Muitas pessoas têm dúvidas sobre como recuperar contatos apagados do smartphone. Afinal, quem nunca viu seu celular atualizar automaticamente ou então sofrer um bug inesperado?

Hoje em dia, o uso do smartphone faz parte da vida cotidiana, além de ser uma ferramenta de comunicação pessoal, permite realizar funções profissionais e acadêmicas. Desse modo, perder os contatos pode significar algo desesperador.

Em alguns casos, o problema é fácil de solucionar, mas em outros, é necessário seguir orientações precisas para conseguir recuperar contatos apagados de modo eficiente, sem prejudicar o funcionamento do dispositivo. 

Para auxiliá-los a recuperar contatos apagados de maneira segura e eficaz, elaboramos esse artigo. Confira para ter acesso aos principais tutoriais de como fazer isso e ter seus contatos de volta.

Tem como recuperar contatos apagados do meu smartphone?

A princípio, podemos destacar que, mesmo que você exclua contatos do smartphone, seja por qualquer motivo, ainda existe a possibilidade de recuperá-los seguindo orientações técnicas.

Você pode até ter apagado sem querer um contato ou então intencionalmente, achando que não precisaria mais daquela informação. Há sim como desfazer essa ação. Assim como é possível restaurar dados quando o telefone sofre alterações de fábrica, atualizações, problemas ou então em caso de roubos e furtos.

O que pode mudar, entretanto, são as formas de recuperar contatos apagados. Elas são diferentes de acordo do modelo do smartphone. Ou seja, para celulares com sistema operacional Android é de um jeito e para iOS é de outro. 

Desse modo, é essencial pesquisar como recuperar contatos apagados do telefone exclusivamente para o seu sistema operacional. Qualquer ação incorreta pode não funcionar ou simplesmente prejudicar seu aparelho de alguma maneira.

Recuperação através de Backup

O backup é uma ferramenta muito popular, presente em todos os smartphones atuais e que oferece ótimos resultados quando falamos de recuperar contatos apagados do celular.

Não é do conhecimento de todos, mas o backup não salva somente conversas e mídias embutidas no smartphone – aquelas que você recebe no Whatsapp, baixa de aplicativos ou e-mails, por exemplo. Ele é um importante instrumento inclusive para restaurar contatos apagados.

A saber, para os smartphones que possuem o sistema operacional Android, o backup acontece através das ferramentas oferecidas pelo Google e pode recuperar seus contatos em até 30 dias. 

Já para celulares da Apple que possuem o programa iCloud, é possível recuperar os contatos do smartphone presente no último backup realizado. 

Todavia, tanto para Android como para iOS essa ferramenta só funcionará até o próximo backup acontecer.

Por isso, veja no seu celular como está a configuração para realização do backup. Lembrando que a maioria dos aparelhos oferecem opções para os usuários escolherem a data para salvamento das informações, assim como agendarem a próxima data. 

Sincronize contatos para recuperá-los

A sincronização de contatos é um modelo de recuperação que fica disponível todo tempo para você. Por conta disso se tornou uma poderosa ferramenta caso aconteça algo com o seu smartphone.

Para quem não sabe, existe um local destinado para ativar a sincronização. Modificando essa parte em seu celular, poderão ser restabelecidos todos os contatos do telefone e e-mails excluídos.

Nos tópicos a seguir você entenderá o que fazer de acordo com o sistema operacional de seu celular. Acompanhe.

Como recuperar contatos apagados do Android?

Quer saber como recuperar contatos apagados do celular Android? A saber, isso é possível através das configurações do seu aparelho. Não é preciso baixar nenhum aplicativo e nem ligar para a sua operadora.

O procedimento se inicia acessando a “Conta Google”. E em seguida, você deve acionar a opção “sincronizar contatos”.

Fique tranquilo, esse ícone consta em todos os smartphones Android, pois para realizar qualquer download dentro da Play Store é necessário possuir uma conta na Google. Desse modo, você já deve ter incluído esse e-mail previamente.

Veja o passo a passo de como realizar:

  1. Acesse o menu “Configurações”;
  2. Em seguida encontre o ícone “Contas” e clique no ícone do Google, em alguns modelos você terá direto a opção “Contas Google”;
  3. Ao clicar no ícone do Google, aparecerá sua conta de e-mail utilizada no celular. Vale destacar que ela é sincronizada quando você configura o celular com os seus dados;
  4. Em paralelo a conta do e-mail, aparecerá a opção “Sincronizar Contatos”;
  5. Caso a opção não esteja ativada, você deverá realizar a ativação;
  6. Uma atualização ocorrerá e ao fim dela, acesse os contatos do seu celular, provavelmente todos os seus contatos salvos até a data do último backup terão retornado para a sua agenda.

Essa é uma maneira simples e segura de recuperar contatos apagados e possivelmente funcionará em todos os aparelhos Android. 

Informação importante

Muitas pessoas não sabem, mas assim que você faz a sincronização de uma conta Google no celular Android, todos os contatos serão sincronizados de maneira automática. 

Além disso, e-mails e dados pertencentes à Conta Google estarão disponíveis no smartphone posteriormente a essa sincronização.

Ademais, quando houver a inclusão de um novo contato no smartphone, o sistema atualizará esse dado no próximo backup realizado. 

Dessa maneira, a lista sincronizada com a Conta Google fica disponível no campo ‘Contatos’ quando acessada por outros dispositivos como tablets e computadores. 

Vale destacar que o usuário terá acesso a três tipos de listas diferentes através da Conta Google; são eles:

  • Contatos gerais;
  • Contatos frequentes;
  • Outros contatos.

No último caso citado, os contatos serão salvos nesse campo caso falte alguma informação, como por exemplo o nome do contato.

Logo após o passo a passo em seu Android, é bacana fazer uma conferência de todas as listas para ver se realmente os contatos foram restabelecidos.

Como recuperar contatos apagados do iPhone?

Agora é hora de explicar como realizar esse procedimento em um celular iPhone. Basicamente, o usuário deverá realizar a recuperação da sua lista de contatos através do aplicativo iCloud. 

Esse app está presente em todos os aparelhos telefônicos desenvolvidos pela Apple e consiste em uma plataforma eficaz para recuperar os contatos apagados, bem como demais dados perdidos.

Para aprender como recuperar contatos apagados do celular iPhone, veja o passo a passo a seguir:

  1. No smartphone da Apple encontre o ícone “Ajustes”. 
  2. Em seguida, clique na opção “avançado”
  3. Irá abrir uma nova tela com a opção “Restaurar Contatos”
  4. Escolha a opção de backup que te atenda e clique em “Restaurar” 

Todavia, para alguns usuários, a recuperação através do iCloud pode não funcionar, de acordo com diversos relatos. Caso isso ocorra com você, saiba que existe outra alternativa. Desta vez, conecte o celular no computador e realize uma restauração do iTunes. 

Nessa opção, todos os dados salvos até então no aplicativo iTunes serão baixados no celular. No entanto, ao optar por esse mecanismo, tudo que estava no seu celular será trocado pelos dados armazenados no iTunes. 

Conclusão: a forma mais segura para realizar a recuperação de dados do celular e consequentemente dos contatos apagados é pelo iCloud realmente. A opção de usar o iTunes deve ser empregada em último caso.

Leia também: Como descobrir o PIN do celular: veja o passo a passo bem simples

Como recuperar contatos apagados do meu celular Claro?

Há também uma opção somente disponível para clientes Claro que buscam informações sobre como recuperar contatos apagados do seu smartphone. 

Quando ocorre algum problema com o celular, na maioria dos casos, há a possibilidade de resolver por meio do chip da operadora

No caso da operadora Claro, existe uma opção específica para recuperar contatos que foram excluídos do celular. Para tal, você deverá localizar no aparelho a opção “Claro Chip”, lembrando que em alguns smartphones esse aplicativo tem o nome de “SIM Toolkit”. 

Ao localizar um desses aplicativos, você deverá seguir o passo a passo abaixo para ter os seus contatos recuperados. 

  1. No aplicativo “Claro Chip” selecione a opção “Claro Contatos” 
  2. Em seguida, clique na opção “Sincronizar”
  3. Ao escolher essa aplicação, o app pedirá que você assine o serviço para que ele consiga recuperar os contatos excluídos
  4. Logo em seguida, você deverá mandar a palavra “RESGATAR” para LA354 via SMS. 
  5. Posteriormente, siga o passo a passo através das mensagens que chegarão em seu celular.

Essas são as principais maneiras para recuperar contatos apagados, o que acha de experimentá-las de acordo com o sistema operacional de seu celular? Depois que tentar, volte aqui no blog Claro Combo Mais para contar se deu certo. Até mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui