produção mais sofisticado como acontece na televisão. Em geral eles contam com pelo menos um toque mínimo de edição e finalização antes de serem publicados.

Embora não conte com edição e seja mais espontânea, a transmissão ao vivo na TV costuma contar com um bom roteiro pré-aprovado e uma produção bem elaborada.

As lives de internet, no entanto, surgem quebrando este padrão. De maneira simples e rápida transformam qualquer cidadão comum em um apresentar natural.

Como são feitas as transmissões ao vivo ou lives

Para fazer uma transmissão ao vivo não é necessário ter um grande aparato técnico. Com a câmera do celular, uma boa conexão à internet e um aplicativo já é possível colocar no ar a sua própria live.

Com tanta popularidade, hoje em dia praticamente todas as redes sociais possuem suporte para esse tipo de conteúdo. Sendo assim, basta você escolher a rede pela qual quer transmitir e usar o recurso direcionado a isso.

Além das ferramentas de live incorporadas ao Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, entre outras, também é possível escolher um aplicativo específico para transmissões. Alguns deles são integrados a redes sociais e apresentam recursos avançados para qualificar a comunicação.

Uso de ferramentas de divulgação e interação

Um dos pontos fortes da transmissão ao vivo é a proximidade com o público que costuma gerar uma grande identificação. Essa característica acaba estimulando o engajamento e a interação entre os usuários.

A maioria das plataformas onde é possível realizar lives possuem ferramentas para ajudar você a divulgar o evento e a interagir com o público. Isso é feito através notificações que avisam os seguidores. Dentro da transmissão o diálogo costuma acontecer através de um chat integrado ao vídeo.

Em algumas redes sociais, como o Instagram, é possível fazer uma transmissão ao vivo na sua conta com um segundo perfil convidado. Engajando assim um público maior e criando uma conexão entre os usuários.

Veja ainda – Celulares com boa bateria: veja quais são os 6 melhores do mercado

Como fazer transmissão ao vivo pelo celular em redes sociais

As redes sociais são, sem dúvida, as plataformas mais utilizadas para transmissões ao vivo. A integração de ferramentas simples para esse fim e o incrível alcance desse meio de comunicação justificam a escolha dos usuários.

Você verá a seguir que é muito fácil fazer live nas principais redes sociais do momento. Basta ter um perfil com seguidores, ativar a sua câmera e preparar a criatividade para compartilhar as suas ideias.

5 redes sociais para fazer as suas lives

Veja como fazer lives pelo celular em cada uma das plataformas mais utilizadas no momento.

Youtube – maior plataforma de vídeos e transmissão ao vivo do mundo

Não poderíamos iniciar essa lista por outra plataforma que não o Youtube. Afinal, o app tem as ferramentas mais adequadas para vídeos e é uma das redes mais acessadas do mundo.

Ademais disso, tem a facilidade de não exigir que o espectador tenha um perfil logado para assistir o conteúdo. Essa particularidade facilita o acesso a qualquer pessoa.

Porém, se o seu objetivo é transmitir ao vivo será necessário criar um perfil para entrar na plataforma. Para começar a live, depois de conectar à sua conta você deve selecionar o ícone de câmera na página inicial e escolher a modalidade Transmitir ao vivo.

Instagram – o queridinho entre as redes sociais

Um dos queridinhos do público, o Instagram permite realizar transmissões ao vivo de forma ainda mais prática. Para fazer uma live basta entrar no modo de adicionar story e selecionar a função Ao vivo.

Imediatamente você começara a transmitir através da câmera do celular e os seguidores irão receber uma notificação de que você está fazendo uma live. Depois de concluir o conteúdo, ainda é possível deixá-lo gravado para acesso posterior no seu perfil.

Leia também – Celular: a melhor invenção de todos os tempos

Facebook – a rede social com maior alcance

No Facebook, uma das redes sociais com maior alcance de público no Brasil, a ferramenta para fazer live também está bastante acessível. Basta selecionar o menu principal na tela inicial do aplicativo e buscar a função Transmitir ao vivo.

Assim como nas outras plataformas, para realizar uma live no Facebook você precisa ter uma conta com seguidores e estar conectado a ela.

Twitter – lives com público selecionado

O Twitter é uma desses redes sociais que se reinventou e sobreviveu ao longo do tempo. Com um público bastante específico a plataforma disponibiliza a opção de transmitir vídeos ao vivo dentro do mesmo espaço de postagem.

No local onde você costuma escrever os seus tuítes procure pelo ícone da câmera. Ao clicar você será enviado a uma segunda página onde aparecerá a função Ao vivo.

Bigo Live – uma alternativa para a transmissão ao vivo

Apesar de não ter a popularidade das plataformas anteriores, a rede Bigo Live é uma boa opção para transmissões ao vivo.

A plataforma é bastante utilizada principalmente entro o público jovem. Esta pode ser uma alternativa para lives com um público mais selecionado, caso você não queira expor o seu conteúdo à uma gama muito ampla de seguidores.

Um dos diferenciais da ferramenta do Bigo Live é a possibilidade de adicionar filtros, máscaras e tags à sua transmissão. Para isso é preciso criar uma conta e estar logado na rede.

O aplicativo é bastante simples e iniciar uma live requer apenas alguns cliques. Depois de entrar no seu perfil, procure o botão circular na parte inferior da tela, escolha a opção Ao vivo. Na sequência será possível inserir as configurações avançadas.

O Bigo Live também permite compartilhar a sua transmissão com outras redes sociais.

Além de escolher o aplicativo mais adequado para fazer uma live com o seu celular, não esqueça de garantir uma internet de qualidade. Conexão lenta é o principal problema nas transmissões ao vivo que não dão certo.

ASSINE AGORA MESMO UM DOS COMBOS CLARO E FAÇA AS MELHORES LIVES COM O SEU CELULAR SEM SE PREOCUPAR COM A CONEXÃO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui