Você sabe para que serve o Chromecast do Google? Assim como a maioria dos produtos da marca, o acessório foi desenvolvido para levar inteligência e praticidade ao dia a dia dos usuários. Apesar do seu tamanho compacto e preço acessível, o aparelho pode mudar completamente a sua experiência de entretenimento.

Em resumo, ele é capaz de transformar a sua TV em Smart e abrir uma porta inteligente de conexão com a internet e outros dispositivos deste tipo.

Quer entender melhor como funciona o produto mais popular e acessível do Google no Brasil? Para isso foi feito este post. Ajudar você a conhecer o acessório e aproveitar as suas melhores funções.

Não esqueça que ter uma conexão de qualidade é imprescindível para usar esse tipo de aparelho e na Claro você encontra a internet banda larga e móvel mais rápida do Brasil.

VEJA AQUI OS MELHORES PLANOS CLARO E APROVEITE O MELHOR DA TECNOLOGIA NA SUA CASA E CELULAR!

Leia também: Conheça os melhores aplicativos para ver TV no celular

O que é o Google Chromecast

Para quem olha, o Chromecast pode parecer um simples pendrive ou HD externo. Porém, este pequeno acessório esconde um mundo de possibilidades ao usar inteligência artificial para conectar-se a outros dispositivos inteligentes e transformar praticamente qualquer TV em smart.

Basicamente, essa é a sua principal função. Entretanto, o aparelho apresenta outros diversos recursos que o tornam muito interessante. Tanto que é o hardware mais popular do Google no Brasil.

Para que serve o Chromecast e sua principal função

O acessório do Google funciona com um sistema chamado Google Cast que permite conectar a televisão à internet e reproduzir conteúdos online diretamente na tela.

Também é possível espelhar outros dispositivos, como celular, tablet e computador. Esta função transforma o televisor em um grande monitor, ideal para ver filmes, séries e jogar online.

Do lançamento inovador ao aprimoramento para acompanhar tendências

Quando foi lançado em 2013, o Chromecast trazia a proposta altamente inovadora de espelhar celulares, computadores e tablets em qualquer TV com entrada HDMI.

Hoje em dia essa função parece bastante básica, mas há 7 anos não existia nada parecido. Tanto que muitas pessoas demoraram a entender a sua real utilidade e pensar que o acessório era supérfluo.

Não demorou muito para quer os próprios usuários passem a perceber para que o Chromecast serve realmente. Na época do seu lançamento as poucos TV smart disponíveis no Brasil ainda eram caras e tinham um sistema lento e limitado.

Com um simples acessório conectado à porta HDMI do aparelho, smart ou não, era possível acessar o YouTube, a Netflix e o Google TV. Em seguida, novas versões do aparelho passaram a ter suporte para qualquer aplicativo de mídias tanto do Android quanto do iOS.

Reconhecimento, inovação e eficiência

Desde então a popularidade só aumentou. Afinal, com um aparelho pequeno, leve, simples e barato se tornou possível ter na tela da TV o melhor do entretenimento disponível na internet.

As únicas exigências eram ter uma rede Wi-Fi de qualidade e uma entrada HDMI do televisor. Em termos de tecnologia 7 anos é muito tempo e naquela época o Chromecast ganhou um espaço de muita inovação.

Confira também: Chromecast – aprenda a instalar na sua TV

Atualizações e design

Desde 2013 o acessório também sofreu mudanças e atualizações no visual. O primeiro modelo era muito parecido com um pendrive. Logo foi substituído por uma versão um pouco maior, porém mais flexível e adaptável em qualquer formato de instalação.

Em termos técnicos, o Chromecast foi ganhando qualidade na definição de imagem. Em 2015 ele passou a suporte para transmissão em Full HD e ainda sofreu uma melhora significativa na conexão Wi-Fi.

Novo modelo e mudança de conceito

Recentemente a empresa lançou o último modelo do acessório com Google TV integrada e suporte a vídeos em 4K. Além disso, esta é a primeira versão que possui controle remoto e suporte para a instalação de apps no próprio aparelho.

O novo Chromecast chama a atenção principalmente pela mudança de conceito. O acessório deixa de lado a simplicidade característica desde o seu lançamento para aproximar-se dos serviços de streaming que tomaram conta do mercado atual.

Até dezembro de 2020, o novo modelo ainda não tinha data para chegar ao Brasil. As versões anteriores do acessório seguem funcionando normalmente e ocupando o devido espaço no mercado.

Para que serve o Chromecast hoje em dia

Se o período de 7 anos parece muito tempo no universo tecnológico, talvez você esteja se perguntando para que serve o Chromecast hoje em dia. Até porque o contexto atual é de televisores smart mais baratos e celulares com sistema próprio de espelhando.

A função básica de transformar uma TV comum em smart segue sendo muito útil no Brasil. Isso porque ainda há muitos aparelhos que não possuem esse recurso e com o Chromecast você transforma o seu televisor em um dispositivo inteligente investindo em torno de R$300, valor aproximado do acessório.

Veja mais: Planos Claro TV – veja todas as opções e como contratar!

Smart TV no Brasil

O crescimento na compra de televisores inteligentes foi rápido no Brasil. O último estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2018, mostrou que houve um aumento de quase 60% no uso destes aparelhos entre 2016 e 2017.

Ainda assim, há muitos domicílios que não utilizam esse tipo de tecnologia. A mesma pesquisa avaliou que até final de 2018 havia mais de 12 milhões de pessoas sem acesso a esse tipo de tecnologia.

Recursos avançados e novas funções

Além da função básica o Chromecast ganhou novos recursos. Atualmente há cada vez mais aplicativos compatíveis com o aparelho.

Quer saber mais para que serve o Chromecast? Abaixo listamos algumas funções interessantes que você pode executar com o aparelho para melhorar a sua experiência online pela TV. Confira!

Assistir lives na TV

Durante a pandemia do Covid-19 as lives viraram uma tendência no Brasil e no mundo. Com o Chromecast você pode assistir esse tipo de transmissão diretamente na TV, seja por Facebook ou por Youtube.

Ver fotos, vídeos e apresentações

Conteúdos como fotos e vídeos que estão armazenados no seu celular ou tablet podem ser facilmente vistos na tela da TV através do Chromecast. Esta função é a melhor maneira de compartilhar esses registro com amigos e familiares ao mesmo tempo, em uma tela grande.

Da mesma maneira, apresentações de slides feitas com aplicativo do Google no seu celular ou computador podem ser facilmente transmitidas na TV. Este é um recurso excelente para uso acadêmico e profissional.

Jogos de celular na tela grande

Quem está acostumado a jogar no celular ou tablet sabe que o tamanho da tela faz toda a diferença. Agora imagine colocar os seus games favoritos em uma tela grande? Isto também é possível com o acessório do Google.

Através da conexão pelo Chromecast você espelha o seu dispositivo móvel e joga normalmente pelo celular, mas assistindo tudo na tela da TV com mais qualidade e eficiência.

Leia também: Veja como espelhar celular na TV de forma simples!

Ouvir música diretamente da sua plataformas de streaming

As principais plataformas de streaming de música também são compatíveis com o sistema do Google. Sendo assim, você pode escutar as suas canções preferidas na TV e reproduzir playlists inteiras com a qualidade de som do aparelho televisor.

TV como tela do dispositivo móvel

O Chromecast possui aplicativos e funções integrados para executar somente com a conexão por Wi-Fi e outros recursos disponíveis por espelhamento de um outro dispositivo inteligente.

Ao espelhar a tela do seu celular, computador ou tablet através do acessório, você pode executar todas as funções do aparelho usando a tela da TV como um grande monitor.

Para aproveitar todos esses recursos do acessório mais popular do Google é imprescindível ter uma conexão estável e de qualidade. Isso você encontra na Claro!

CONTRATE AGORA MESMO UM DOS COMBOS CLARO E NAVEGUE COM A MELHOR INTERNET DO BRASIL!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui