Você já parou pra pensar em todas as mudanças que aconteceram na última década no campo da tecnologia? Novos aparelhos, novas funções, novas maneiras de interagir com as pessoas, com empresas e com o mundo. Todas as novidades que estão firmemente estabelecidas, um dia foram apenas tecnologias emergentes. Por sorte, essas tecnologias emplacaram e hoje estão presentes e nos ajudando diariamente.

CONTRATE AQUI SEU NOVO PLANO DE CELULAR!

As novidades vão tomando conta da nossa vida de tal forma que, quando nos damos conta, elas já estão dentro das nossas casas, com nossas famílias, e às vezes fica até difícil tentar lembrar de como era a vida antes de alguns desses avanços. Hoje vamos falar sobre as tecnologias emergentes que são promessas para o ano de 2020.

A guerra mundial dos serviços de streaming de vídeo

Ter internet de alta velocidade vem se tornando uma realidade na vida do brasileiro. Uma das consequências desse fato é a popularização dos serviços de streaming de vídeo.

Previsões para 2020 apontam que no período da noite mais de 80% do uso de dados da internet fixa deve ser dedicado a serviços streaming, principalmente de vídeo.

A verdade é que com internet móvel de qualidade, esse impactante número deve chegar aos celulares também. Cada vez deve se tornar mais comum encontrar pessoas assistindo a filmes e seriados pelo celular.

A guerra

Para os mais antenados no mercado audiovisual, essa guerra parece já ter começado. Mas se você apenas assiste uma coisinha ou outra, talvez perceba a competitividade com mais força agora.

O serviço de streaming que está na ponta da língua dos brasileiros é o Netflix, mas é importante conhecer os outros. Amazon Prime, HBO GO, Disney+, Starz Play, e Apple TV+ merecem destaque. Não podemos deixar de mencionar o próprio Youtube, que vem investindo na popularização do seu serviço premium. A Globo Play também merece destaque por ser um serviço focado no público brasileiro.

Dica

Fique de olho em todos os serviços e preste atenção e promoções. Você não precisa ter vários ao mesmo tempo, até porque isso custaria caro, mas já pensou em alternar? Você pode assinar um serviço por alguns meses e depois cancelar. Dessa forma, libera aquela verbinha para assinar outro serviço.

Além dessa alternância, vale a pena aproveitar os períodos grátis. A maioria desses serviços oferece pelo menos 30 dias de teste. Nesse tempo pode ser que você consiga assistir tudo o que tem interesse daquele catálogo. Basta se organizar direitinho e pesquisar o que cada serviço tem a oferecer antes de assinar.

Computação quântica

O ano de 2020 também deve ser quente na disputa da computação quântica. Google e IBM brigam pela liderança desse nicho inovador e ainda incerto.

Parece coisa de filme de ficção científica, mas é verdade: os computadores quânticos estão chegando. Claro que durante um bom tempo estarão apenas nas mãos de grandes empresas, mas tudo bem. O impacto que eles são capazes de causar podem afetar positivamente toda a sociedade.

Um computador quântico tem poder de cálculo absurdamente superior a qualquer computador existente. Com isso, a tecnologia pode ser usada para avanços significativos em diversos campos. Análises financeiras e usos medicinais são só alguns exemplos de aplicações válidas e úteis de um computador quântico.

Blockchain

Muito mais do que uma buzzword, em 2020 a blockchain tem tudo para emplacar. A tecnologia, que está por trás do bitcoin, pode ter diversos usos além das criptomoedas. Ela é uma forma segura de realizar transações, que pode ser verificada e ter sua autenticidade atestada, sendo especialmente útil para transações e contratos.

Em 2019 tivemos uma certidão de nascimento e um casamento registrados usando a blockchain. Existe uma tendência de que isso se popularize e outros tipos de contrato entrem na mira da tecnologia. Os cartórios (e sua burocracia) que se preparem pois, se tudo der certo, podem começar a perder espaço.

Superapps

Os super aplicativos já são moda em alguns lugares do mundo e é possível que tentem emplacar algum no Brasil.

O que é um superapp?

Um superapp é um aplicativo que consegue reunir vários serviços em apenas um. Um exemplo de sucesso é o WeChat, que é o mais famoso da China. Ele começou como um simples chat e hoje oferece um canal de compras, espaço para paquera, delivery de comida e uma plataforma para pagamentos.

Rappi

No Brasil, a Rappi parece estar tentando dar os primeiros passos nesse sentido. O que a princípio era apenas um serviço de delivery de refeições, já oferece outras funcionalidades. Aluguel de patinete, compras de mercado, farmácia já são possíveis de se fazer pelo aplicativo. Além disso também é possível realizar pagamento entre usuários cadastrados.

Novidades em órbita

O ano de 2020 também deve ser um marco para o início das viagens espaciais comerciais. Claro que a princípio serão viagens extremamentes curtas, tanto em duração quanto em termos de distância. Ainda não somos capazes de chegar a outros planetas com fins comerciais. Aliás, nem mesmo até a lua será possível ir. As viagens devem se manter na órbita da Terra, pelo menos por enquanto.

As restrições logísticas não diminuem o custo do passeio. Apenas quem tiver muito dinheiro vai conseguir bancar esse tipode viagem por enquanto.

Empresas

Algumas empresas são responsáveis por esse movimento de revolução espacial. A Boeing, por exemplo, tem uma espaçonave capaz de levar até 7 tripulantes. Esse também é o número de pessoas que cabe na SpaceX Dragon, que já realizou testes transportando carga.

Além dessas duas empresas, vale a pena ficar de olho em outras duas. A Blue Origin, do Jeff Bezos (CEO da Amazon), deve levar passageiros até seu foguete suborbital. E a Virgin Galatic também promete lançar tripulantes em órbita 2020, tendo em vista que já está atrasada.

5G

Talvez uma das mudanças mais significativas seja a instalação da rede 5G. Algumas questões burocráticas ainda travam o avanço do 5G no Brasil. Por enquanto, o governo e a Anatel não definiram os detalhes sobre as regras do leilão. Essas regras são importantes pois determinam detalhes sobre a rede e as faixas de frequência.

Velocidade

Uma das vantagens do 5G é a sua baixa latência e a alta velocidade que a rede oferece. Isso vai ser fundamental para as novas formas de usar internet que estão por vir. Vale lembrar que o 5G pode ser até cem vezes mais rápido que o 4G.

A quinta geração de internet é tão rápida que gerou debates sobre a sua real necessidade. Muitas pessoas questionam o motivo de investir em implantação de uma rede “só” para dar internet absurdamente rápida para as pessoas, supondo que usuários comuns não tenham necessidade e nem interesse em internet tão rápida.

Dispositivos.

Até pouco tempo atrás internet em celulares era uma novidade, hoje é normal. Relógios e TVs também já estão normalmente conectados e a tendência é que em breve mais coisas estejam na rede. Carros, eletrodomésticos e drones são exemplos de dispositivos que poderão se conectar à internet em breve.

Smart Cities

Smart cities significa, em bom português, cidades inteligentes. A implantação da rede 5G também é funtamental para a base desse tipo de cidade conectada. Uma das vantagens da rede é dividir a rede física e ajudar a determinar a prioridade das coisas.

Dessa forma, em uma eventual emergência, é possível restringir os problemas e a parte falha da rede a serviços menos importantes, enquanto a funcionalidade dos serviços críticos e prioritários vai continuar.

Assim, com ajuda de inteligência artificial, problemas de rede seriam mais maleáveis e adaptáveis. Não teria problema se, em uma situação específica, algumas escolas ficassem sem internet durante um domingo. Especialmente se fosse para, por exemplo, priorizar as redes de hospitais durante uma epidemia ou surto.

Internet das coisas

A internet das coisas também está diretamente ligada a implantação da rede 5G. Para quem não sabe, internet das coisas é um conceito tecnológico que junta três aspectos: internet, usuários e objetos.

É com esse tipo de tecnologia que se pode controlar diversos dispositivos através de um único dispositivo móvel. Quer ligar o ar condicionado antes de chegar em casa pra deixar a sala fresquinha? Gostaria de ir preaquecendo o forno enquanto você volta do mercado? Saiu de casa e quando começou a chover você lembrou que deixou as janelas abertas? Tudo isso pode ser fácil de resolver pelo celular se você tiver uma casa conectada.

A internet das coisas, além de oferecer comodidade, também pode ajudar em outros setores. Economia, sustentabilidade, saúda e educação estão de olho nas praticidades que a teconologia pode oferecer.

GARANTA A MELHOR OPÇÃO DE PLANOS DE CELULAR AQUI!

Esperamos que tenham gostado de conhecer algumas das tecnologias emergentes que devem ganhar espaço em 2020. Para seguir por dentro das notícias de tecnologia, continue acompanhando nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui