Quer saber como personalizar o Android do seu smartphone usando o app Nova Launcher, deixando-o mais funcional, diferente e refletindo o seu estilo?

Neste artigo, você verá o que é o app Nova Launcher – o mais baixado na Play Store na categoria – além de algumas dicas pra ajudar você a deixar seu Android diferentão.

E diferentão não apenas no quesito beleza, que é essencial, mas também por ganhar recursos e funcionalidades que irão aprimorar a funcionalidade do seu celular.

CLIQUE AQUI E APROVEITE NOSSAS OFERTAS PARA PLANOS DE INTERNET

Mas afinal, o que é Launcher?

É uma categoria de aplicativos para smartphones e tablets que permite realizar uma série de mudanças nesses dispositivos, desde visuais até funcionais e, assim, personalizar o Android.

Da mesma forma como você escolhe o plano ideal, você também pode personalizar o seu smartphone com a sua cara.

E o app mais utilizado e conhecido para personalizar o Android é o Nova Launcher, que conta com mais de 50 milhões de downloads e já está em sua versão 6.2.3, oferecido pela TeslaCoil Software.

Possui tanto a versão grátis, que já é bem robusta, quanto a paga, que custa R$ 15 e oferece algumas funcionalidades extras, que serão explicadas adiante.

Contudo, uma das que mais chamam atenção, principalmente após essa recente atualização, é o tema escuro, que oferece um preto total, disponível em ambas as versões.

Como personalizar o Android usando o tema escuro?

É um recurso de muito interesse pelos seus usuários, que permite que o dispositivo fique com a tela escura.

Nessa nova versão, você pode personalizar o Android em três tons escuros: o acinzentado, o preto e o preto verdadeiro ou profundo, como é chamado por alguns usuários.

É um preto que “apaga” os pixels da tela, deixando-a opaca, sendo bem interessante para smartphones com tela Amoled, por exemplo.

Para usar o tema escuro, siga os seguintes passos:

  • Baixe o app na Play Store
  • Após instalado, abra o app, que aparecerá como “Configurações Novas”
  • Em seguida, clique em “Modo noturno”
  • Selecione a opção “ligado”
  • Depois a cor de fundo, para o preto profundo é #000000. Selecione-a.
  • Por fim, aplique nas opções que desejar, como ícone de gaveta ou gaveta de apps, por exemplo

Vejar como personalizar o Android alterando o formato dos ícones

Tendo colocado ou não o tema escuro, você pode alterar o formato dos ícones do seu smartphone, se eles forem compatíveis.

Isso pelo fato de que cada empresa tem sua própria versão de ícones, como os quadrados com bordas arredondadas da Samsung, por exemplo.

Ao abrir o app:

  • Selecione o campo “Aparência”
  • Depois, “Estilo do ícone”
  • E escolher qual a forma e o tema

São 5 formas de ícones disponíveis:

  • Quadrado levemente mais arredondado
  • Arredondado nas extremidades e laterais retas
  • Quadrado 
  • Arredondado – um círculo tradicional
  • Lágrima
  • Siga o sistema – segue o formato do Nova Launcher

Além do mais, há a possibilidade de personalizar, onde você pode brincar com os mesmos formatos acima descritos, deixando-os mais irregulares, por exemplo.

Como personalizar o Android modificando a gaveta de apps?

Se você gostou de personalizar o Android aplicando o tema escuro e novos ícones definidos, chegou a hora de dar aquela repaginada na gaveta dos seus apps.

Seja para alterar apenas a cor, layout e grade, há diversas sub-opções que podem dar aquele toque ainda mais especial para combinar com seu papel de parede e tema.

Abra o aplicativo e selecione “Área de trabalho”, que logo mostrará as opções disponíveis relativas ao:

  • Layout:

    • Grade de área de trabalho:

Permite decidir a escala de quantos apps ficarão em cada linha e cada coluna, oferecendo desde a opção 2×2 até de 12×12.

  • Layout dos ícones:

Por uma barra de rolagem, você pode escolher o tamanho dos ícones, quatro diferentes fontes, cores variadas e decidir se colocará sombra e linha única.

  • Margem:

Você pode colocar ou não margem aos ícones, deixando-os ainda mais diferentes.

  • Pesquisar

    • Posicionamento da barra de pesquisa:

Há quatro diferentes opções para escolher onde posicionar a barra de pesquisa do Google, seja como widget, acima ou abaixo dos ícones e persistente.

  • Estilo da barra de pesquisa:

Uma forma bem interessante de renovar a barra de pesquisa, desde formatos antigos até os atuais, incluindo estilos da logo, com diferentes cores.

  • Provedor de pesquisa:

Google App, Google App Overlay ou Nova Search, escolha o seu.

  • Rolagem

    • Rolagem do papel de parede:

Conforme você vai passando a tela, o papel de parede vai acompanhando o movimento. Vale deixar na posição “invertido”, na versão gratuita.

  • Efeito de transição:

Simples, Cubo ou Baralho de Carta, a versão gratuita oferece essas três opções de efeito de transição ao rolar a tela do seu dispositivo.

  • Rolagem infinita:

Um jeito legal de ter uma rolagem contínua ao invés de ficar para baixo e para cima na busca por aquele app.

Além de configurações de página, sobre novos apps e também outras de caráter mais avançadas, como a sobreposição de widgets.

Como personalizar o Android mudando o formato das pastas?

Para contribuir ainda mais nessa transformação, você também pode alterar o formato das pastas, que possibilitam o agrupamento de vários apps.

Normalmente, quando você decide agrupar apps de um mesmo assunto em uma pasta, ela sempre tem o mesmo formato.

Para mudar essa característica, dando um padrão diferente a essa organização, abra o app, vá em “Pastas” e “Aparência do ícone de pastas”.

Após, você verá:

  • Layout dos ícones – mostra quatro diferentes opções, sendo Grade, Pilha, Ventilador e Linha, sendo esses três últimos em 3D.
  • Forma do fundo – sete opções para dar forma ao layout, incluindo a de personalizar.
  • Cor e transparência – você pode escolher qual a cor mais combina com sua customização, além de decidir se quer ou não dar alguma transparência a ela.

Um fator bem interessante é que tanto nessa opção como em várias outras, você pode pré-visualizar essas opções enquanto escolhe, no próprio app.

Como baixar e ativar o Nova Launcher?

Para baixar o app, acesse a Play Store, através do Google Play, busque pelo Nova Launcher, da TeslaCoil Software.

Faça o download e, assim que estiver concluído e instalado, abra o aplicativo, vá em “área de trabalho” e o selecione como “padrão”.

Após, basta seguir essas dicas iniciais para começar a deixar o seu smartphone ou tablet com a sua cara.

Leia também: Melhores planos de internet para jogar online

Por que usar o app para personalizar o Android?

Cada fabricante/marca de smartphone Android fabrica o aparelho com uma interface diferente.

A Motorola, por exemplo, oferece a experiência de um Android puro, sem muitos apps previamente instalados. Já a Samsung traz uma versão customizada com o TouchWiz.

Essas adições de apps e softwares no sistema do aparelho podem impactar na performance que, de fato, ele pode desempenhar durante seu uso.

Assim, os launchers podem contribuir para uma significativa melhora no desempenho, em especial o Nova Launcher.

Com um alto grau de personalização, ele oferece opções para o usuário que quer ter o melhor desempenho do seu dispositivo, oferecendo suporte e recursos essenciais, como widgets.

Personalizar o Android vale a pena?

Como você já deve ter vivenciado, nem sempre a aparência da área de trabalho e ícones do smartphone ou tablet é compatível com o seu gosto.

E por mais que você se acostume com seus ícones e aparências, ao longo do tempo pode gerar aquele incômodo e a sensação de que não proporciona a melhor experiência.

Assim, nada melhor do que se permitir dar essa cara nova para o seu dispositivo, deixando-o visualmente agradável aos seus olhos.

O app Nova Launcher é ideal para esse objetivo, pois, além de encantar os olhos, oferece outros diversos benefícios, que inclusive ajudam a economizar bateria.

A maioria dos seus recursos oferece a vantagem da pré-visualização, que facilita muito o processo de escolha do ícone, pasta e outros detalhes.

E quantidade de opções de formas e estilos proporciona uma variedade imensa de combinação de opções, que irão fazer você demorar a se cansar – isso se cansar!

Afinal, sempre está em constante atualização, melhorando possíveis bugs, além de adicionar novos recursos e facilidades.

Contudo, vale ressaltar que ele também conta com a versão paga, o Nova Launcher Premium, que custa R$ 15 e oferece uma série de outros recursos bem legais.

Agora que você conheceu o Nova Launcher, aproveite para adquirir um plano que também tem a sua cara. No Claro Combo Mais você pode adquirir um plano perfeito para o seu perfil. Confira!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui