O uso das redes sociais já faz parte da vida dos brasileiros há algum tempo. Sua função é reunir pessoas para facilitar a comunicação, incentivar a troca de informações e conhecimento e também aproximar amigos e familiares. Sem dúvida você faz parte das estatísticas que apontam o número de usuários em todo o mundo. Quer saber quais são as redes sociais mais usadas? 

O Brasil é um dos países do mundo que acumula milhões de pessoas cadastradas nas redes sociais, é muito provável que você tenha conta registrada em mais de uma, e nessa função entram os aplicativos de publicação de fotos e vídeos, troca de mensagens e entretenimento.

Anualmente, a movimentação em torno das publicações e novos usuários cresce. De acordo com dados colhidos por especialistas que realizam relatórios anuais, como We Are Social e HootSuite – Digital 2020, ao todo mais de 4.5 milhões de pessoas ao redor do mundo têm acesso à internet, entre essas 3,6 bilhões estão cadastradas em alguma rede social, isso representa cerca de 60% da população mundial.

Gostou do assunto? Acompanhe detalhes nesse post.

CONFIRA OS MELHORES COMBOS DA CLARO COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Leia também: Internet no celular para toda a família

Conheça as redes sociais mais usadas no Brasil

1 – Facebook

O Facebook continua sendo a rede social com mais contas ativas no Brasil. Ele chegou no país em meados de 2009 e desde então não para de acumular novos usuários. Só no país soma incríveis 130 milhões de contas cadastradas, sendo que em todo o mundo são 2,7 bilhões de usuários.

A rede social passa constantemente por atualizações e acrescenta novas funções, mas continua sendo o ambiente para compartilhamento de ideias, fotos, vídeos, ofertas e notícias.

2 – Whatsapp

Praticamente todo celular com internet ativa no Brasil tem o aplicativo de mensagens instantâneas instalado. Ele revolucionou a forma de comunicação diária das pessoas. É comum deixar de fazer uma ligação ou enviar um email pela preferência de troca de mensagens, áudios, fotos e documentos pelas janelas de conversas particulares e grupos.

Ele também é considerado uma rede social, e por ter a possibilidade de utilizar sem gastar a franquia de internet em muitos planos de internet móvel, é um dos principais meio de comunicação da atualidade, isso vale para conversas particulares e também corporativas, muitos negócios, vendas e fechamentos de negócios têm sido feitos neste ambiente.

Saiba mais: Como recuperar backup do Whatsapp

3 – Youtube

O Youtube é também uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo. O fato de permitir que qualquer pessoa se torne produtora de conteúdo de maneira independente é um dos grandes atrativos da rede social. 

O número contabilizado pela rede social indica que, no Brasil, são 105 milhões de brasileiros entre 18 e 65 anos com contas cadastradas. Esse fato nos leva a acreditar que os números reais sejam bem superiores, afinal as crianças e adolescentes também são consumidores diários de vídeos publicados na plataforma.

É possível encontrar os mais variados tipos de conteúdo, inclusive para aprender novos idiomas e habilidades, reforçar os estudos da escola regular, culinária, desenhos e séries especiais produzidas pelos “youtubers” e muito, muito mais!

4 – Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo e que cresce diariamente. No Brasil são 95 milhões de usuários que utilizam a plataforma em seus celulares. A rede social foi idealizada para publicação de fotos, e com o passar dos anos foi incluindo novas funcionalidades.

Atualmente os vídeos curtos, compartilhados pelos Stories, e mais recentemente pela função Reels faz com que o Instagram se envolva em algumas polêmicas no mercado. Há quem diga que o Instagram inclua novas funcionalidades para tirar audiência de outras redes que surgem, como foi o caso com o Snapchat e mais recentemente com o TikTok, app chinês de vídeos que têm nas edições, músicas e humor como principal atrativo.

Envolvido em polêmicas ou não, o fato é que o Instagram se tornou uma rede social em que as pessoas passam muitas horas por dia, estima-se que cada um passe mais de três horas/dia navegando pelo conteúdo dos amigos, familiares e influenciadores.

O Instagram atualiza o formato e a distribuição de conteúdo de acordo com o “algoritmo” que é a forma que a inteligência do aplicativo se baseia para mostrar determinada foto ou vídeo em sua timeline ou sequência de stories.

Muitas pessoas estão na rede para ensinar, vender e influenciar, e quem sabe usar a plataforma para desenvolver novas habilidades se beneficia dessa relação entre os usuários.

Leia também: Como baixar vídeo do Instagram? Confira o passo a passo

5 – Linkedin

O Linkedin está no ranking das redes sociais com a missão de aproximar pessoas que querem fazer conexões com objetivo corporativo. A dinâmica do Linkedin é aproximar profissionais e oportunidades. 

Os usuários têm espaço para publicar suas certificações e experiências e o perfil baseado no currículo é a página principal. Você pode indicar habilidades de colegas e ajudar na divulgação de quem deseja uma nova carreira.

Em 2020 a rede social cresceu de maneira considerável, infelizmente porque muitas pessoas perderam seus empregos em função da pandemia, e encontram no Linkedin uma possibilidade de buscar vagas e um novo trabalho.

No Brasil o Linkedin soma 46 milhões de usuários ativos, e se você ainda não tem um perfil por lá, vale conhecer a rede. 

Leia também: Como trabalhar com internet

Outras redes sociais mais usadas no mundo

As cinco redes sociais mais usadas no Brasil são complementares, é comum encontrar pessoas que fazem parte de mais de uma, ou de todas. Mas não são apenas essas, existem outras redes sociais bastante utilizadas, cada uma com sua característica.

Conheça outras redes sociais que fazem sucesso no Brasil e no mundo:

Pinterest

O Pinterest é como um mural de inspirações. Os mais de 38 milhões de usuários brasileiros criam pastas de imagens e vídeos que funcionam como uma galeria para os mais variados assuntos.

Quer ver cortes de cabelo, decoração de casa, modelo de roupas, pratos e bolos decorados, como arrumar a mesa e infinitos tipos de conteúdo.

Se você gosta de artesanato e produz peças, crie sua conta e compartilhe suas criações, ou inspire-se para começar a fazer alguma arte manual.

Twitter

Atualmente o Twitter tem 16 milhões de usuários no Brasil, em 2009 foi o ano em que a rede atingiu seu auge, e com o passar dos anos as demais redes foram se popularizando, enquanto o Twitter não registrou o mesmo tipo de crescimento.

Isso acontece pela característica da rede social, que funciona como um feed de atualizações em pequenos textos e links para outras páginas, por isso tem um forte potencial para canais de comunicação como jornais e revistas.

Mas tem uma função muito utilizada como “segunda tela” para quem assiste a jogos, programas de tv, apuração de eleições e outros eventos que reúnem grande número de pessoas online ao mesmo tempo. O Twitter registra a opinião das pessoas que interagem enquanto a “programação principal” está acontecendo.

TikTok

Um dos grandes hits do momento é o TikTok, rede social chinesa que ganhou o coração de usuários nos EUA e no Brasil, além de seu país de origem. Por estar sob o regime do país aisático, que preserva seus números e formatos, ninguém sabe ao certo quantos são os usuários por país, mas estima-se que passa dos 15 milhões de usuários brasileiros cadastrados.

A rede social é diferente das outras, mas o que as pessoas buscam é basicamente compartilhar suas criações de maneira divertida em busca de mais e mais seguidores. Tanto que despertou a atenção do Instagram, que agora tem a função Reels que funciona basicamente como o TikTok.

Leia mais: TikTok: confira a nova rede social de vídeos que virou fenômeno

Muitas oportunidades com as redes sociais mais usadas

E você, conhece todas essas redes sociais mais usadas no Brasil? Em qual delas você é mais ativo? É possível aprender muito, reencontrar colegas de escola e do trabalho, descobrir novas habilidade e até se tornar um empreendedor digital através das redes sociais.

Com todas as oportunidades à disposição para usar no celular você precisa de uma boa internet, com conexão de qualidade, e isso você encontra na Claro!

NA CLARO VOCÊ AINDA TEM A INTERNET MAIS RÁPIDA DO PAÍS. ASSINE JÁ!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui