Um problema que afeta muitos usuários de celulares é a mensagem “Celular não registrado na rede”. Esse é um aviso que pode ser em função de atualização do sistema operacional ou outros motivos. Porém, não é algo difícil de solucionar e o próprio usuário pode fazer esse registro. 

É preciso lembrar que esse é um erro muito comum, especialmente para quem tem aparelho Android. No entanto, não é preciso levar o celular em uma assistência especializada para conseguir registrar o chip ou aparelho.

Preparamos esse post para você que recebeu a mensagem de “não registrado na rede”. Vamos te mostrar como solucionar o problema de forma correta. Continue acompanhando. 

Afinal, o que quer dizer não registrado na rede?

O termo não registrado na rede é uma mensagem recebida nos aparelhos celulares quando ocorre um erro na linha e o mesmo não consegue se conectar à rede da sua respectiva operadora ou até mesmo, um erro no chip. Isso impossibilita a realização de ligações e o acesso à internet. 

Para te ajudar com esse incômodo, separamos algumas dicas importantes. Continue acompanhando! 

Mas como resolver o erro “Não registrado na rede”?

Antes de qualquer coisa, tente reiniciar o seu aparelho. Esse procedimento simples pode resolver. No entanto, caso esse procedimento não dê certo, reunimos algumas maneiras de como solucionar o erro!

Veja os motivos para acontecerem o erro de não registrado na rede em seu aparelho móvel:

Atualização do software Android e da sua conta Samsung

Pode ser que a mensagem de erro esteja aparecendo por conta de algum dos softwares do sistema operacional do seu aparelho. Portanto, é necessário que você baixe e instale as atualizações, que automaticamente farão as devidas correções. Para isso é preciso:

  1. Carregue a bateria do seu celular até 100%. Afinal, a atualização pode demorar bastante tempo e se a bateria acabar o processo é interrompido;
  2. Vá Configurações e escolha a opção sobre o dispositivo;
  3. Selecione atualização de software e depois clique em atualizar, para conferir se há alguma atualização disponível para o seu aparelho;
  4. Se sim, execute a atualização e espere que ela seja realizada completamente. Para isso, não desligue o aparelho;
  5. Aguarde o celular reiniciar automaticamente e pronto.

Falha de registro do IMEI

Sempre que o aparelho se conectar com a rede de sua operadora o celular deve informar um número de IMEI válido. Porém, em alguns casos, esse número é corrompido e, por isso, a conexão é interrompida.

Isso é comum acontecer em aparelhos com ROMs customizadas ou quando é realizado o processo de ROOT. Se você quiser verificar o seu número de IMEI, ligue para o número *#06#

Ao digitar o número, você recebeu alguma mensagem de erro? Então, a mensagem não registrado na rede pode ser por esse motivo. Saiba como proceder: 

  • Restaurar o celular para as configurações de fábrica pode resolver esse problema. Porém, se você é tem uma custom ROM, como Lineage OS, Ressurrection Remix, etc., vai precisar reinstalar o Android original para recuperar seu IMEI;
  • Caso tenha feito ROOT no seu aparelho e também está recebendo a mensagem de erro, tente remover o ROOT e solicite novamente o número do IMEI.

Manutenção das antenas ou falha de cobertura

Se você está em um lugar onde nunca teve problemas com sinal da Claro, e está tendo esse tipo de problema, o erro pode ser na cobertura e não em seu aparelho.

As antenas que transmitem o sinal para os celulares estão em constante manutenção e esse pode ser o motivo pelo qual você está recebendo a mensagem. Portanto, espere algumas horas para normalizar o serviço.

Chip cortado ou mal encaixado

Se esta mensagem de não registrado na rede está aparecendo constantemente para você, verifique se seu chip está encaixado corretamente. Em muitos caso, é somente encaixar o chip da maneira certa. 

Entretanto, além do encaixe ruim, lembramos que muitas pessoas acabam cortando o chip de modo incorreto para que se encaixe em seu novo aparelho. Isso pode ocasionar a falha operacional e o aparecimento da mensagem. Afinal, o chip é muito sensível e precisa ser manuseado com uma ferramenta de corte correta.

Caso tenha danificado o chip no momento de cortá-lo, não há como recuperá-lo e será necessário que você compre outro chip virgem caso queira ter o mesmo número. Portanto, é preciso ir a uma de nossas lojas. 

Colocar no modo avião

Outra maneira de solucionar o problema da mensagem não registrado na rede é tentar colocar o aparelho no modo avião. Isso você encontra facilmente na barra de notificações. 

Espere cinco segundos e tire do modo avião. Esse procedimento fará o aparelho procurar pelas conexões disponíveis novamente.

Mude o chip de entrada

Se o seu aparelho possui entrada para dois chips, pode ser que mudando de porta você consiga resolver o problema. Afinal, uma das entradas pode ter falhas e impede o reconhecimento do chip. 

Portanto, desligue o aparelho e faça a mudança de porta do chip. Depois, ligue normalmente o telefone e verifique se haverá o reconhecimento de sinal.

Reinicie o aparelho

Por último, mas não menos importante, tente a boa e velha solução: reiniciar o aparelho. Afinal, o problema pode ser temporário e em função do sinal da operadora ou ainda, do próprio smartphone. 

Ao reiniciar o seu celular, você desativa todos os aplicativos e libera mais espaço na memória. Além disso, o aparelho irá buscar de novo todas as redes novamente. 

Todas as dicas que demos acima são soluções comprovadas para resolver o problema da mensagem não registrado na rede. São técnicas simples e que qualquer pessoa consegue fazer.

Contudo, caso o problema não seja resolvido, é recomendado levar o aparelho até uma assistência técnica especializada do modelo do seu celular. Dessa forma, você terá um diagnóstico mais preciso. 

Leia também: Como descobrir o PIN do celular: veja o passo a passo bem simples

Chip não registrado na rede ou o problema é sua operadora?

Como já dissemos, a mensagem de celular não registrado na rede pode estar relacionada também a problemas de cobertura da operadora. Isso é algo muito comum de acontecer.

Porém, se isso ocorrer com frequência, recomendamos entrar em contato com a Claro para resolver o problema. Ou procurar uma assistência técnica especializada. 

Chip novo Claro

Quando você compra um chip novo da Claro, precisa fazer a ativação dele na operadora. O procedimento é simples, não precisa achar que é um “bicho de sete cabeças”. Mas se tiver dúvida, qualquer colaborador da Claro te ajuda com o procedimento.

Para cadastrar o seu chip, é possível fazer esse procedimento online, mas depois de fazer a ativação do mesmo. Você vai receber um link via SMS para clicar e ser direcionado para o portal de cadastro.

Contudo, para fazer esse cadastro você deve estar conectado à internet móvel, ou seja, sem o uso do Wi-Fi. A conexão deve ser por 3G ou 4G. Para ativar o chip da Claro tenha sempre em mãos o seu CPF, RG, data de nascimento, endereço completo e onde foi feita a emissão do seu CPF.

Conclusão

Ao longo do texto mostramos diversas soluções para você conseguir resolver o problema da mensagem “não está registrado na rede”. É um erro muito comum e que aparece quando a gente menos espera.

Porém, caso você não consiga fazer esses procedimentos, conte com a ajuda da Claro! Nossos colaboradores te ajudam a fazer o passo a passo para que essa mensagem não apareça mais em seu telefone.

Entretanto, caso seja algo do seu aparelho, ressaltamos a importância de procurar uma assistência técnica especializada da marca do seu celular. Assim, você terá um diagnóstico preciso de qual realmente é o problema. Pode ser algo além do sinal ou chip. Portanto, somente o técnico poderá te informar corretamente. 

Conseguiu resolver o problema da mensagem não registrado na rede? Conte para a gente qual o procedimento te ajudou, aqui nos comentários. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui