Escolher a melhor operadora de telefonia para atender a sua demanda de internet e ligações pode passar pela avaliação de diversos critérios.

Fazer essa escolha com cuidado pode representar não apenas uma economia no orçamento mensal, como também uma melhora significativa na qualidade dos serviços contratados.

Além de entender como é o seu perfil de uso do telefone existem algumas ferramentas que podem ajudar nesse processo. Uma delas é a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, divulgada anualmente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Siga acompanhando este artigo e vamos mostrar os últimos dados divulgados sobre a telefonia no Brasil. Além de dar dicas para você escolher o plano com os melhores benefícios conforme as suas necessidades.

Melhor operadora de telefonia do Brasil conforme avaliação dos próprios clientes

Considerando a opinião dos próprios clientes, a Anatel busca identificar a melhor operadora de telefonia do Brasil. A avaliação é feita com base nos serviços prestados, sem relevar critérios técnicos.

Sendo assim, os parâmetros considerados foram cobrança e recarga, canais de atendimento, resolução de demandas, reparo e instalação, oferta e processo de contratação e funcionamento geral. Cada item foi qualificado individualmente com notas de 0 a 10.

O estudo avaliou o fornecimento de serviços em telefonia móvel, além de internet banda larga e TV por assinatura.

Amostra nacional

No estudo realizado pela agência no final de 2018 e divulgado em 2019, foram entrevistados aproximadamente 100 mil consumidores. Especificamente sobre telefonia móvel foram ouvidas cerca de 45 mil pessoas.

A pesquisa foi aplicada por telefone e as ligações foram direcionadas a todos os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

Operadoras de telefonia avaliadas pela Anatel

A Anatel incluiu na pesquisa somente as operadoras que possuem ao menos 10 mil clientes ativos no país. Com isso foi considerada a opinião de clientes Claro, Algar, Vivo, Tim, Nextel, Oi e Porto Seguro.

Neste artigo vamos abordar os resultados obtidos, principalmente, pelas quatro maiores operadoras de telefonia do país. Ou seja, Claro, Vivo, Oi e Tim, que dominam o mercado com mais de 95% das linhas registradas pela agência.

Confira como estava divido o mercado de telefonia brasileiro, por operadora, até 2019.

  • Vivo – opera com 73,67 milhões de linhas ativas, sendo 32,28% do mercado
  • Claro – tem 56,51 milhões de linhas ativas, que representam 24,76% do mercado
  • Tim – possui 54,68 milhões de linhas em operação, representando 23,96% do mercado
  • Oi – opera com 37,51 milhões de linhas registradas, sendo 16,43% do mercado

Clientes avaliam Claro como melhor operadora de telefonia pré-paga e pós-paga do país

Para conseguir ter uma visão mais detalhada dos tipos de serviços prestados, a Anatel separou os resultados do estudo em serviços pré-pagos e pós-pagos. Nos dois cenários a Claro foi a melhor colocada entre as quatro maiores operadoras do país.

Dados dos serviços pré-pagos

Na modalidade pré-paga, a Anatel entrevistou quase 24 mil clientes brasileiros. A nota média de todas as empresas aumentou em relação ao ano anterior.

Na avaliação geral, a Claro ficou em primeiro lugar entre as maiores operadoras com nota final de 7,40. Em seguida ficaram a Vivo com 7,17 pontos, a Tim com 7,11 pontos e a Oi com 6,98 pontos.

Cada operadora de telefonia também foi avaliada por região do país. A Claro foi a prestadora melhor avaliada em nove estados brasileiros, ocupando o primeiro lugar entre as maiores empresas também neste quesito regional.

O operadora foi o maior destaque em Sergipe, Roraima, Rio Grande do Sul, Piauí, Pará, Paraíba, Mato Grosso, Maranhão e Amapá.

Melhor operadora de telefonia em planos pós-pagos

Nos critérios avaliados sobre os planos com serviços pós-pagos, o estudo revelou que a satisfação dos clientes também melhorou. Isso em relação à pesquisa anterior, realizada um ano antes.

Para qualificar este tipo de serviço a Anatel entrevistou mais de 21 mil clientes de todo o país. Nesta modalidade a Claro, mais uma vez, foi a empresa com maior pontuação entre as quatro grandes operadoras.

A nota geral da Claro foi de 7,43, enquanto na sequência aparece a Vivo com 7,40 pontos, a Tim com 7,36 e, finalmente, a Oi com avaliação geral de 6,71.

No estudo regional, seis estados brasileiros escolheram a Claro como melhor operadora de telefonia. Foram eles: Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Como escolher a melhor opção entre os planos das operadoras de telefonia

Como mencionamos anteriormente, avaliar cuidadosamente as ofertas de pacotes e planos das operadoras de telefonia pode representar uma economia significativa no seu orçamento.

Devido a concorrência acirrada deste mercado, as prestadoras de serviços estão sempre atentas à demanda dos clientes. O objetivo é conquistá-los com as melhores ofertas e serviços cada vez mais qualificados.

Quem ganha com isso é você que pode usar seus próprios critérios e buscar um plano que represente o melhor custo-benefício.

Na Claro, por exemplo, é possível encontrar uma variedade de combos para todos os tipos de perfis. Conheça aqui 16 motivos para contratar um plano combo e ter muitos benefícios.

Agora que já conferimos os dados divulgados pela Anatel, preparamos uma lista de dicas que vão ajudar você a escolher entre tantas ofertas.

Assim não correrá o risco de contratar um plano que não esteja adaptado ao seu perfil. Além de poder economizar e conseguir contratar serviços de maior qualidade. Confira!

Monte o seu perfil de consumo

O primeiro passo fundamental para escolher a melhor operadora de telefonia para atender a sua necessidade é entender o seu perfil de consumo.

Em geral todos nós seguimos um padrão que caracteriza a forma como usamos o telefone. Algumas pessoas, por exemplo, são usuários muito ativos de internet e precisam de franquias de dados robustas.

Outras pessoas usam a linha telefônica para trabalho e acabam realizando muitas ligações. Enquanto outras não utilizam chamadas nem SMS com tanta frequência.

Sendo assim, faça uma breve observação e busque traçar o perfil do seu uso mensal de ligações, mensagens e internet.

Feito isso, você saberá qual o tamanho que deve ter o seu plano em cada um dos serviços e quais são prioritários.

Avaliar as modalidades de planos

Depois de montar o seu perfil de consumo, será possível passar para o próximo passo que é avaliar as modalidades de planos.

Em geral as operadoras oferecem três tipos de pacotes com características distintas, são os pré-pagos, pós-pagos ou controle.

Vale a pena gastar alguns minutos do seu tempo para pesquisar e entender como funcionam esses três tipos de planos.

Cada um apresenta uma série de vantagens e desvantagens que serão mais ou menos importantes conforme a suas necessidades.

Nesta etapa é importante levar em consideração alguns aspectos como o valor mensal que você está disposto a pagar e o tipo de contratação poderá fazer. A maioria dos planos pós-pagos, por exemplo, costumam apresentar um prazo de 12 meses de fidelidade.

Conheça os planos de fidelização da Claro e se vale a pena contratar um para o seu celular.

Confira a cobertura de sinal e os planos de cada operadora de telefonia

Após entender qual o tipo de plano mais adequado para você, será possível começar a comparar os pacotes de serviços oferecidos pelas principais operadoras de telefonia.

Aqui vale ressaltar que é importante verificar como é a cobertura das empresas em sua região. A qualidade do sinal será um fator determinante no desempenho das suas chamadas e na velocidade da internet 3G e 4G.

Considere promoções, combos e descontos

A maioria das operadoras costuma apresentar descontos e promoções. Alguns casos mais comuns em que é possível encontrar essas vantagens são na compra de novos aparelhos de celular e na contratação de combos.

As combinações de serviços são opções muito atrativas pois oferecem descontos progressivos, bônus e benefícios exclusivos.

Essas vantagens são oferecidas pelas prestadoras que possuem internet banda larga e TV por assinatura, além dos serviços móveis.

Detalhes importantes em planos

Por sim, antes de definir qual plano de telefonia contratar vale a pena levar em consideração e comparar todos os detalhes de dois ou três planos que parecem mais atrativos para o seu perfil.

Você pode avaliar, por exemplo, qual deles oferece chamadas e SMS ilimitados para números de todo o país. Outro benefício que pode ser muito vantajoso é o uso de aplicativos sem desconto da sua franquia de internet.

Agora que você já sabe que a Clara foi escolhida como uma das melhores operadoras de telefonia do país por seus próprios clientes, confira as melhores opções de combos e escolha o seu!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui