O número de brasileiros fazendo trabalho remoto não para de crescer. Motivado por conexões de internet eficientes e uma nova mentalidade sobre as relações laborais, o home office é a grande tendência do futuro.

Manter uma rotina de trabalho em casa, no entanto, requer muita dedicação, disciplina e uma estrutura mínima de produção. Algumas plataformas digitais voltadas para a organização e gestão dos processos também costumam ser essenciais para esse formato.

Neste artigo vamos falar sobre a estrutura necessária para realizar trabalho remoto e mostrar algumas das ferramentas que estão revolucionando o conceito de escritório. Além disso, vamos dar algumas dicas para você manter a produtividade em home office.

Assim como outras tantas tendências do futuro, o trabalho em casa depende 100% da internet. Por isso, ter uma conexão de qualidade é requisito básico para adotar esse estilo de vida.

ASSINE AGORA MESMO UM DOS PLANOS CLAROS E TENHA A INTERNET MAIS RÁPIDA DO PAÍS NA SUA CASA E NO SEU CELULAR!

O que é e como funciona o trabalho remoto

O trabalho remoto representa qualquer atividade laboral realizada fora do ambiente corporativo tradicional. O formato ainda é mais comum entre profissionais autônomos e freelancers.

Entretanto, grandes empresas já começaram a adotar algumas práticas de home office. A manutenção de uma rotina baseada em trabalho remoto costuma representar para as companhias uma redução de custos, além de mais qualidade de vida ao colaborador.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) revelaram que em 2018 o crescimento do home office no país foi de 21% em 12 meses. Naquele momento quase 4 milhões de brasileiros afirmavam trabalhar em casa.

Outro estudo, realizado pela Sobratt e SAP, mostrou que cerca de 46% das grandes empresas brasileiras estão buscando formas de flexibilizar a rotina laboral. Porém, menos da metade delas utilizam o trabalho remoto como uma prática formal e regrada.

Adaptação da jornada laboral

Em geral, as empresas que estão começando a adotar este estilo de trabalho oferecem ao funcionário a possibilidade de realizar um ou dois dias de home office por semana. A medida é considerada uma boa maneira de começar a fazer a transição para o novo formato.

Na maioria dos casos, o trabalho remoto tem como base a demanda e não o cumprimento de horário. Ou seja, o profissional precisa atender uma meta de tarefas e não necessariamente uma jornada de horas trabalhadas.

Ainda que o trabalho em casa seja mais popular em algumas áreas de atuação, é possível adaptar muitas tarefas a esse formato. Para isso é necessário avaliar a rotina atual de trabalho.

E seguida, é fundamental providenciar uma estrutura básica com um local adequado, uma boa conexão de internet e ferramentas que viabilizem a produção. O diálogo e a confiança são outros dois pontos chave na relação entre contratante e contratado.

Algumas vantagens do trabalho remoto

Diariamente milhares de pessoas possam muitas horas do dia no trânsito, seja em transporte público ou em seu próprio veículo. Isso é comum principalmente nas grandes cidades.

A adesão ao estilo de trabalho remoto elimina este problema, uma vez que não exige deslocamento. Evitar a perda de tempo na rotina é uma das tantas vantagens do home office.

Segundo especialistas da área e inúmeras empresas que vem adotando esta prática, o trabalho em casa também representa uma significativa redução de custos.

Enquanto o profissional ganha em conforto, flexibilidade e qualidade de vida, a empresa contratante tem a oportunidade de economizar.

Isso porque além dos gastos com a estrutura física necessária em um escritório, ainda são deduzidas as despesas com alimentação, transporte e outros itens.

Desafios de trabalhar em home office

É claro que, apesar das vantagens, o trabalho remoto também representa um grande desafio. Afinal, estamos falando de uma mudança enorme na estrutura laboral dominante na sociedade há muitas décadas.

Ademais do diálogo e confiança entre as partes envolvidas, o home office exige uma comunicação clara na estruturação das demandas de trabalho. Definir os prazos e alinhar as expectativas é fundamental neste tipo de contratação.

Profissional precisa ter responsabilidade e disciplina

Para o profissional que decide trabalhar em casa, alguns detalhes são imprescindíveis para manter a produtividade. Como, por exemplo, definir horários exclusivos para as tarefas e buscar formas de manter o foco.

A autonomia no controle do tempo e das demandas requer muita disciplina e uma grande responsabilidade. Dentro deste contexto, montar um espaço adequado para o home office, um cantinho que represente o seu escritório, é muito importante.

Dicas para fazer um trabalho remoto mais eficiente

Embora o home office seja um formato bastante atrativo pelas inúmeras vantagens que oferece, ele também demanda uma estrutura e organização mínima.

Se você está pensando em trabalhar remoto ou já vem exercendo alguma atividade desta forma e quer melhorar a sua produtividade, vamos dar algumas dicas para deixar o trabalho mais eficiente.

Tenho um espaço exclusivo para o trabalho

Estando em casa, é tentador levar o notebook para o sofá ou para a cama e trabalhar desta forma. Essa até pode ser uma boa ideia para momentos em que você tem a possibilidade de estar mais relaxado.

Entretanto, para manter uma rotina produtiva em casa, é essencial ter um espaço dedicado ao trabalho. Não é necessário ter uma estrutura grande, apenas uma estação que tenha todos os itens necessários, uma cadeira confortável e internet de qualidade.

Defina horários e evite distrações

Ainda que o desprendimento de uma carga horária em escritório seja um dos benefícios do trabalho remoto, definir um horário para trabalhar ajudará você a manter a disciplina.

Esse tempo poderá ser determinado com autonomia conforme o seu próprio ritmo. Porém, é importante ter horários específicos para a atividade laboral. Isso também ajudará a manter você longe das distrações.

Se por outro lado, você tem uma tendência a trabalhar em excesso, determinar horários irá ajudar a colocar limites na produtividade. Com o tempo e a experiência você irá aprender a disciplinar e medir o próprio tempo.

Utilize ferramentas específicas para o trabalho remoto

A internet é a grande aliada do profissional que trabalha em casa não apenas por mantê-lo conectado com outras pessoas. As plataformas digitais que viabilizam realizar processos online remotamente são o verdadeiro trunfo deste formato.

Muitas empresas que adotam o home office possuem plataformas específicas que permitem essa flexibilização. No entanto, existem inúmeras ferramentas gratuitas que também ajudam muito no dia a dia do trabalho remoto.

Confira algumas das principais ferramentas ideais para home office.

Plataformas de videochamadas

As plataformas de videochamadas são aliadas importantes no trabalho remoto porque permitem a realização de reuniões com a equipe e clientes.

Atualmente, há inúmeras opções de aplicativos eficientes como Skype, Google Hangouts Meet, Zoom Meetings, Microsoft Teamsn, entre outros. A maioria oferece planos gratuitos e compatibilidade com smartphones e computadores.

Organização de demandas

Outras ferramentas que tem um papel importante na jornada home office são as que possibilitam a organização das tarefas.

Para isso existem opções como o Trello, que permite gerenciar as demandas de maneira colaborativa. O app pode ser muito útil no controle dos processos individuais e em grupo.

Compartilhamento de arquivos e armazenamento na nuvem

No que diz respeito ao compartilhamento de arquivos, você pode optar por trabalhar com o armazenamento em nuvem, com plataformas com o Google Drive e DropBox. E há também programas específicos para a troca de arquivos mais pesados, como o WeTransfer, que é uma das referências no segmento.

Controle de horas trabalhadas

Para quem quer ter um total controle das horas trabalhadas e gestão do tempo investido em cada projeto, o Toggl pode ser bastante útil.

O programa faz a contagem automática e gera relatórios conforme as suas demandas. O seu uso pode ser individual ou em grupo, com a possibilidade de gerir uma equipe inteira online. Ele está disponível para computadores e smartphones.

Com um universo tão amplo de possibilidades e oportunidades, não dá para arriscar perder produtividade no home office por problemas na internet. Na Claro você encontra os melhores planos de banda larga e 4G.

ASSINE AQUI UM DOS COMBOS CLARO E NAVEGUE COM A CONEXÃO MAIS RÁPIDA DO PAÍS!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui