O episódio da sua série preferida travou na melhor parte? Não consegue assistir ao vídeo que enviaram no grupo do WhatsApp? Está difícil anexar um arquivo que você precisa enviar com urgência por e-mail?
Você pode estar com problemas na conexão e o teste de velocidade de internet pode ser o diagnóstico para saber quando o serviço não corresponde ao contratado.

Muitas vezes deparamos com problemas na conexão da nossa rede, seja ela fixa, compartilhada por wi-fi, ou móvel, utilizando a tecnologia 3G ou 4G. Saiba aqui como ter sempre a melhor conexão.

CLIQUE AQUI E APROVEITE NOSSAS OFERTAS PARA PLANOS DE INTERNET

Hoje podemos contar com algumas ferramentas aliadas do consumidor e conseguimos facilmente testar a velocidade da nossa internet.

Além de testar a velocidade da internet, é importante o usuário interpretar os dados obtidos para verificar se o problema está em sua rede. Talvez haja algum outro problema externo que não foi identificado no teste de velocidade.

Se você quer entender melhor como funciona o teste de velocidade de internet e descobrir as melhores ferramentas para fazer essa experiência, acompanhe este artigo até o fim e fique por dentro de tudo que acontece em sua rede.

Por que é importante realizar o teste de velocidade de internet?

Neste ano, a Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, realizou um estudo baseado nos dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e constatou que o Brasil é o país que tem o maior imposto sobre sobre banda larga do mundo.

Isso significa que os brasileiros pagam muito mais para ter acesso a internet fixa do que qualquer outro cidadão do planeta. Quando o assunto é internet móvel, o Brasil ocupa o quarto lugar de imposto mais caro sobre 3G ou 4G.

Por esse motivo, é muito importante que o usuário receba o pacote integral de dados que o provedor de internet ou operadora de celular se comprometeu a entregar. Sabia que segundo o Speed test realizado pela Ookla, a Claro apresentou o melhor desempenho?

Para auxiliar o consumidor, algumas ferramentas podem ser utilizadas para testar a velocidade da internet que ele estiver utilizando.

O teste é simples e rápido. No entanto, é preciso entender o que é cada um dos dados obtidos no teste para poder identificar se sua internet realmente está lenta.

Quais são os dados que vou encontrar no teste de velocidade de internet?

Depois de realizar o teste de velocidade de internet, você vai encontrar o resultado dos elementos descritos a seguir:

Velocidade de download

O resultado da velocidade de download mostra quanto tempo a sua rede de internet demora para baixar um arquivo de um site ou um aplicativo em seu computador ou celular. A qualidade de um download é medida em megabits por segundo. Confira como escolher uma internet rápida.

Velocidade de upload

O resultado da velocidade de upload vai informar quanto tempo sua conexão demora para você enviar um arquivo ou alguns dados para um site ou um aplicativo. Por exemplo: quando você vai compartilhar uma foto nas redes sociais.

Ping ou latência

O ping ou latência testa em quanto tempo ocorre a conectividade entre o equipamento que você está utilizando e sua rede de internet. O resultado do ping, ou latência, mostra quanto tempo seu computador, tablet ou smartphone demora para responder aos comandos da rede de internet.

Se você ainda não conhece ferramentas para medir a sua conexão, confira no próximo tópico as melhores alternativas para testar a velocidade da sua internet.

Ferramentas para teste de velocidade de internet

Uma dica importante para que as ferramentas sugeridas a seguir funcionem de maneira efetiva é fechar todos os sites e aplicativos que estiverem abertos para garantir que esses dispositivos não interfiram no resultado. 

Então, evite testar a velocidade da internet enquanto programas e serviços como Netflix, Spotify, YouTube e redes sociais estejam abertos. 

Outra dica é realizar o teste em diferentes ferramentas para garantir uma média de resultados. Todas as ferramentas realizam gratuitamente o teste de velocidade.

SpeedTest da Ookla

Um dos testes de velocidade mais conhecidos entre os internautas, o SpeedTest é um serviço oferecido pela Ookla, empresa norte-americana especializada em medir a velocidade da internet.

Para usar o SpeedTest, basta acessar o link speedtest.net e clicar no botão “Iniciar”. Por meio de um breve cadastro, ele oferece ao usuário a possibilidade de registrar os testes realizados, criando assim um histórico de resultados.

O SpeedTest conta ainda com uma versão mobile, ou seja, um aplicativo que pode medir a sua internet 3G ou 4G. Nesse caso, você precisa instalar a ferramenta em seu dispositivo móvel, seja ele Android ou iOS.

Techmundo

O conhecido portal eletrônico que reúne matérias sobre tecnologia e inovação também oferece aos seus leitores um teste de velocidade de internet rápido e completo na página tecmundo.com.br/teste-de-velocidade.htm.

O destaque fica por conta dos detalhes que o serviço oferece, uma vez que o Techmundo indica a média e o pico da velocidade de download e upload, e identifica até mesmo a operadora, o sistema operacional e o navegador.

Brasil Banda Larga

O Brasil Banda Larga é um serviço oferecido pela Entidade Aferidora de Qualidade de Banda Larga (EAQ). Ele pode ser realizado por meio dos navegadores de internet tanto dos computadores, quanto dos smartphones.

Para consultar o teste de velocidade de internet pelo Brasil Banda Larga, consulte o site brasilbandalarga.com.br/bbl e clique no botão “Iniciar teste”. O destaque fica por conta do histórico de resultados e também da média de resultados registrados pelo site. 

RJNet

Outra ferramenta muito conhecida entre os internautas é o RJNet. Ao acessar o site do serviço, é possível encontrar na primeira página o velocímetro responsável por medir a velocidade da conexão.

Em seguida, feche todas as outras abas abertas e clique no botão “Iniciar o teste”. Agora basta aguardar que os dados da sua rede de internet sejam obtidos. 

O RJNet faz a seleção automática do seu servidor. No entanto, é possível realizar o teste em qualquer tipo de rede: a cabo, satélite, Wi-fi, ADSL, VDSL, entre outros.

Fast da Netflix

O serviço de streaming mais famoso do Brasil também criou uma ferramenta para testar a velocidade da internet dos seus usuários. Chamada Fast, o dispositivo é gratuito para todos os internautas que quiserem medir sua conexão. 

O Fast da Netflix está disponível no endereço eletrônico fast.com/pt/ e ao entrar no site a ferramenta testa automaticamente a velocidade da sua internet, sem precisar clicar em nenhum outro botão. 

Fiz o teste de velocidade de internet e descobri que minha internet está lenta, e agora?

Após o teste de velocidade e de interpretar os dados obtidos, é possível compreender se os problemas que está enfrentando na navegação são ocasionados por causa da internet lenta ou se há outros problemas externos.

Problemas externos, nesse caso, podem ser no navegador do seu computador ou dispositivo móvel, aplicativos sem atualizações necessárias, páginas e serviços de streaming sobrecarregados, entre outros empecilhos.

Você também pode experimentar reiniciar seu modem para verificar se a conexão volta ao normal.

Contudo, se você realmente verificou que sua internet está lenta e que não está recebendo a quantidade de megas inicialmente contratada, entre em contato com seu provedor de internet ou operadora para informar o que está acontecendo.

Eles vão te ajudar a encontrar a melhor solução para o problema. Seja de forma remota ou enviando um técnico até a sua residência. Muitas vezes, algum cabo pode ter sido danificado e uma manutenção seja necessária. O mau tempo também pode influenciar, principalmente em conexões sem fio.

Agora que você aprendeu tudo sobre testes de velocidade de internet, ficou fácil verificar, sempre que necessário.

Aproveite para compartilhar esse artigo com seus amigos e familiares, nas redes sociais ou em grupos de WhatsApp, para que ninguém mais passe sufoco e fique sem saber o que fazer quando a conexão está lenta. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui