As redes sociais estão presentes no dia a dia de grande parte da população mundial e o uso dessas plataformas é algo praticamente irreversível. Com isso surgiu um novo tema de debates, estamos fazendo um uso saudável dessas ferramentas?

Há quem defenda que navegar na inte28rnet através dessas comunidades facilitou a conexão entre as pessoas. Por outro lado, diversos especialistas alertam para o uso excessivo dos meios digitais e para o vício de estar muito tempo no celular.

Vamos falar sobre esses pontos de vista, a importância da internet na comunicação e como usar as redes sociais de maneira saudável e produtiva.

E para aproveitar o melhor que as ferramentas digitais oferecem, é fundamental ter uma conexão móvel de qualidade.

Você sabia que a Claro vem sendo destaque em pesquisas como a internet banda larga e móvel mais rápida do país?

CONTRATE AQUI UM DOS COMBOS CLARO E CONFIRME A EFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS DA OPERADORA DIRETAMENTE NO SEU CELULAR!

As redes sociais conquistaram o mundo e vieram para ficar

Quando surgiram as primeiras redes sociais, lá pelos anos 90, era impossível imaginar que esse segmento iria crescer tanto e invadir o nosso dia a dia.

Atualmente causa bastante estranheza encontrar alguém que não está presente em ao menos uma dessas plataformas.

Um relatório divulgado pelas empresas americanas Hootsuite e We Are Social, demonstra que até julho de 2019 ao menos 3,5 bilhões de pessoas tinham cadastro em alguma rede social.

Este número representa quase a metade da população mundial que soma em torno de 7,7 milhões de pessoas.

E a quantidade de indivíduos presentes nas redes sociais fica ainda mais impactante quando comparada com a população que utiliza smartphones diariamente.

Segundo a pesquisa, são 5 bilhões de pessoas conectadas através de aparelhos celulares e quase 98% dos usuários acessam seus perfis públicos exclusivamente em dispositivos móveis.

Quais são as redes sociais mais populares no mundo?

O estudo americano mostra também quais são as redes sociais mais acessadas em todo o mundo. A principal plataforma de Mark Zuckerberg, o Facebook segue sendo a mais utilizada com 2 bilhões de usuários.

O Instagram, segunda rede com o maior número de perfis pertence a mesma empresa e vem apresentando um crescimento exponencial. Atualmente conta com quase 900 milhões de perfis ativos.

Confira as redes mais acessadas e seus números (dados referentes à pesquisa realizada de abril a julho de 2019):

  • Facebook – 2 bilhões de usuários
  • Instagram – 850 milhões de usuários
  • Snapchat – 369 milhões de usuários
  • Twitter – 245 milhões de usuários

Acessar redes sociais pode se transformar em um vício

Diante desse uso massivo da internet e das redes sociais, controlar o tempo de atenção gasto com a tecnologia pode ser um desafio.

Embora os meios digitais sejam uma excelente ferramenta de comunicação e entretenimento diversos estudos apontam que o excesso de tempo no celular pode ter sérias consequências para a saúde.

Estudo revelou que 9 em 10 adolescentes no Reino Unido usam as plataformas diariamente

Um estudo realizado no Reino Unido e publicado na revista científica The Lancet Child & Adolescent Health apontou que nove em casa 10 adolescentes usam redes sociais diariamente.

Esse e outras pesquisas dão conta de que ao menos 5% dos jovens britânicos apresentam sintomas de vício nas redes sociais. No país, o índice de dependência dessas ferramentas na faixa etária entre 15 e 24 anos já é considerado maior do que o de álcool e cigarro.

Dados como este geram uma constante preocupação quanto ao impacto da tecnologia na saúde de jovens e crianças. Tanto que especialistas já associam transtornos de ansiedade e depressão ao excesso de exposição às plataformas digitais.

Dependência à tecnologia ganhou nomes oficiais

O tema do vício em tecnologia vem sendo tratado com tanta seriedade no meio científico e social que ganhou até nome.

Os problemas comportamentais ligados ao excessivo uso de dispositivos móveis é chamado de Internet Addiction Disorder (IAD) ou, em português, Distúrbio do Vício em Internet.

Outro nome que ganhou bastante popularidade como sinônimo à dependência digital, principalmente nos Estados Unidos, é Nomofobia. O termo é usado para referir-se ao medo irracional de ficar sem acesso à internet ou ao aparelho celular.

Pela forma como dependemos dos nossos smartphones para quase tudo, é natural que ficar sem bateria ou sem conexão seja uma preocupação em alguns casos.

No entanto, a Nomofobia e outros transtornos ligados ao excesso digital tratam de sintomas específicos como ansiedade, depressão e compulsão relacionados ao uso da tecnologia.

As redes sociais também geram felicidade

Sem ignorar os problemas causados pelo uso excessivo das plataformas digitais, especialistas no tema também defendem o lado positivo.

Há diversos argumentos sobre como as redes sociais podem melhorar as habilidades de comunicação e gerar felicidade através do contato interpessoal e do entretenimento.

Ter a internet como uma aliada na vida cotidiana e aproveitar os benefícios das mídias digitais depende apenas de dois fatores, moderação e bom senso.

Dados positivos sobre as redes sociais

Seguindo essa linha, uma pesquisa realizada pelo instituto americano Pew Research Center revelou que as redes sociais são utilizadas na maior parte do tempo para ações que não ficam limitadas ao digital.

Quase 80% dos entrevistados no estudo afirmam usar as redes sociais para estreitar os laços com a família e os amigos, negando qualquer tipo de isolamento a partir do uso dessas plataformas.

Além disso, pelo menos 45% do conteúdo gerado em fotos e vídeos publicados nas redes gerados através de encontros presenciais e reuniões sociais do “mundo real”.

Outro dado interessante é que, ademais do entretenimento e comunicação, 38% dos participantes afirmaram que usam os meios digitais para obter e trocar informações relevantes para as suas comunidades.

Os dispositivos móveis não podem ser o centro principal da atenção no dia a dia

Especialistas garantem que o mais importante, principalmente entre os jovens, é que o tempo no celular não substitua outras atividades como os estudos, o sono e os exercícios físicos.

Manter a frequência de atividades sociais também é muito importante. Embora o contato através da internet facilite muito a comunicação, nada substitui o contato físico.

Por isso, é imprescindível reservar um tempo para estar com a família e os amigos, sem que todos tenham os celulares nas mãos.

Dicas para usar as redes sociais de forma saudável

A forma como você usar a internet é o que vai definir se as redes sociais serão uma terapia e diversão ou um vício na sua vida.

Para te ajudar a manter as plataformas digitais como meios que atuam a sua favor e não exceder o uso saudável do celular e das redes sociais, preparamos algumas dicas. Confira!

Filtre o conteúdo e escolha ler coisas positivas

Sabemos que a internet é uma ótima fonte de informação, mas o fluxo de conteúdos é enorme. Por isso é importante filtrar o que você lê e absorve.

Nas redes sociais, procure seguir perfis que são do seu interesse e que estejam alinhados com seu estilo de vida. Não tenha receio de par de seguir aquele conhecido ou parente que costuma publicar coisas que não te geram nada de positivo.

Fique atento se as pessoas às sua volta reclamarem

A melhor maneira de medir se estamos excedendo no uso do celular é pedir a opinião de quem está na nossa volta.

Se seus familiares e amigos reclamam que você está sempre com o celular nas mãos, eles podem ter razão. Faça uma auto reflexão, reveja seus hábitos e evite que isso seja um problema.

O maravilhoso mundo das redes sociais

Antes de qualquer coisa tenha claro que nas redes sociais tudo é editado. Sendo assim, não leve nada tão à serio.

Seja por felicidade demais ou por tristeza demais, os conteúdos compartilhados sempre devem ser questionados. Não uso as postagens nas redes como referência para medir a sua vida.

Monitore o uso do celular e o seu humor

Monitorar o tempo que você fica no celular e nas redes sociais é um dos princípios para garantir que está fazendo um uso saudável dessas ferramentas.

Além disso, preste a atenção como você se sente depois de passar um tempo conectado. Se sente bem, leve e tranquilo ou fica irritado, triste ou de mau humor? Observação e moderação são fundamentais.

Quer ter uma internet de qualidade no seu celular para aproveitar o melhor das redes sociais?

ASSINE AGORA MESMO UM DOS COMBOS CLARO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui