Não importa se você nunca ouviu falar em TikTok. Se você utiliza qualquer outra rede social com certeza já teve ter visto algum vídeo produzido nesta nova plataforma que virou um fenômeno assim que foi lançada.

Com apelo forte principalmente entre os adolescentes, nos Estados Unidos em alguns dias a plataforma conseguiu superar o número de downloads dos gigantes Instagram e Facebook.

Se quer entender o motivo de tanto sucesso, continua lendo este artigo que vamos explicar como funciona a rede social e como aproveitar os seus melhores recursos.

E para ter acesso a tudo que as redes sociais tem para oferecer é imprescindível ter uma internet de qualidade no seu celular. Só a Claro tem a conexão 4G mais rápida do país.

ASSINE AQUI UM DOS PLANOS DE INTERNET MÓVEL CLARO!

O que é TikTok e como funciona a rede social que virou febre nos últimos tempos

A proposta da rede social TikTok é relativamente simples: criar vídeos curtos, de 15 a 60 segundos, e fazer edições personalizadas de forma rápida e clara.

Além de trilhas sonoras e efeitos, um dos grandes diferenciais do aplicativo foi o que mais caiu no gosto do público. É a disponibilidade de áudios dos mais variados temas para fazer dublagens.

A integração entre imagens feitas pelo próprio usuário com músicas disponibilizadas dentro da plataforma também permite a produção de versões de clipes famosos. Ademais da produção de danças criativas e tudo o que a imaginação permitir.

Interação caracteriza app como uma rede social

Ainda que os vídeos feitos no TikTok venham sendo massivamente publicados em redes sociais mais conhecidas, como Instagram e Facebook, a ferramenta em si é classificada como uma rede social.

Isso porque dentro do perfil o usuário pode reunir seguidores e compartilhar com eles os vídeos produzidos. Esses seguidores, por sua vez, podem interagir com os posts e disseminar posts.

Assim como outras redes deste tipo, o aplicativo possui um feed de conteúdo que é configurado com inteligência artificial. Esta linha do tempo é exibida conforme preferências, com base nas suas interações dentro do app.

A origem do TikTok tem história e investimento no mercado de apps

Ao contrário de muitos aplicativos de sucesso que chegaram ao mercado digital como tendência imediata, o TikTok demorou a ser desenvolvido como o fenômeno que é atualmente.

A plataforma que passou a ser usada no mundo todo nasceu de uma fusão entre o aplicativo Musical.ly com uma empresa chinesa chamada ByteDance.

O Musical.ly era um app de dublagem com um público grande na internet e um bom número de downloads. O seu uso estava em crescimento e muitos dos recursos visto hoje no TikTok já andavam circulando pelas redes sociais.

Investimento alto em uma fusão de sucesso

Vendo o potencial do aplicativo, a ByteDance decidiu propor uma fusão com a plataforma que mantinha, chamada TikTok, e investiu U$1 bilhão no negócio. A mira da empresa foi o mercado ocidental, onde o app de dublagem original mostrava mais expansão.

Com uma aposta tão alta, não demorou muito para a nova plataforma estourar e virar um grande sucesso, primeiro nos Estados Unidos, depois em outros países.

Aplicativo chegou superando marcas

O TikTok chegou para os norte-americanos no final de 2018 e em apenas alguns dias virou o líder de downloads no segmento de redes sociais. E para atingir esse posto derrubou a potência do Facebook com suas duas grandes marcas, o próprio FB e o Instagram.

Com mais de 1 bilhão de downloads em todo o mundo, a startup chinesa ByteDance conseguiu com o app entrar em mais de 150 países. Para você ter uma ideia o seu valor de mercado atual é de U$75 bilhões uma cifra maior do que a atingida pela marca Uber.

Concorrência

Claro que todo esse sucesso ligou um alerta na concorrência. Há alguns meses o Facebook anunciou o lançamento de um aplicativo que seria uma versão alternativa ao TikTok.

A plataforma de Mark Zuckerberg se Lasso, já está disponível nas lojas de aplicativos. Entretanto, ainda não fez frente ao fenômeno da rede chinesa que segue em constante crescimento.

Leia também: Vídeos no celular – como lidar com esse desafio nas refeições?

Principais recursos que fazem TikTok ser um sucesso entre as redes sociais

Já sabemos que o TikTok teve um alto investimento, mas isso de fato não interessa ao público. O que fez do aplicativo um fenômeno digital foram seus recursos exclusivos, que até o momento não encontraram um concorrente à altura.

Um universo de dubladores

Um dos primeiros recursos a se popularizar é aquele que se originou no extinto Musical.ly, a dublagem. A função espalhou por todas as redes sociais um verdadeiro festival de caras desconhecidas com vozes famosas.

E as dublagens não se limitam apenas ao universo musical. Na plataforma é possível encontrar inúmeras frases célebres de filmes, séries e novelas. Fazer graça é o grande objetivo dos usuários em busca de curtidas e compartilhamentos.

Liberdade para criar

Além de algumas funções bem específicas, o TikTok oferece liberdade para o usuário deixar a criatividade fluir. Para isso é possível, por exemplo, usar o microfone do celular para gravar diálogos próprios e depois editá-los.

Você também pode utilizar um enorme catálogo de músicas para se inspirar e gravar vídeos com coreografias engraçadas. Fazer montagens de humor, com memes e personagens famosos e mixar os áudios para ajustar o volume e outras configurações.

Veja ainda: Como ativar facilmente o Whatsapp modo escuro

Ainda estão disponíveis filtros variados, stickers, efeitos visuais e sonoros. A plataforma é um verdadeiro paraíso de ferramentas para os criativos que querem fazer sucesso com suas postagens na internet.

Como baixar e usar o TikTok

O aplicativo é gratuito e compatível com sistemas operacionais Android e iOS. Depois de baixar e instalar o app, basta criar uma conta ou fazer login com suas credenciais do Google, Facebook ou Twitter.

Ademais da disponibilidade para os dois principais sistemas operacionais do mercado de dispositivos móveis, essa integração com outras redes impulsiona ainda mais o uso da plataforma. A facilidade de acesso e integração de mídias é um grande atrativo.

Crie seu perfil para ter uma experiência completa na rede social

Outro detalhe importante é que você pode ver os vídeos publicados no TikTok mesmo sem ter uma conta ou fazer login. Porém, não é possível criar nenhum conteúdo sem criar o seu perfil dentro da rede.

Depois de entrar na sua conta é hora de começar a explorar as possibilidades. Ao abrir o app você receberá sugestões de contas para seguir e vídeos para assistir. Essas referências vão mudando conforme você começa a interagir dentro da rede social.

A interface do aplicativo é bastante simples e intuitiva. Você com certeza não terá dificuldades de encontrar os recursos e logo começar a se aventurar no mundo TikTok.

Depois que se sentir cômodo com a nova rede social, basta começar a produzir seus vídeos sem limites de criatividade. Aproveita para compartilhar também nas suas outras redes sociais e fazer sucesso entre os seus seguidores.

Para aproveitar a nova rede social sem correr o risco de ficar sem franquia de internet ou com a navegação lenta, escolha a internet 4G mais rápida do país.

CONTRATE AGORA UM DOS COMBOS CLARO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui