Já parou pra pensar que é possível transformar o seu celular em um microfone para o computador? E as utilidades dessa transformação podem ir além do que você pode imaginar.

CONTRATE AQUI SEU NOVO PLANO DE CELULAR!

Acompanhe este texto para entender os principais motivos para fazer com que seu celular funcione como um microfone. E, naturalmente, além dos motivos, vamos ensinar as etapas para que você consiga fazer isso na sua casa. Continue lendo e vai perceber que não tem mistério, é possível fazer sozinho.

Mudanças na rotina profissional

Com as pessoas passando mais tempo em suas casa, é esperado que algumas mudanças aconteçam. Essas mudanças, que ocorrem principalmente no aspecto profissional, desencadeiam uma série de outras pequenas transformações. Ou, às vezes, nem tão pequenas assim.

Trabalhando de casa

Trabalhar de sua própria casa vem se tornando uma coisa cada vez mais normal entre as pessoas. Isso acontece principalmente entre aquelas pessoas que trabalham diante de um computador – a maioria hoje em dia.

Comunicação

Nesse tipo de situação profissional, é muito possível que eventualmente venha a necessidade de estabelecer uma comunicação mais efetiva. Seja para combinar os detalhes de um trabalho, ou pra organizar o cronograma de um projeto, ou até mesmo para atualizar a equipe da situação de cada etapa no presente momento – pode ser que conversar seja algo realmente necessário.

Reuniões

Nesses casos é bem provável que uma simples troca de mensagens de texto não seja suficiente. Nem as mais formais, como os emails, e nem as mais dinâmicas, como via Whatsapp, por exemplo. Às vezes o que uma equipe de trabalho precisa é de uma boa e velha reunião ao vivo.

Aliás, mesmo que não precise, pode ser que você não tenha muita escolha, certo? Seu chefe pode simplesmente marcar a reunião e você não ter outra alternativa além de participar. Nesse caso, é preciso de um pouco de organização.

Se organizando para reuniões

Participar por reuniões pela internet pode até parecer uma tarefa simples. Mas quem já participou sabe que imprevistos podem acontecer. Tenha em mente que alguns minutinhos dedicados ao preparo podem evitar uma grande dor de cabeça depois.

Por isso, antes de mostrar como exatamente transformar seu celular em um microfone, vamos elaborar um pequeno conjunto de dicas para ajudar esse momento a ser tranquilo e o mais profissional possível.

Vista-se de maneira profissional

Tenha em mente que, apesar de estar em casa, você está trabalhando. Sua roupa também faz parte desse momento profissional. Não é porque você está em casa que pode se comportar de maneira menos profissional.

Mesmo que nos outros dias (quando não tem reunião) você use pijama ou roupa de academia, o ideal é que você se vista de maneira um pouco melhor quando for fazer uma chamada de vídeo com outros colegas de trabalho.

Não precisa usar terno e gravata, nem arrumar o cabelo de um jeito especial. Apenas se arrume da mesma maneira que você se arrumaria caso precisasse sair de casa. A roupa que você usaria no escritório normalmente é suficiente para usar em reuniões virtuais.

Prepare o ambiente ao seu redor

O ambiente ao seu redor também pode dizer muito sobre a sua organização. Uma casa bagunçada pode não só atrapalhar seu rendimento, mas também pode deixar isso transparecer para os outros. Então cuide do seu ambiente de trabalho com carinho e atenção.

Outra dica valiosa é prestar atenção nos limites que a câmera vai filmar. Pode ser útil fazer uma chamada de vídeo com outra pessoa antes da sua reunião, de preferência com um amigo. Assim, com o apoio de uma pessoa de confiança, você pode receber feedbacks importantes.

Preste atenção nos móveis que aparecem atrás de você, nos objetos, nas paredes. Tudo isso é seu ambiente de trabalho e pode mudar (para melhor ou pior) a impressão profissional que você transmite.

Cuidado com imprevistos

Imprevistos são naturais e podem acontecer. Mas você, com um pouquinho de planejamento, pode diminuir as suas chances de viver uma experiência constrangedora. Confira a lista com algumas dicas para evitar imprevistos:

  • Vista-se adequadamente da cintura para baixo também. Você pode precisar sair para tomar água, ir ao banheiro ou até pegar um documento. Não adianta vestir uma camisa social bonita junto com uma bermuda de praia.
  • Tranque a porta do cômodo onde você estiver. Claro, algumas pessoas trabalham em salas sem portas, ou por algum motivo não podem se trancar. Mas se você conseguir, melhor. Assim, evita que algum animal de estimação ou criança entre no seu ambiente e atrapalhe sua reunião.
  • Avise os outros moradores. Se você divide apartamento com amigos ou família, deixe avisado que terá uma reunião. Se tiver filhos em casa, tente explicar que esse momento é importante e não pode ser interrompido.
  • Converse com seus vizinhos. Ter uma boa relação com os vizinhos, principalmente os mais próximos, nunca foi tão importante quanto agora. Em tempos de home office, o silêncio ao longo do dia pode ser um aliado valioso. Mesmo que você não consiga o silêncio absoluto durante o dia inteiro, pelo menos um pedido para evitar aspirador de pó ou música alta durante o horário da reunião pode ajudar bastante.
  • Esteja profissionalmente preparado. Organize por perto do computador os documentos que você pode precisar ao longo da reunião. Repasse o conteúdo sobre o qual você pode precisar falar, isso ajuda a acalmar os ânimos.
  • Esteja pessoalmente preparado. Tome banho, faça uma refeição e vá ao banheiro. Assim você provavelmente se sentirá melhor ao longo da reunião. Isso pode influenciar na sua confiança e no seu desempenho, além de evitar pausas desnecessárias.

Detalhes técnicos (qualidade audiovisual)

A última dica de preparo é referente a questão mais técnica da sua comunicação audiovisual. Ter um amigo para testar seu som e sua imagem pode ser muito proveitoso.

Luz

O mais fácil de conferir é a iluminação. Não só de conferir, mas também de resolver qualquer problema. Acender lâmpada e abrir cortina as cortinas são coisas simples de resoler. Até mesmo trocar a lâmpada por uma mais potente é algo fácil de fazer. Na pior das hipóteses, um abajur ou uma luminária podem dar a última ajuda que faltava.

Som

O som não é tão simples de resolver quanto a luz, e não estamos falando do som que você escuta. Esse é mais fácil de resolver, praticamente qualquer fone de ouvidos funcionando já é bom o suficiente.

Mas o som que você emite é extremamente importante para a comunicação, já que você precisa ser ouvido. Ou seja, você vai precisar de um microfone. E diferente dos fones, para o microfone é fundamental ter qualidade.

A boa notícia é que você não precisa se preocupar em comprar um bom microfone. Provavelmente você não sabe, mas já tem um microfone bem bom em casa. Na verdade ele passa boa parte do tempo na palma da sua mão: é o seu celular.

Agora, para finalizar, vamos explicar como transformar seu celular em um microfone para o seu computador.

Transformando seu celular em um microfone

Transformar seu celular em um microfone é mais fácil do que parece.

Para fazer isso, recomendamos que baixe algum app específico. Para facilitar sua vida, vamos recomentar um aplicativo chamado WO Mic. Esse aplicativo se conecta a computadores com Windows, Mac ou Ubuntu. Essa conexão pode acontecer via wi-fi, USB ou bluetooth.

A seguir, as etapas que você precisa seguir para fazer uso no seu computador. Vale notar que essa explicação a seguir é para os sistemas mais usados. Ou seja, celular com Android e computador com Windows. Depois teremos explicações para outros sistemas.

Etapas

  • Faça download do app WO Mic no seu celular.
  • Baixe e instale o aplicatino WO Mic e seus drivers no seu computador também (se for no Mac não precisa dos drivers).
  • Abra o app no seu celular e vá nas configurações.
  • Na tela seguinte clique na opção “transport” e escolha por qual meio você quer se conectar. Recomendamos escolher a opção wi-fi.
  • Volte para a tela inicial.
  • Abra o programa no seu computador.
  • Na janela de conexão, escolha a opção wi-fi. No campo para preencher, informe o endereço IP que vai aparecer na tela do seu celular. Depois, clique em “ok”.
  • Ainda no computador, clique com o botão direito do mouse no ícone de volume. Ele fica na barra de ferramentas, perto do relógio. Lá, vá em “dispositivos de gravação” e escolha o WO Mic na aba “gravação” e defina como padrão.
  • No celular, clique na opção “start” para começar a comunicação entre o microfone (celular) e seu computador.
  • Use enquanto quiser.
  • Para finalizar, clique na opção “stop” no aplicativo do celular. No computador, vá no menun “connections” e clique em “disconnect”.

Viu só? Não é tão difícil. Pelo menos é bem mais econômico do que comprar um microfone exclusivo só para o computador.

Se o seu celular for da Apple, recomendamos baixar o aplicativo chamado EZ Mic. Não vamos entrar em detalhes porque a explicação é muito parecida.

NA CLARO VOCÊ ENCONTRA OS MELHORES PLANOS DE TV. ASSINE JÁ!

Esperamos que você tenha gostado dessas dicas. Agora você já pode transformar seu celular em um microfone e fazer chamadas de vídeo tendo um dispositivo de qualidade para enviar sua voz da melhor maneira possível sem custo nenhum.

Para seguir se informando sobre novidades do universo de tecnologia, continue acompanhando nosso blog!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui