Você conhece todos os tipos de chip de celular? Popularmente chamado de chip, o cartão SIM é aquele pequeno dispositivo que inserimos nos aparelhos móveis para poder fazer e receber ligações ou enviar mensagens SMS.

Mas não é só isso. O cartão SIM é responsável por conter informações importantes do titular da linha móvel, como dados pessoais e, principalmente, o número do telefone.

Hoje em dia existem três principais tamanhos de chip. Por isso, é importante conhecer cada um desses modelos diferentes para que não haja problemas na hora de trocar o aparelho, por exemplo.

CLIQUE AQUI E APROVEITE NOSSAS OFERTAS PARA PLANOS DE INTERNET

Continue lendo este artigo até o fim e descubra um pouco mais sobre cada um dos três tipos de chip de celular e o que fazer no caso do seu atual chip não ser compatível com seu novo smartphone. 

Tudo sobre os tipos de chip de celular

Chip é o nome usado para designar o cartão SIM dos telefones móveis. Na verdade, SIM é a sigla em inglês para “subscriber identity module”, em português, “módulo de identificação do assinante”.

Antigamente, os aparelhos celulares funcionavam somente com a tecnologia chamada CDMA. Leia também: como é a cobertura da Claro no Brasil

O número do telefone era cadastrado em uma loja autorizada e, em caso de troca de aparelho, era preciso ir novamente até uma loja e solicitar a transferência do seu número.

No Brasil, nos últimos 15 anos, as operadoras de telefonia móvel entraram em processo de migração entre a tecnologia CDMA e a tecnologia GSM. A partir desse momento, os aparelhos celulares passaram a ter um chip acoplado em seu sistema.

Neste chip, que os especialistas chamam de cartão SIM, estão armazenadas informações como os dados cadastrais do cliente. No SIM constam o número da linha móvel, a lista de contatos, os serviços contratados e também algumas configurações e mecanismos de segurança.

Desde o ano de 2005, aproximadamente, os aparelhos contam com o cartão SIM e podem manter o número no chip neste dispositivo portátil. 

Isso significa que, quando um consumidor decide trocar o modelo do telefone, pode realizar a troca do chip sozinho, em casa, desde que a entrada do cartão SIM seja a mesma. 

Com o avanço da tecnologia, os aparelhos celulares passaram a ficar cada vez mais modernos, finos e com compartimentos internos menores. Por isso, os chips também precisaram sofrer algumas alterações para se adaptar a essa evolução.

No cenário brasileiro, por exemplo, podemos encontrar três modelos diferentes de chip: mini, micro e nano chip. Os três têm a mesma finalidade e as mesmas funções, no entanto, cada um deles atende a um modelo de aparelho móvel diferente.

Mini, Micro e Nano: os 3 tipos de chip de celular

É importante entender a diferença entre os três tipos de chip de celular, uma vez que, se o usuário trocar de aparelho, poderá identificar sozinho se precisa ou não trocar também o modelo do seu chip.

Os cartões SIM são fabricados de material plástico, enquanto o chip em si, aquele pequeno dispositivo metálico presente no cartão SIM, é feito de materiais tecnológicos específicos e são neles que ficam armazenadas as suas informações pessoais.

Conheça a seguir as especificidades de cada um dos tipos de chip de celular encontrados no mercado nacional. Depois, observe quais características se assemelham ao seu cartão SIM e guarde essa informação. 

Mini-SIM

O mini-SIM, ou mini chip, é o primeiro dos diversos tipos de chip de celular. Essa primeira geração do cartão SIM é chamada entre os técnicos de 2FF. 

Em dimensões, ele também é o maior, uma vez que tem 15mm de largura, 25mm de altura e 0.76mm de espessura. 

Os primeiros modelos de smartphone, e também alguns tablets, ainda utilizam esse modelo de chip.

Micro-SIM

O micro-SIM, ou micro chip, é mais um dos tipos de chip de celular. Trata-se da segunda geração de chip e recebe o nome, entre os especialistas, de 3FF.

O micro chip mantém a mesma espessura do seu antecessor, ou seja, continua com 0.76mm de espessura.

Porém, as dimensões de largura e altura diminuíram, e esse modelo tem 12mm de largura e 15mm de altura.

Esse modelo intermediário surgiu na mesma época do lançamento do iPhone 4. A maioria dos celulares com teclado Qwert e smartphones de entrada também utilizam esse chip.

Nano-SIM

O nano-sim, ou nano chip, é a terceira geração do cartão SIM e foi batizado de 4FF por profissionais da área.

Ele é o menor e mais fino chip presente no mercado nacional. Dentre os demais, ele ocupa menos espaço no aparelho móvel, tanto em dimensões, quanto em espessura.

Isso porque o nano chip tem 12,3mm de altura e 8,8mm de largura e somente 0.67mm de espessura, ou seja, ele quase não tem bordas de plástico.

O nano chip é o mais utilizado nos aparelhos celulares atuais, os quais chamamos de smartphone, aqueles com tela touch screen, desbloqueio com impressão digital, etc.

Corte triplo: modelo que envolve os 3 tipos de chip de celular

Para atender melhor a demanda dos consumidores, as companhias que fabricam os cartões SIM desenvolveram um mecanismo que possibilita adaptar o modelo do seu chip de acordo com a sua necessidade.

Essa projeção é importante porque em casos de emergência em que o usuário precisa trocar de celular ou utilizar um telefone emprestado, por exemplo, ele pode adequar o seu chip ao aparelho móvel.

Os chips com corte triplo contam com um design diferenciado. Eles vêm desmembrados em três partes que se encaixam perfeitamente em um cartão SIM principal.

Desse modo, se ora você precisa utilizar o micro chip, basta retirar o primeiro encaixe e deixar somente o cartão SIM intermediário.

Depois, se você precisa retornar ao mini chip, só precisa encaixar o cartão SIM principal ao conjunto de chips com corte triplo. 

E, se em algum momento você precisar do nano chip, retire as duas peças acopladas e utilize somente o dispositivo metálico em seu aparelho móvel.

Essas marcações estão claramente destacadas no cartão SIM principal e é preciso verificar se sua operadora já disponibiliza esse modelo de chip com corte triplo.

Vale lembrar que, se não estiver usando os cartões adaptadores, é necessário guardar as bases do chip com muito cuidado para que elas não amassem ou até mesmo quebrem, tornando o seu uso inadequado. 

Leia também: Quais são os planos de internet Claro Móvel

Preciso de um novo chip ou posso usar o meu atual?

Se você decidiu que é hora de trocar seu aparelho celular, precisa ficar atento ao modelo do chip e observar se os modelos do seu atual cartão SIM e do cartão SIM do próximo telefone são compatíveis.

Hoje em dia já existem algumas maneiras rápidas e fáceis de descobrir o tamanho do chip do aparelho que você tem intenção de comprar.

Uma delas é buscar a ficha técnica do seu objeto de desejo em sites sobre tecnologia na internet.

Alguns sites informam todas as especificações dos diversos modelos e marcas de telefone móvel disponíveis no mercado. 

Outra alternativa para descobrir qual é o tamanho do chip do aparelho celular que você pretende adquirir é procurar resenhas sobre eles em canais do YouTube.

Para isso, insira os dizeres “resenha” mais o nome do modelo do celular no campo de pesquisa, aquele ícone que imita uma lupa, na plataforma de vídeos.

Se você observar que seu chip atual é do mesmo modelo que o chip do seu novo aparelho, basta inserir o cartão SIM no outro smartphone.

Se você possui um chip de corte triplo, mesmo que seu telefone tenha suporte para outro modelo de chip, é possível adaptar o seu cartão SIM de acordo com o novo aparelho.

Considerações finais

Se você tem um modelo de chip maior que o exigido pelo novo aparelho, não tente cortar sozinho o seu cartão SIM. Essa prática pode danificar o seu dispositivo e você corre o risco até mesmo de perder o seu cartão SIM com todos os dados registrados.

Nesses casos o recomendado é levar o seu antigo chip até uma loja autorizada, comprar um novo chip, do tamanho que seu novo aparelho exige, e solicitar que os representantes da operadora transfiram seu número e dados cadastrais para o novo chip.

Agora que você se tornou especialista em cartão SIM, que tal economizar em seu plano de celular? No Claro Combo Mais, você sai na frente e tem acesso aos planos mais econômicos. Clique aqui e veja agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui