Plano de fidelização. Esse é um termo que assusta muitos consumidores na hora de adquirir um plano de internet, TV por assinatura e, principalmente, celular.

Com certeza você já deve ter corrido de uma oferta com esse serviço no momento da compra, não é mesmo?

Mas, alguma vez você já parou para analisar um plano de fidelização para celular e saber se, de fato, vale ou não a pena? E para saber o que é mito e o que é verdade?

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Caso sua resposta seja negativa, chegou a hora de entender um pouco mais sobre o serviço de fidelização, suas vantagens e o que analisar. É fato que, quando o plano é bom, você nem liga para a fidelização. 

O que é um plano de fidelização?

Também denominado contrato de permanência, é o documento que define o período mínimo em que o consumidor deve ficar vinculado à operadora, segundo a Anatel.

Essa permanência acontece quando a empresa oferece algum tipo de vantagem para o consumidor, como generosos descontos em aparelhos celulares, por exemplo.

Qual o período máximo da fidelização?

Para pessoa física, ainda de acordo com a Anatel, o plano de fidelização não pode ultrapassar o período de 12 meses.

Já para planos voltados para pessoa jurídica, o período pode ser diferente, respeitando a livre negociação entre as partes.

E o cancelamento, como funciona?

Como é um contrato, ele tem direito e obrigações a serem cumpridas pelas partes envolvidas na contratação do serviço.

A empresa se compromete a prestar todos os serviços contratados pelo cliente, de acordo com o plano de telefone, internet ou TV escolhidos.

Já o cliente, em troca do desconto no serviço ou produto adquirido, se compromete a usar o serviço pelo prazo de 12 meses, podendo cancelar depois, sem qualquer ônus.

Porém, cancelando antes desse tempo, por livre e espontânea vontade, há multa de rescisão contratual, que não deve ultrapassar o valor do desconto ofertado.

E como é cobrada a multa?

Segundo a Anatel, a multa rescisória não pode ultrapassar 10% do valor total do contrato do serviço.

Por exemplo, se você teve desconto de R$ 500 em um smartphone, então, essa pode ser a multa total do contrato – sem ultrapassar esse valor.

É válido informar que, conforme o tempo vai passando, o valor da multa vai diminuindo, ou seja, se decidir cancelar nos últimos dois meses, o valor será bem inferior a esse total.

Contudo, se a empresa não prestar corretamente o serviço comprado, o cliente pode cancelar sem ônus, por quebra contratual da empresa.

Havendo resistência no cancelamento ou em um possível acordo, deve-se entrar em contato com a Anatel e formalizar a reclamação.

Quais as principais vantagens de um plano de fidelização?

Em se tratando da área de telefonia móvel, com certeza são os descontos robustos nos smartphones que, dependendo do plano, podem sair até de graça.

Em segundo lugar estão os benefícios do plano, sempre pós-pagos, que contam com ligações ilimitadas e pacotes de dados com muitos gigas para navegar na internet.

Também incluem serviços e aplicativos exclusivos de músicas, revistas, jornais e até uso ilimitado no exterior, além de ter mais pontos nos programas de fidelidade de cada operadora.

Como saber se um plano de fidelização é ideal para mim?

Se você usa muito o serviço de ligação telefônica e também o de internet, de forma que planos controles não cubram essa necessidade, então pode ser ideal para você.

Além de poder escolher planos que vem com todas essas vantagens, ainda você consegue significativos descontos em aparelhos celulares.

E, como o uso é constante, o desgaste também. Assim, é um forma de sempre ter um aparelho em perfeito estado, com serviços à disposição, que não vai deixar você não mão.

Agora, se você utiliza o celular apenas para acessar redes sociais, bater papo, assistir a alguns vídeos, com certeza não é a melhor opção.

Dê preferência aos planos pré-pagos e planos controles, que não possuem fidelização, caso não haja promoção, pois você pode cancelar quando precisar.

Existem planos de celular sem fidelização?

Conforme dito acima, a fidelidade ocorre quando o cliente opta pela aquisição do produto ou serviço mediante um desconto sobre um deles ou até ambos.

Então, se você optar por contratar apenas um plano pós-pago, por exemplo, sem aparelho celular envolvido, não há contrato de permanência.

Assim, essa opção se torna interessante se o seu celular atual atende perfeitamente suas necessidades e você precisa apenas dos serviços ofertados pelo o plano.

Decidi contratar esse serviço. O que devo observar?

Primeiramente, o ideal é fazer uma pesquisa de mercado, seja para entender qual o melhor plano de celular para você e também qual o smartphone que atende suas necessidades.

Feito isso, é fazer um comparativo entre os planos que mais se adequam ao seu perfil e decidir qual oferece as melhores vantagens e benefícios.

No momento da contratação, não se deixe levar pela pressa ou ansiedade e se permita ler o contrato e tirar todas as dúvidas com o atendente.

Já que haverá a aquisição de um celular, plano, parcelas da compra e mensalidades, não deixe espaço para dúvidas, para evitar surpresas desagradáveis futuramente.

E já que esses planos são pós-pagos, certifique-se qual o limite de uso de cada serviço, o valor de tarifas adicionais e outros detalhes que se fizerem importantes.

Leia também: Central de atendimento Claro: fale com a operadora

Exemplos de planos com e sem fidelização

A Claro tem ótimos exemplos de planos nessas categorias, uma vez que, em sua apresentação, deixam todos os detalhes explicados para o consumidor.

Plano Claro Pós 50GB

  • R$ 259,99 por mês, no boleto bancário com 12 meses de fidelização
  • 50 GB para navegar à vontade na internet
  • +50 GB de bônus Natal + 50GB Extraplay
  • Apps para navegar ilimitado, sem descontar da internet:
    • WhatsApp, Instagram, Facebook, Twitter, Waze, Cabify e Claro Música
  • Passaporte Américas – internet e ligações no Brasil e em mais 18 países da América Latina
  • Compartilhamento de plano com até mais quatro linhas, por R$ 39,99/mês cada
  • Ligações ilimitadas para operadoras de todo o Brasil, usando o 21
  • SMS ilimitados
  • Roaming nacional
  • Apps com assinaturas inclusas:
    • Claro Vídeo, Claro Banca Premium, Livros Digitais by Skeelo e Claro Notícias

Plano Claro Controle 3GB

  • R$ 49,99 por mês no débito automático + fatura digital
  • R$ 54,99 por mês no boleto bancário
  • Apps para navegar ilimitado:
    • WhatsApp, Waze, Cabify e Claro Música
  • Ligações ilimitadas para operadoras de todo o Brasil, usando o 21
  • SMS ilimitados
  • Roaming nacional
  • Apps com assinaturas inclusas:
    • Claro Banca e Claro Vídeo

Fica evidente a diferença entre a quantidade de serviços e benefícios ofertados por cada plano, mas que atendem a perfis com necessidades específicas.

No site Claro Combo Mais, você pode verificar todos os outros planos disponíveis, fazer um comparativo e entender melhor se um plano de fidelização é ou não interessante para você.

Na primeira situação, não foi colocado exemplo de desconto em aparelho, por ser uma questão de disponibilidade de cada loja, em cada cidade e estado.

Vale a pena ter um plano de fidelização?

Como você já pode ter notado neste texto, levando em conta as vantagens e suas consequentes desvantagens, a resposta é: depende.

Depende muito de qual é a sua necessidade de uso, tanto das funcionalidades de um celular, quanto dos serviços dos planos ofertados.

Se você usa o celular como ferramenta de trabalho, pode ser uma boa contratar esse serviço, já que não pode contar com imprevistos.

Imprevistos como ter que lidar com um aparelho que trava muito, que tem pacote de ligações e internet bem limitados e que podem causar prejuízos.

Agora, se você já usa o celular apenas para fins básicos, como bater papo com os amigos, enviar e-mail e acessar redes sociais, por exemplo, não há necessidade.

O importante é entender qual o seu perfil de uso e, consequentemente, qual o tipo de serviço de celular que melhor supre suas necessidades.

Assim você saberá se precisa de um plano pós-pago, controle ou pré-pago.
Confira as opções
clicando aqui e acessando o site do Claro Combo Mais.

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