A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou mais uma vez a sua pesquisa anual de satisfação e qualidade percebida com clientes de todo o Brasil. O resultado mostra que os serviços de telecomunicações no país melhoraram significativamente segundo opinião dos consumidores.

O estudo é realizado pela agência desde 2015 e vem apresentando resultados melhores ano a ano. Essa avaliação é vista como um reflexo dos esforços das operadoras em oferecer um serviço cada vez melhor aos seus clientes.

Neste artigo vamos falar sobre cada um dos serviços avaliados pela população brasileira e quais foram os resultados. Além de dar dicas para você escolher os melhores planos de internet, celular e TV por assinatura. Confira!

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Como serviços de telecomunicações são avaliados pela Anatel

Há cinco anos a Anatel prepara toda uma estrutura para realizar a sua pesquisa anual que mede a satisfação e qualidade percebida dos serviços de telecomunicações pelos clientes brasileiros.

O estudo avalia todas as operadoras do país que oferecem serviços de telefonia móvel (pré-paga e pós-paga), telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura.

As entrevistas cujo resultado foi divulgado em 2020 aconteceram no ano anterior, entre os meses de julho e novembro, com quase 90 mil consumidores de todos os estados brasileiros.

Entrevistas com quase 90 mil clientes revela satisfação

Em contatos telefônicos, os clientes responderam a mais de 20 perguntas que visavam medir a sua satisfação com os serviços contratados.

Além do funcionamento do serviço, foram considerados também o suporte, a capacidade de resolução de problemas e o atendimento telefônico das operadoras, entre outros aspectos.

Toda a metologia da pesquisa, bem como os critérios e o sorteio dos entrevistados foi feito sob gestão da própria Anatel.

A execução das entrevistas e a leitura dos dados foram feitos por uma empresa contratada para agilizar o processo.

Panorama geral da avaliação dos serviços de telecomunicações

Dentro da metodologia da pesquisa, cada serviço das operadoras foi avaliado com notas de 0 a 10.

Dos cinco segmentos analisados, quatro tiveram um aumento na média final e um se manteve com exatamente a mesma nota. Isso em comparação aos dados de 2018.

Pelo terceiro ano consecutivo, a telefonia móvel na modalidade pós-paga teve a maior média geral, 7,42 pontos. A telefonia móvel pré-paga veio em seguida, com 7,25 pontos.

A telefonia fixa ficou com média quase igual ao serviço pré-pago, com 7,23 pontos. A internet banda larga atingiu 6,18 pontos no resultado final.

O serviço de TV por assinatura ficou melhor posicionado do que a banda larga, com 7,18 pontos. No entanto, foi o único que se manteve com a mesma média do ano anterior. Ou seja, não teve melhoria na avaliação dos consumidores.

Todos esses números são referentes ao índice de satisfação geral, de todos os clientes entrevistados. Na avaliação regional, a Anatel percebeu que houve uma estabilidade no resultado de satisfação com tendência ao aumento das médias.

O que precisa melhorar

Dentro de todos os serviços avaliados na pesquisa, a qualidade do atendimento telefônico e da resolução de problemas foi o critério com menor índice de satisfação.

Na pontuação histórica dos cinco anos de pesquisa, esses dois aspectos apresentam melhora significativa e demonstram crescimento no índice de satisfação. Porém, seguem com médias abaixo dos outros aspectos avaliados.

Por isso, se destacam como os principais pontos a serem melhorados pelas operadoras de serviços de telecomunicações no Brasil.

Você sabia que na Claro existem vários canais de atendimento ao cliente? Confira neste outro artigo como entrar em contato com a operadora da forma mais resolutiva conforme a sua necessidade.

Resultados detalhados da avaliação de serviços de telecomunicações

Separamos a pontuação de cada segmento para você comparar a melhoria significativa dos serviços de telecomunicações nos últimos cinco anos, conforme avaliação dos clientes.

  • TV por assinatura
    • 2015 – pontuação média: 7,14
    • 2019 – pontuação média: 7,18
  • Telefonia fixa
    • 2015 – pontuação média: 6,97
    • 2019 – pontuação média: 7,23
  • Telefonia móvel pós-paga
    • 2015 – pontuação média: 6,72
    • 2019 – pontuação média: 7,42
  • Telefonia móvel pré-paga
    • 2015 – pontuação média: 6,62
    • 2019 – pontuação média: 7,25
  • Internet banda larga
    • 2015 – pontuação média: 6,58
    • 2019 – pontuação média: 6,63

Ranking das operadoras em serviços de telecomunicações do país

A pesquisa de satisfação e qualidade percebida da Anatel tem como objetivo controlar a prestação de serviços de telecomunicações para garantir a melhor qualidade ao consumidor.

Além disso, os dados divulgados pelo órgão oficial pode servir como uma excelente base para você escolher a operadora que irá prestar os serviços para a sua casa e o seu celular.

Para isso, a agência também divulgou um ranking das operadoras. Foram avaliadas todas as empresas do setor ativas no Brasil que possuem ao menos 10 mil clientes.

Isso acabou incluindo algumas operadoras menores que prestam serviços em regiões específicas. Vamos tratar aqui sobre os resultados das quatro maiores operadoras do país.

Ou seja, Claro (56,51 milhões de linhas ativas), Vivo (73,67 milhões de linhas ativas), Tim (54,68 milhões de linhas em operação) e Oi (37,51 milhões de linhas registradas).

Melhor operadora em telefonia pós-paga e pré-paga

Um dos grandes destaques da pesquisa é que a Claro foi avaliada pelos clientes com a melhor operadora em telefonia móvel, tanto na modalidade pré-paga quanto pós-paga.

Veja como ficou a avaliação de cada operadora no segmento de serviços para celular.

  • Serviços pré-pagos
    • Claro – 7,40 pontos
    • Vivo – 7,17 pontos
    • Tim – 7,11 pontos
    • Oi – 6,98 pontos
  • Serviços pós-pagos
    • Claro – 7,43 pontos
    • Vivo – 7,40 pontos
    • Tim – 7,36 pontos
    • Oi – 6,71 pontos

Quer ver o resultado completo da pesquisa e saber mais dados sobre quais as melhores operadoras de telefonia do Brasil em cada segmento? Veja neste outro artigo.

Como escolher serviços de qualidade para casa e o celular

O mercado de telecomunicações no Brasil está altamente concorrido e quem ganha com isso é você. Afinal, para conseguir espaço as operadoras precisam fazer de tudo para oferecer aos seus clientes o melhor serviço possível.

Para você aproveitar essa vantagem e escolher os melhores serviços de telecomunicação para a sua casa e celular é bom levar em consideração alguns critérios. Além de estar bem informado através de dados oficiais como os divulgados pela Anatel.

Preparamos algumas dicas para te ajudar na hora de escolher planos de internet, telefone e TV por assinatura.

Avalie e defina o seu perfil de consumo e orçamento

Um dos passos chave na hora de contratar serviços desse tipo é ter definido o seu perfil de consumo. Para isso é preciso observar com cuidado o seu padrão de uso de cada um dos segmentos.

Faça uma avaliação detalhada do orçamento que você tem disponível e da necessidade de telefone, internet e TV que existem no seu dia a dia.

Depois procure por pacotes que encaixem dentro desses dois critérios: padrão de consumo e orçamento disponível.

Combos costumam ser mais econômicos e eficientes

Contratar franquias em excesso pode ser um desperdício e ter um serviço que não atende a sua demanda pode se transformar em um grande prejuízo. Sendo assim, acertar na medida de cada contratação é fundamental.

Geralmente os combos que oferecem múltiplos serviços dentro de um mesmo contrato costumam ser a melhor opção.

Além de deixar o preço final mais baixo do que a contratação avulsa, oferecem benefícios exclusivos e facilidade na instalação.

Confira se a velocidade da sua internet corresponde ao contrato

Outra dica importante que trata especificamente de internet, é conferir se a velocidade contratada está chegando na sua casa ou celular conforme o prometido.

Na internet estão disponíveis diversas páginas e aplicativos que ajudam nesta tarefa. É uma ação simples que pode garantir que você não desperdice o seu investimento neste serviço.

Compare todos os planos disponíveis no mercado

Depois de traçar o seu perfil de consumo e definir o orçamento, você precisa comparar as opções de planos e combos disponíveis no mercado.

Não esqueça de incluir na sua busca o critério de comparar entre as operadoras que ofereçam mais qualidade nos serviços. Afinal, a sua prioridade é encontrar entre as melhores opções de custo-benefício.

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