É normal que pessoas troquem de telefone celular com certa frequência. Aparelhos podem estragar, serem roubados ou perdidos e, principalmente, ficar obsoletos com o tempo. Essa balança de ponderações para se tomar a decisão do novo aparelho pode incluir diversos fatores, dependendo do comprador. Um detalhe que vem ganhando muita importância ultimamente é a câmera frontal. Isso porque é com ela que as pessoas conseguem tirar selfie.

GARANTA A MELHOR OPÇÃO DE INTERNET AQUI!

Selfie

A palavra “selfie” foi inventada na Austrália, onde inglês é a língua oficial. O termo “self” em inglês é usado no sentido de “auto”, “próprio” ou “mesmo”. Quando alguém fala ou faz algo sobre si. O “ie” no fim da palavra vem de um hábito comum dos australianos de terminar palavras assim.

Mas o que é tirar selfie?

Tirar selfie nada mais é do que tirar uma foto de si mesmo. Pode ser que apareça mais gente na foto, ou um cenário no fundo, ou alguma outra coisa? Pode. Mas por definição é preciso que apareça a pessoa que vai tirar selfie. Em bom português poderia se explicar como um autorretrato, só que digital.

Vício em tirar selfie

A comunidade científica vem demonstrando atenção com esse novo hábito. A importância que tirar selfie tem pra algumas pessoas é preocupante, e a frequência com que tiram também.

O exagero no ato de tirar selfie é tratado em uma pesquisa publicada no International Journal of Mental Health and Addiction (Revista Internacional de Saúde Mental e Dependência). Nessa pesquisa, surgiram 3 categorias para as pessoas com obsessão em tirar selfie: no limite, aguda e crônica.

No estado mais crítico, a pessoa tira e posta 6 ou mais selfies por dia – realmente um exagero. Esse comportamento é tido, pelos pesquisadores, como falta de autoconfiança e busca por atenção. Felizmente apenas um a cada quatro obsessivos se encaixa nessa condição. Ou seja, mesmo dentro de quem já tem um problema, são uma minoria.

Celulares para tirar selfie

Agora vamos ao assunto principal do texto, os celulares! Preparamos uma lista com os melhores dispositivos para quem quer tirar selfie com qualidade. Para facilitar, dividimos nossas sugestões por marcas.

Apple

A Apple talvez seja a mais queridinha fabricante de celulares. Ter um celular com uma maçãzinha é o sonho de muita gente, por isso começamos nossa lista por ela.

Apple iPhone 11

Quando se fala de câmeras, o iPhone 11 foi revolucionário e, por isso, é o primeiro que recomendamos.

Como os 3 novos iPhones tem a mesma qualidade de câmera, recomendamos o modelo mais simples (que não é “pro”) por ser mais barato que os outros.

O iPhone 11 tem uma tecnologia chamada Deep Fusion (fusão profunda). Ela usa o processador neural para fundir (combinar) diversas fotos. Isso traz um resultado impressionante no quesito qualidade.

A câmera frontal do iPhone 11 tira fotos de 12 MP. Ela também traz como inovação a nova tecnologia de HDR inteligente. Além disso, seu modo retrato tem efeitos avançados e controle de profundidade.

Para os entusiastas da noite, o iPhone 11 também inovou com o “modo noite”. Essa tecnologia facilita a vida de quem fotografa no escuro (mas apenas na câmera traseira).

Apple iPhone X

Nem todo mundo consegue bancar a geração mais recente de telefones da Apple. Pensando nisso, resolvemos recomendar o iPhone X também.

O iPhone X tem a câmera frontal True Depth – a mesma do iPhone 11. A diferença é que enquanto a mais nova tira fotos de 12 MP, a do iPhone X tira fotos de 7 MP. Uma diferença considerável.

Ainda traçando um comparativo, o modo retrato não tem efeitos especiais, e o seu HDR é do tipo automático.

Samsung

Agora vamos trazer modelos da maior empresa de celulares do mundo, a Samsung.

Samsung Galaxy Note 10 ou Galaxy S10 Plus

Essa indicação vem em dose dupla porque são celulares que têm preços semelhantes. Além disso, também são parecidos no quesito câmera frontal. Em ambos os casos, a câmera frontal tira fotos de 10 MP.

São aparelhos com algumas diferenças, é claro, mas muitos parecidos em vários fatores. O hardware deles é robusto e eles oferecem diversas vantagens além da câmera. Isso faz com que sejam bons modelos pra quem usa o celular por diversas outras razões.

Samsung Galaxy A50

O Galaxy A50 é uma das melhores opções da Samsung para quem quer tirar selfie. Isso porque ele tem uma excelente relação entre custo e benefício.

O Galaxy A50 pode ser encontrado por metade (ou menos) do valor dos outros dois indicados anteriormente. Apesar do baixo custo, sua câmera frontal é melhor, possibilitando fotos de incríveis 25 MP!

Claro que isso tudo faz sentido. Apesar de ter a câmera frontal melhor, o A50 “perde” dos outros celulares em diversos outros aspectos. Por isso é importante ficar atento às suas necessidades. Mas que ele é um dos melhores pra selfie, isso é!

Xiaomi

Essa empresa chinesa, que é a nova gigante do mercado dos celulares, não poderia ficar de fora da nossa lista.

Xiaomi Mi 9T

O Xiaomi Mi 9T é outro que faz sucesso entre os usuários que buscam boa relação entre custo e benefício. Relativamente barato, como de costume para celulares da Xiaomi, ele é bom em diversos aspectos.

Sua câmera frontal tira fotos de 20 MP e supera a grande maioria dos celulares da mesma faixa de preço. Uma boa dica para quando for tirar selfie é deixar o HDR ligado no modo automático. Assim diminui a chance de o contraste de luminosidade estragar a foto.

Uma característica curiosa a respeito da câmera do Xiaomi Mi 9T é que ela “sai” do celular. Calma, ela não chega a sair completamente e desencaixar do aparelho. Mas ela fica guardada escondidinha dentro do celular e só aparece quando você quer tirar foto. Nesse momento a lente sai como se fosse uma gaveta pela parte de cima do celular.

A empresa garante que, apesar de inusitado, o dispositivo diferentão não é necessariamente mais frágil. Supostamente a vida útil do aparelho é a mesma de outros modelos que não tem câmera retrátil.

Xiaomi Mi Note 10

Se compararmos com o modelo anterior, dá pra dizer que o Xiaomi Mi Note 10 está em outro patamar. Naturalmente, por ser melhor em todos os sentidos, esse aparelho é consideravelmente mais caro. Mas pra quem pode pagar, o investimento compensa.

No quesito fotográfico, o Mi Note 10 chegou pra brigar de igual pra igual com celulares da Samsung e da Apple. O modo retrato de sua câmera frontal funciona bem até mesmo quando a luminosidade não colabora. Outro detalhe que chama a atenção é que suas fotos são de 32 MP, número alto para uma câmera frontal.

Dentro das opções da Xiaomi, podemos dizer que esse é o melhor modelo para tirar selfie.

E se você quer usar a câmera traseira, se prepare para a surpresa. Ele tem nada menos que cinco câmeras (com 108, 20, 12, 5 e 2 MP). Vale a pena conferir o resultado.

Asus

Diretamente de Taiwan, trazemos apenas um modelo da Asus. Mas se engana quem pensa que isso é um mau sinal. O aparelho sobre o qual vamos falar não é apenas o melhor da Asus, mas talvez um dos melhores celulares para tirar selfie de toda a nossa lista.

Asus Zenfone 6

O Zenfone 6 é um ponto de destaque da Asus. Seu hardware bate de frente com modelos badalados de gigantes como Apple e Samsung. Mas não é só sobre o comparativo ser equilibrado, é sobre o preço não ser. O Zenfone 6 é consideravelmente mais barato do que celulares da mesma categoria de empresas maiores.

O modo retrato da câmera frontal do Zenfone 6 funciona de forma impecável. Além disso, quando suas fotos foram comparadas com fotos de Samsung e Apple, ele superou. E sim, estamos falando das fotos frontais, exatamente pra quem quer tirar selfie.

Outro fator importante é a respeito das fotos com baixa luminosidade. Nesse tipo de cenário a câmera do Zenfone 6 consegue superar concorrentes que custam mais que o dobro.

Nosso último destaque desse aparelho fica por conta da funcionalidade ultra wide. Com esse recurso, cabe muito mais gente nas suas fotos. Ou seja, esse é o celular ideal para tirar selfie com grandes grupos de amigos ou familiares.

Leia mais:

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a escolher um bom celular para tirar selfie. Para seguir se atualizando sobre celulares e telecomunicações, continue acompanhando nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui