O ano é 2004 e você quer ouvir uma música. Para fazer isso você precisa de um aparelho de sim que toque CDs e um CD da sua banda preferida, ou então você precisa baixar de algum servidor ou plataforma da internet o disco que deseja ouvir no seu iPod. Viaje até o presente e decida que você está afim de ouvir os hits do verão. As músicas, filmes e séries agora estão a um toque de distância de você e tudo isso graças aos serviços de streaming. Mas o que é streaming?

Neste post, vamos dar todos os detalhes sobre essa tecnologia que está revolucionando a forma como consumimos conteúdo em vídeo e áudio.

Confira!

CONFIRA OS MELHORES COMBOS DA CLARO COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Leia também: Pacotes Claro: qual a melhor opção para quem mora sozinho (a)?

O que é streaming: como funciona?

Em termos técnicos podemos dizer que o streaming é uma tecnologia que permite a transmissão de dados pela internet. Estes dados podem ser na forma de áudio, vídeo, ou os dois ao mesmo tempo.

O “proprietário” do conteúdo o transmite através da internet, sem que o consumidor final precise salvar o conteúdo no seu dispositivo eletrônico (celular ou computador). Isso é possível quando uma empresa tem todo o conteúdo salvo em servidores e você o acessa.

A melhora na qualidade da internet e o aumento da velocidade das conexões é que permitiu usar esse tipo de serviço.

Imagine que você deu play em uma música e está ouvindo o começo dela, enquanto que a parte do meio e final ainda estão sendo baixados. O mesmo acontece com os filmes e séries. Enquanto você está assistindo a primeira parte as demais estão sendo baixadas.

Com os serviços de streaming e a boa velocidade de internet você não precisa terminar o download do conteúdo para só depois poder assistir o seu programa preferido ou ouvir a sua playlist de músicas favoritas.

Uma curiosidade, a palavra stream tem origem no inglês e significa “corrente de água”. O conteúdo chega ao seu celular, computador ou tv como o fluxo de água em rio, é contínuo e constante.

Leia mais: Planos de internet da Claro: veja qual combina melhor com você

Streaming x On demand

Cuidado para não confundir os dois conceitos. A Netflix, por exemplo, é um plataforma de streaming on demand. Todo o serviço on demand usa o recurso tecnológico do streaming, mas nem todo streaming é on demand.

Na Netflix você pode assistir o que escolher, ou seja, você determina a demanda. Mas as transmissões ao vivo do YouTube, usam a tecnologia do streaming, mas não são sob demanda. Você não escolhe quando seu YouTuber queridinho vai fazer a transmissão, é ele que toma essa decisão.

Por isso a gente pode afirmar que todo serviço on demand usa a tecnologia do streaming, mas nem todo streaming é on demand.

Quais as vantagens do streaming?

Se analisarmos as vantagens pelo lado dos produtores do conteúdo, os serviços de streaming contribuíram para reduzir a pirataria na internet. Achar uma fonte confiável, fazer o download, encontrar a legenda para o filme ou série que você deseja assistir. E sincronizar o vídeo com a legenda são tarefas que exigem paciência e tem chance de dar errado.

Usando alguma plataforma de streaming você escolhe de forma rápida, cômoda e segura o que deseja assistir. Você tem uma disponibilidade grande e imediata de conteúdos em um único local. Se fosse acessar individualmente cada um dos conteúdos você levaria muito tempo, e colocaria em risco o seu computador ou celular e também seus dados pessoais.

Você descobre novos programas e filmes para assistir. As plataformas de streaming usam da inteligência artificial para entender o que você gosta de assistir ou ouvir. Tudo isso é feito com base nos conteúdos que você já consumiu e gostou. Os serviços de streaming podem te salvar de ficar meia hora escolhendo que filme ver.

E também tem uma grande vantagem para o seu bolso: o seu gasto comprando todos os CDs e DVDs que gostaria seria muito mais alto do que a mensalidade da plataforma de streaming da sua escolha.

Streaming é uma opção segura?

Sim, o streaming é uma opção segura para você utilizar nos seus dispositivos eletrônicos. Mas alguns cuidados são recomendados:

  • Cuidado com o consumo de pacote de dados: o streaming para funcionar precisa baixar o conteúdo, e para isso consumirá internet. Fique atento a isso quando estiver usando a sua rede móvel ao invés da sua conexão WI-FI.  Diversas plataformas já permitem baixar o conteúdo e salvar temporariamente no seu dispositivo.
  • Baixe os aplicativos das plataformas de streaming diretamente da loja de aplicativos do seu celular: assim você garante que está baixando a versão oficial e segura.
  • Se for compartilhar a sua conta com amigos ou familiares não use a mesma senha que está cadastrada nas outras contas pessoais: isso vai te proteger de possíveis vazamentos das suas informações.

CLIQUE AQUI E APROVEITE AS MELHORES OFERTAS PARA PLANOS DE INTERNET

Plataformas de streaming para ver filmes e séries

Existem algumas, conheça as mais populares a seguir:

Netflix

Este é um serviço pago que você pode testar gratuitamente por 30 dias. Nele você encontra filmes, séries, animações e documentários de outros estúdios. E também produções próprias. A plataforma está disponível em 190 países e tem quase 4,5 mil títulos disponíveis.

É possível assistir os conteúdos do streaming on demand na sua televisão, celular, computador e consoles de videogames. A imagem é de alta qualidade e o áudio também.

Amazon Prime Video

Este é o serviço de streaming on demand da Amazon. Seu funcionamento é bem similar ao  Netflix e pode ser utilizado em vários dispositivos. É possível testar o serviço por 30 dias.

O seu conteúdo conta com produções próprias e também de outros estúdios. Você pode escolher entre 2.994 filmes e 512 séries com várias temporadas e episódios.

Leia mais: Amazon Prime ou Netflix? Qual é o melhor para você? Confira!

Cruchyroll

Você é do time de pessoas que adora as famosas animações japonesas? O Crunchyroll é o serviço de streaming ideal para assistir animes.

É possível assistir alguns conteúdos na modalidade gratuita, mas com propagandas no meio da sua diversão. Ou escolher a versão paga e garantir atrações exclusivas e acesso a diversos mangás por um aplicativo complementar.

O Crunchyroll está disponível online em computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.

Plataformas de Streaming para ouvir músicas e podcasts

Confira abaixo algumas das principais plataformas:

Spotify

Esta plataforma também é um serviço on demand que usa a tecnologia do streaming. Você pode usar gratuitamente, mas ouvirá anúncios entre uma música e outra. Mas se você não gosta de ter a sua diversão interrompida pode pagar pelo serviço.

A versão paga, além de não ter propaganda, te permite baixar os conteúdos no seu celular ou outro dispositivo móvel. Assim você tem certeza que vai poder ouvir suas músicas preferidas e podcasts sem consumir o seu pacote de dados, ou até mesmo quando estiver em um local sem recepção de sinal.

Assim como as plataformas de filmes e séries, o Spotify usa da inteligência artificial para te mostrar músicas novas que você pode gostar.

Apple Music

A Apple tem o seu próprio serviço de streaming para você ouvir suas músicas e podcasts. Nele você encontra estações e playlists elaboradas por DJs e músicos.

Sabe aquele DJ famoso que você gosta? Você pode ouvir uma seleção de músicas preferidas montada por ele.

Esta plataforma está disponível para iPhone, macOS e Android.

ESCOLHA CLARO E GARANTA A INTERNET MAIS RÁPIDA DO PAÍS. ASSINE JÁ!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui