Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que não tenha grande parte dos seus dados armazenados em aparelhos eletrônicos ou em sistemas de nuvem. Por isso, ter conhecimentos básicos sobre segurança na internet passou a ser essencial na proteção dessas informações pessoais.

A praticidade de realizar muitas das tarefas do dia a dia através de celulares e tablets transformou esses dispositivos em itens de primeira necessidade. Eles passaram a acompanhar a nossa rotina e quando conectados à internet possibilitam o acesso a milhares de recursos que facilitam a interação social e com o mundo.

Neste artigo vamos explicar como funcionam os mecanismos de proteção e dar dicas simples para você usar a internet preservando a sua privacidade e defendendo o sigilo das suas informações pessoais. Afinal, a tecnologia não precisa representar uma ameaça.

Tão importante quanto ter segurança para navegar na internet é confiar na sua conexão. A Claro tem os melhores planos de banda larga e 4G e oferece a velocidade mais rápida do país.

ASSINE AQUI UM DOS COMBOS CLARO E COMPROVE!

O que é a segurança na internet

A segurança na internet pode envolver muitos aspectos da proteção dos aparelhos eletrônicos, sistemas e redes de acesso. Ela é formada por uma série de mecanismos que são desenvolvidos para identificar e eliminar os pontos de vulnerabilidade digital.

Dentro da área da tecnologia existem inúmeras empresas que trabalham especificamente nesse segmento. Elas mantém uma rede de profissionais especializados no desenvolvimento de estratégias que identifiquem ameaças e dificultem o acesso de criminosos aos dados dos usuários.

Informações como senhas e dados bancários são os principais alvos de hackers. A internet é o ambiente onde esses dados estão mais expostos e os criminosos encontram nela uma possibilidade de acesso rápido, caso não sejam tomadas as devidas medidas de proteção.

Principais ameaças e riscos de crimes online

Os crimes cibernéticos avançam na mesma velocidade em que a tecnologia evolui. Os chamados piratas digitais estão constantemente trabalhando na busca por pontos vulneráveis em sistemas de dispositivos móveis e redes de internet para realizar as invasões.

Nesse contexto, surgem inúmeros tipos de golpes e formatos de crimes. Muitos nem chegam ao conhecimento do usuário, pois acontecem em um nível técnico. Nesses casos, a atuação de profissionais que desenvolvem ferramentas de segurança na internet é imprescindível.

Outras ameaças, no entanto, dependem diretamente da participação do usuário, como os golpes por e-mail, por aplicativos e por redes sociais. A manutenção ativa de programas de segurança, como o antivírus, e a atualização constante dos sistemas operacionais também são importantes nesse processo de proteção de dados.

Veja os principais tipos de ações executadas por criminosos através da internet:

  • Invasão de sistemas operacionais
  • Roubo de dados e de informações confidenciais do usuário
  • Venda de informações roubadas
  • Corrupção de sistemas e de informações
  • Falsificação de identidade para a prática de crimes
  • Roubo e desvio de dinheiro através do acesso a dados bancários

O papel do usuário para navegar com segurança na internet

Vazamento de dados e informações, roubos e fraudes estão por todos os lados, mas não é necessário entrar em pânico. Já que atualmente é quase impossível manter-se afastado da internet, é preciso estar bem informado e adotar boas práticas para navegar com tranquilidade sem abrir mão de tantos recursos úteis.

Se por um lado o mundo tecnológico está cada vez mais voltado para o cuidado com o vazamento de dados e informações, o usuário também tem um papel fundamental na busca por navegar com segurança na internet.

Enquanto as gigantes do setor e empresas especializadas não medem esforços para manter a proteção de seus dispositivos e sistemas, o próprio internauta pode potencializar as medidas de segurança. Para isso, basta adotar algumas atitudes práticas que, embora simples, podem fazer a diferença na manutenção da privacidade online.

Dicas práticas para manter a segurança na internet

Vamos falar sobre algumas dicas práticas de navegação na internet que você pode adotar no dia a dia para proteger as suas informações e dados pessoais.

Atualize o sistema operacional e ative um programa antivírus

Quando o assunto é segurança na internet não tem como ignorar as dicas básicas. Uma das principais é manter o sistema operacional do seu aparelho atualizado.

Seja Android ou iOS, ter a última versão oferecida pelo desenvolvedor é importante. Isso porque eles estão constantemente identificando falhas na proteção e incrementando as ferramentas de defesa.

Se você navega na internet com aparelhos eletrônicos que rodam sistema operacional Android ou Windows a utilização de um antivírus também é indicada. Esses programas aumentam a proteção do sistema e costumam ser muito eficientes contra as principais ameaças digitais.

Tenha cuidado com as suas senhas de acesso

As senhas de acesso a qualquer serviço digital deve sempre ser criada e mantida com muito cuidado. Escolha códigos que tenham um mínimo de complexidade, com mais de seis caracteres e que misturem letras, números e símbolos.

Além disso, nunca compartilhe as suas senhas com outras pessoas e evite digitá-las se estiver conectado a uma rede aberta ou que não esteja completamente segura. Caso seja necessário fazer um acesso nessas condições, após desconectar altere imediatamente o código de acesso utilizado.

É recomendado ainda, escolher senhas diferentes para cada serviço online e fazer a alteração desses códigos regularmente. Esses são cuidados simples, mas que fazem a diferença na proteção dos seus dados.

Não clique em qualquer link

Os links mal intencionados são a principal porta de acesso dos criminosos aos dados das vítimas. Esse formato de crime, até pouco tempo atrás muito praticado por e-mail, ganhou uma proporção ainda maior com as redes sociais e os aplicativos de mensagens, como o Whatsapp.

Sempre desconfie antes de clicar em qualquer link recebido por um dos desses meios. Adotar esta postura irá proteger você de grande parte dos golpes praticados através da internet.

Se o link foi enviado por algum amigo ou familiar, procure verificar com a pessoa se ela realmente compartilhou o atalho. Prestar atenção nos detalhes do endereço recebido também ajudam a identificar um possível golpe.

Uma boa maneira de descobrir se o link é confiável é fazer uma rápida busca no Google sobre o assunto ou o próprio endereço recebido. O acesso ao conteúdo pode levar um pouco mais de tempo, porém irá proteger a sua navegação.

Não faça downloads de programas e aplicativos sem saber a fonte

A invasão de aparelhos e sistemas através do download de programas e aplicativos é outro método clássico utilizado pelos hackers. Proteger-se desse tipo de golpe em dispositivos móveis é fácil, basta baixar aplicativos sempre através da loja oficial do seu sistema operacional.

Assim como o Android e o iOS são constantemente atualizados para aumentar a proteção do aparelho, na Play Store e na Apple Store o sistema de segurança é rígido e procura deletar automaticamente qualquer ameaça suspeita.

No caso do computador, a dica é sempre buscar a página oficial do programa para fazer o download. Ademais disso, fique atento à instalação de softwares secundários e busque informações detalhadas sobre o processo.

Procure páginas confiáveis para fazer compras pela internet

O comércio eletrônico é uma das áreas que mais vem crescendo na internet. Entretanto, o uso de informações bancárias no pagamento das compras pode representar um grande risco para o consumidor caso ele não tenha os cuidados necessários.

Os mecanismos de segurança nesse tipo de transação estão cada vez mais seguros. Porém, para garantir que seus dados estarão protegidos é fundamental procurar páginas confiáveis para realizar compras.

Faça pesquisas e procure por sites que tenham boa reputação. Optar por redes de e-commerce conhecidas é sempre o melhor caminho. A internet oferece a grande vantagem de trocar informações e recomendações com outros usuários, faça uso dessa ferramenta para aumentar a sua privacidade.

Ter uma conexão estável e segura é outro ponto importante para navegar tranquilamente na internet. Na Claro você encontra isso e muitas outras vantagens.

CONTRATE AGORA MESMO UM DOS MELHORES PLANOS CLARO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui