Ninguém está livre de ter seu aparelho de celular roubado. Pessoas mal intencionadas podem cruzar o nosso caminho quando menos esperamos. Quase ninguém está emocionalmente preparado para lidar com esse tipo de situação que, infelizmente, ainda acontece. Se isso acontecer, saiba que recuperar o número da Claro é uma possibilidade.

Além de recuperar o número da Claro, existem outras coisas que você também deveria saber. Você saberia bloquear o chip e o aparelho se fosse necessário? E conseguiria desbloquear depois? Esse tipo de conhecimento não ajuda apenas quem foi roubado. Quem perde o celular também pode precisar dessas informações.

Se você quer saber mais detalhes sobre como recuperar o número da Claro, continue lendo esse artigo!

CONFIRA OS MELHORES COMBOS DA CLARO COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Leia também: Plano controle de celular: conheça todas as vantagens

Bloquear antes de recuperar o número da Claro

Antes de tentar recuperar sua linha, é necessário fazer o bloqueio. Somente quando sua linha estiver bloqueada será possível começar o processo de recuperação.

Vale lembrar que o procedimento de bloqueio de chip da Claro não tem custo. Você não precisa pagar absolutamente nada pelo atendimento e nem para bloquear.

Entenda como fazer o bloqueio.

Bloqueando a sua linha

Bloquear a linha também pode ser chamado de bloquear o chip ou bloquear o número. Mas é diferente de bloquear o aparelho, então cuidado para não confundir.

O bloqueio da linha serve para que ninguém consiga usar a sua linha se passando por você. Além disso, quando uma linha é bloqueada, ela não pode ser ativada em outra operadora.

Para bloquear seu número da Claro, primeiro escolha por onde você quer bloquear.

Bloqueio de linha por ligação

Algumas pessoas não se sentem seguras para fazer isso pela internet e preferem usar o telefone. Nesse caso, acompanhe os seguintes passos:

  • Telefone para o atendimento da Claro no número 1052;
  • Preste atenção nas opções do menu para poder selecionar a alternativa adequada;
  • Escolha a opção que aborda a perda ou o roubo do celular;
  • Escolha a opção para bloquear o seu chip.

O número de protocolo do pedido de bloqueio será enviado para você.

Bloqueio de linha pela internet

Fazer o bloqueio da sua linha pela internet também é fácil. Acompanhe a lista a seguir:

  • Abra o navegador e entre na página da Minha Claro;
  • Efetue o login (é preciso estar cadastrado);
  • Escolha a opção “serviços”;
  • Vá na opção “serviços Claro”;
  • Clique no botão “bloquear linha”;
  • Digite o número do celular que deseja solicitar o bloqueio.

Depois dessas etapas, sua solicitação será encaminhada para o setor de cancelamento. A Claro tem um prazo de até dois dias para bloquear a sua linha. Além disso, você receberá o número de protocolo do atendimento.

Quais são as informações necessárias para fazer o bloqueio da linha?

Os atendentes da Claro, por questões de segurança, podem solicitar alguns dados. Se você quiser deixar o atendimento mais ágil, tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Nome completo do titular da linha;
  • Número do RG;
  • Número do CPF;
  • Endereço completo.

Registre um Boletim de Ocorrência

Depois de ter conseguido bloquear a sua linha, a Claro sugere que um Boletim de Ocorrência policial seja feito. Esse procedimento de segurança é importante não só por questões de segurança pública, mas para você.

Assim, caso alguém use sua linha para cometer um crime, por exemplo, fica registrado que naquele momento você não estava com o celular.

Saiba como recuperar o número da Claro

Não é tão difícil recuperar o número quanto alguns clientes podem imaginar. O processo para recuperar pode ser feito até mesmo quando a pessoa não tem mais acesso ao telefone celular.

Recuperar o número da Claro, na prática, é algo muito simples. Significa que a Claro vai transferir o seu número que estava em um chip para outro chip, que será novo. Assim, o chip antigo deixa de responder pela sua linha, não podendo mais fazer ou receber ligações. Tudo passa a acontecer no chip novo. Esse processo de transferência também é conhecido como reposição de chip.

Quanto custa recuperar o número da Claro?

A única coisa que precisa de pagamento é o novo chip. Afinal, o chip é um objeto que você está comprando – ele pertence ao cliente. Felizmente, para os clientes, o preço é simbólico. A cobrança pode variar de um lugar para outro, mas normalmente não passa de R$ 10.

O processo de recuperação, em si, não custa nada. Você não precisa pagar pelo atendimento e nem pelo serviço de transferir o número de um chip para o outro. A Claro faz isso de forma totalmente gratuita.

Recuperando o número

O processo que resulta no desbloqueio e na recuperação da linha é muito sério. Ele pode envolver dados pessoais, cobranças e outros detalhes. Por isso, a Claro preza pela segurança total dos seus clientes.

Mas o que todo esse cuidado com segurança significa? Significa duas coisas importantes.

Primeiro, significa que a recuperação da linha precisa obrigatoriamente acontecer em uma loja da Claro. Não existe nenhuma possibilidade de realizar o desbloqueio por telefone ou pela internet. Ou seja, você precisa ir pessoalmente e conversar com um atendente da Claro, que vai ajudar da melhor maneira possível.

Em segundo lugar, essa segurança toda significa que apenas o titular da linha pode solicitar a recuperação. Não existem exceções nem para cônjuges, irmãos, pais ou filhos. Ou seja, a pessoa que é dona do CPF registrado na linha é quem precisa ir pessoalmente até a loja.

Essas decisões são tomadas pensando no bem e na segurança do próprio cliente.

Casos mais frequentes

Saiba agora quais são os eventos mais frequentes que causam a necessidade desses procedimentos.

  • Perda ou extravio – Quando o celular não é mais localizado;
  • Problema físico ou quebra – Quando o aparelho e/ou o chip sofrem algum dano como, por exemplo, cair no mar, queimar em um incêndio, cair de grandes alturas ou ser atropelado;
  • Defeito – Quando o chip deixa de funcionar por motivo desconhecido;
  • Bloqueio de PUK – Quando o PIN é digitado errado 5 vezes, será necessário digitar a senha do PUK. Se o PUK for digitado errado 10 vezes, o chip será bloqueado definitivamente;
  • Roubo ou furto – Quando outra pessoa toma posse do seu aparelho sem a sua autorização. Vale lembrar que no furto não há violência, a pessoa leva seu celular sem você perceber. Já no roubo existe a presença da violência e/ou de ameaça.

E o bloqueio do aparelho?

No começo desse artigo, mencionamos rapidamente que bloquear a linha é diferente de bloquear o aparelho.

Para bloquear seu aparelho de celular, também é preciso entrar em contato com a Claro. O número para fazer a ligação é o mesmo de antes: 1052.

Nesse caso, a principal diferença é que você vai solicitar o bloqueio do IMEI do aparelho. Esse procedimento não tem relação com o chip ou com a linha. Ele diz respeito ao aparelho físico.

IMEI significa International Mobile Equipment Identity, esse código é como se fosse o CPF do seu aparelho. É um número único e que não pode ser trocado. Além disso, o IMEI não precisa do chip para ser reconhecido, porque o código não muda, independente da operadora.

Quando o IMEI é bloqueado, o aparelho perde completamente todas as suas funções. Além de não acessar mais a internet, o celular passa a não fazer e nem receber ligações. Ou seja, o aparelho fica totalmente inutilizável.

Por esse motivo, o bloqueio do IMEI é a melhor alternativa para casos de furto ou roubo. Assim, a pessoa que tiver subtraído seu celular não poderá usar, trocar e nem vender o aparelho – a não ser que o comprador não teste o telefone. A única alternativa para o ladrão, nesse caso, é desmontar o aparelho e vender as peças.

Desbloqueio do IMEI

Se por algum motivo você conseguir recuperar o aparelho, é possível fazer o desbloqueio do IMEI. Mas preste atenção, para isso você precisará de algumas coisas importantes:

  • Ser o titular da linha que solicitou o bloqueio;
  • Comparecer pessoalmente em uma loja da Claro;
  • Levar seus documentos;
  • Levar a nota fiscal de compra do aparelho.

Esse último item costuma ser o que mais causa problemas porque, como você já deve imaginar, a maioria das pessoas não guarda suas notas fiscais. Por isso sempre que você comprar um aparelho, guarde a nota fiscal.

Uma dica para quem compra ou vende aparelhos usados é procurar uma loja da Claro. Lá, você pode entregar seu aparelho usado e ganhar desconto na compra de um modelo mais novo. Dessa forma sua negociação se torna mais segura, e você sempre vai ter uma nota fiscal.

Leia também: Planos Claro Pós: confira as melhores opções da operadora!

Esperamos que você tenha entendido como recuperar o número da Claro. Se você conhece alguém em uma situação parecida com a sua linha, compartilhe esse artigo!

E para seguir recebendo dicas e informações sobre tecnologia, continue acompanhando o nosso blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui