Até pouco tempo atrás o trabalho em casa online era algo impensado, principalmente em países emergentes como o Brasil.

Nos últimos anos, entretanto, com o avanço da tecnologia e redes de internet cada vez mais potentes, esse estilo laboral ganhou espaço no mundo todo e virou uma realidade.

Atualmente o chamado home office é considerado o futuro do mercado de trabalho. Toda essa expectativa se dá pelo fato de que este formato pode aumentar a produtividade, entre outros tantos benefícios que vem sendo comprovados por profissionais e empresas.

Neste artigo vamos explicar como funciona o trabalho online e como ele vem crescendo com a expansão das redes de internet com ultravelocidade.

Você sabia que poucas operadoras, como a Claro, oferecem internet com ultravelocidades de download e upload no Brasil?

CLIQUE AQUI E APROVEITA AS OFERTAS DA CLARO. ASSINE E GARANTE A INTERNET MAIS RÁPIDA DO PAÍS.

O que é trabalho em casa online

A internet transformou o mundo e isso não é nenhuma novidade. Os impactos da evolução tecnologia estão por todas as partes e podem ser vistos diariamente na vida de qualquer pessoa.

No mundo corporativo e dos negócios não é diferente. Além de melhorar processos, a era digital também está modificando a forma de relacionamento entre empresas e funcionários.

Nesse contexto de adaptação e novos conceitos surgiu a possibilidade de executar o trabalho em casa online ou, ainda, em locais alternativos como cafés e espaços de coworking.

A este modelo de produção se deu o nome em inglês de home office, que traduzido para português seria algo como escritório em casa.

Como funciona o home office

A princípio o trabalho fora de um ambiente corporativo era executado por profissionais freelancer e autônomos. Porém, nos últimos anos vem aumentando o número de empresas que estão oferecendo essa possibilidade aos seus colaboradores.

Conforme acontece em outras partes do mundo, no Brasil este modelo está sendo adotado aos poucos. Geralmente, o funcionário pode optar por um ou dois dias de trabalho home office na semana. Esses dias são acordados com os gestores e a equipe.

Diversas empresas comprovaram que este método aumenta a produtividade. Também oferece liberdade ao colaborar para que ele possa conciliar suas rotinas da vida privada com a profissional.

No caso de trabalhadores freelancer, que estão totalmente fora do escritória da empresa, as tarefas costumam ser cobradas por demanda. Ou seja, o funcionário recebe uma meta de trabalho com prazo estabelecido e é pago conforme a entrega e execução.

Quais são as vantagens do trabalho em casa online para a empresa

Embora o sistema de trabalho em casa online venha crescendo, muitas empresas ainda têm dúvidas quantos as suas vantagens. Afinal, é uma grande mudança cultural não ter o funcionário dentro do escritório cumprindo uma jornada de trabalho.

Diversos estudos e experiências práticas, no entanto, demonstram que é possível diminuir custos e aumentar a produtividade com esse formato mais flexível.

Essas melhorias são viáveis pois o home office possibilita obter vantagens fiscais e economizar com os encargos sociais.

Não ter uma limitação física ainda permite buscar em qualquer parte do país e do mundo profissionais mais adequados para cada área.

A retenção de talentos por uma empresa também ganha vantagens com o trabalho em casa online que pode ser oferecido como um benefício aos colaboradores.

Vantagens do home office para a empresa:

  • Contratação de talentos potenciais independente do local de residência
  • Maior retenção de talentos ao oferecer flexibilidade
  • Economia com benefícios sociais
  • Benefícios fiscais
  • Redução de custos com espaço físico, recursos e equipamentos de trabalho

Benefícios do home office para o profissional

A flexibilidade é sem dúvidas um dos benefícios que mais chama a atenção no trabalho em formato home office.

A possibilidade de administrar o próprio horário aliada a comodidade de não precisar enfrentar trânsito ou o transporte público para deslocar-se gera uma maior qualidade de vida ao profissional.

Assim como a empresa economiza com a contratação e um colaborador que realiza trabalho à distância, a redução de gastos também acontece pelo outro lado.

Além de não ter que pagar por deslocamento, o profissional diminui consideravelmente os seus custos ao comer em casa. Com uma jornada laboral de aproximadamente oito horas no escritório é necessário calcular no mínimo duas refeições que, muitas vezes, acabam sendo feitas em restaurantes e cafés.

A médio e longo prazo, a economia com roupas e sapatos é outro fator perceptível. Afinal, trabalhar de casa permite não obedecer o código de vestimenta que costuma ser exigido pelo mercado de trabalho.

Vantagens do trabalho em casa online para o profissional:

  • Flexibilidade
  • Maior qualidade de vida
  • Comodidade
  • Possibilidade de conciliar o trabalho com a vida pessoal
  • Redução de gastos
  • Mais privacidade e independência

Desafios do trabalho em casa online

Embora o estilo de trabalho home office costume gerar uma rotina de trabalho mais saudável, os desafios não são poucos.

Primeiro é preciso que haja uma relação de confiança entre a empresa e o colaborador. Os acordos e condições do trabalho devem ser muito claros. Esse é um ponto fundamental para que o estilo de produção funcione.

O profissional também precisa estar preparado para enfrentar uma mudança significativa na sua rotina. É necessário ter muita disciplina para administrar o próprio horário, metas e prazos.

A falta de contato com colegas de profissão pode ser outro grande desafio para quem tem um perfil mais extrovertido. Esse isolamento social acaba diminuindo também a possibilidade de realizar networking.

Além disso, é preciso estar preparado para lidar com imprevistos e separar muito bem o tempo e espaço profissional e pessoal. Um local específico para trabalhar, com mesa e cadeira adequados, por exemplo, fazem toda a diferença.

Adesão ao trabalho em casa online cresce no Brasil

Conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, já chega a 4,5 milhões o número de brasileiros que utilizam a própria casa como local de trabalho.

Do total de trabalhadores home office, a maioria, 3,9 milhões, afirmam atuar por conta própria. Enquanto a outra parte realiza suas atividades de forma remota em contrato formal para uma empresa.

O número aumentou mais de um terço em aproximadamente 12 meses. O crescimento é associado em parte à crise financeira e ao desemprego no país, mas tem como principal impulso a revolução tecnológica.

A facilidade de ter uma conexão em casa com velocidades adequadas ao uso profissional propiciou uma abertura de oportunidades que antes não eram imaginadas. E a tendência é que siga crescendo o número de trabalhadores que utilizam a interne em espaços alternativos para trabalhar.

Trabalho home office depende da qualidade de internet

Levando em consideração que o desempenho do profissional que faz home office depende inteiramente de conexão, é fundamental ter uma internet potente em casa.

Escolher uma banda larga de qualidade que atenda perfeitamente a demanda laboral é um dos pontos imprescindíveis para que o trabalho em casa online tenha sucesso.

Inclusive, mutias empresas que contratam em home office incluem uma configuração mínima de conexão como pré-requisito para o preenchimento da vaga.

O critério para a definição do tipo de plano banda larga mais apropriado depende do tipo de uso que será feito. Há trabalhos, por exemplo, que exigem a execução e manipulação de imagens, outros que requerem um número de reuniões por chamadas de vídeo ou acesso a uma plataforma em tempo real.

Por isso, se está pensando em trabalhar home office, certifique-se que a sua internet dá conta da demanda proposta. Afinal, ter problemas de conexão pode representar um grande prejuízo para quem depende da internet para trabalhar.

ASSINE AGORA MESMO UM DOS COMBOS CLARO E GARANTA NA SUA CASA A INTERNET MAIS RÁPIDA DO PAÍS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui