A internet faz parte da rotina de bilhões de pessoas em todo o mundo. Atualmente, muito do que você faz no dia a dia depende de uma conexão. Isso inclui os aplicativos do seu celular, muitas funções do seu trabalho e também de lazer. E se tem uma coisa que pode atrapalhar essa rotina é a internet lenta, não é mesmo? Uma das formas de mensurar a velocidade de resposta da sua internet é usando o Ping. Mas você sabe o que é Ping e como ele funciona?

Vamos explicar de forma simples o que é Ping, também chamado de latência. Podemos dizer que é um comando que você pode efetuar para enviar ao servidor de internet a fim de saber qual a velocidade de resposta para uma ação.

Usuários normais da rede mundial de computadores percebem que a internet pode se tornar lenta às vezes. Mas para algumas pessoas, especialmente para quem joga online, essa velocidade de resposta é fundamental entre uma ação e o retorno dessa ação.

CONFIRA OS MELHORES COMBOS DA CLARO COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Leia também: Testes de velocidade de internet: as melhores ferramentas

Como surgiu o Ping

O Ping foi desenvolvido pelo cientista Mike Muuss no ano de 1983. A ferramenta consiste no envio de um sinal e na espera pelo retorno para saber quantos milissegundos (ms) se passaram, para desta forma saber a disponibilidade entre os aparelhos, neste caso o seu computador e o servidor.

Esse comando pode se assemelhar ao funcionamento de um radar, sendo esse impulso o sonar, ou ainda visto como um jogo de ping-pongue, por isso o nome. Só anos mais tarde o PING passou a ser um acrônimo de “Packet Internet Network Grouper” 

Agora que você já sabe o que é Ping pode ser útil conhecer como ele funciona na prática e como melhorar o tempo de resposta da sua internet caso você precise de mais agilidade na sua conexão.

Como saber a velocidade e o que é Ping

Se você tem familiaridade com comandos do computador e se interessa por saber mais a partir da sua máquina, pode querer testar a resposta dos pacotes de internet por meio de uma pesquisa. Você pode pesquisar um endereço na internet ou o número de um IP. Os servidores de jogos disponibilizam essas informações em seus fóruns e grupos de jogadores.

Para isso, abra o Prompt de Comando e siga os seguintes passos:

No sistema operacional do Windows:

  • No botão Iniciar digite no campo de busca cmd
  • Na lista de programas será mostrado o executor cmd, clique para abrir
  • Uma tela preta com as informações do seu sistema será aberta, nesta tela digite:
    ping e o endereço do site/servidor que você deseja testar, por exemplo:
    ping www.google.com.br
  • O sistema irá enviar o Ping e receber a informação de retorno com o tempo de retorno.

Leia também: Trabalho em casa online é impulsionado por ultravelocidade da internet

No sistema operacional do MacOS:

  • Abra o Finder > Acessórios > Utilitários e digite ping e o endereço do site/servidor que você deseja testar.

Esse é o campo que faz essa pesquisa do Ping para você. Ele é realizado por meio do Protocolo de Mensagens de Controle de Internet (ICMP) e vai devolver as informações coletadas através da latência encontrada durante o processo.

O ideal é que a velocidade fique abaixo dos 200 milissegundos para navegação normal, e abaixo dos 100 milissegundos para quem gosta de jogar online.

Se você busca saber se de fato há um erro ou lentidão na conexão, essa é uma das formas de proceder. Porém, existem fatores que influenciam durante a realização desse teste de velocidade, e pode ser que no mesmo dia a resposta possa ser bem diferente.

Testar a velocidade da internet pelo site

Existe uma forma mais simples de testar a velocidade da sua internet de banda larga. É possível acessar o site do Medidor de Velocidade, da Anatel, e dar o comando para que o sistema realize o Ping.

Leia mais: Você sabe qual é a melhor Wi-Fi do Brasil? Confira aqui

O que pode influenciar em um Ping ruim

Quando o assunto é conectividade, existem fatores que podem influenciar na velocidade da internet que você está utilizando.

Nem sempre é o serviço da operadora que precisa melhorar. Confira alguns pontos que influenciam para que o Ping possa ser reduzido.

Fatores que podem reduzir a velocidade da sua internet

  • Muitos aparelhos conectados na mesma rede e ao mesmo tempo: o fato de ter mais de um aparelho usando a mesma internet faz com que o pacote de dados seja distribuído entre eles. Se for um computador, um tablet, um celular ou mais de um desses aparelhos assistindo vídeos ao mesmo tempo, é normal que a velocidade fique reduzida para todos.
  • Distância do aparelho do modem: quanto maior for a distância física entre seu computador ou celular de onde está sendo emitido o sinal de Wi-Fi, maior será o tempo de resposta da internet.
  • Interferência física: o modem precisa estar posicionado em um lugar amplo, ou seja, sem estar cercado por objetos e barreiras que vão impedir que as ondas sejam propagadas de maneira correta.
  • Equipamento antigo: a tecnologia vai evoluindo e os aparelhos que fazem parte da vida tecnológica também. O modem precisa ser substituído depois de um tempo de uso para que você possa usufruir do melhor da sua internet.
  • Vírus: fazer uma varredura em seu equipamento é importante, alguns vírus podem se instalar em sua máquina e dificultar o uso correto, isso influencia a internet também, que pode apresentar reflexos da que algo não está bem e que seus dados estão em perigo.

    Fatores externos

  • Site muito acessado simultaneamente: está tentando acessar um site e tem dificuldades de carregar a página? Pode ser um problema do portal que você quer visitar e que não suporta milhares de acessos ao mesmo tempo.
  • Tipo de conexão: existem alguns tipos de conexão à internet operando no Brasil. Você vai encontrar ofertas com tecnologias 4G, conexão por satélite, conexão via rádio e também por cabos de fibra óptica, sendo que essa é a que oferece menos interferência de sinal e se torna consecutivamente mais eficiente.
  • Seu endereço: sim, o local da sua casa também influencia nessa conta para determinar qual será o valor do Ping para seu teste de velocidade. Quanto mais longe o modem da sua residência estiver do armário da operadora que você contratou, mais tempo vai levar para que o sinal seja processado. Normalmente você não nota uma grande diferença, uma vez que a transferência de arquivos é muito veloz, mas se você está buscando respostas para saber porque o Ping que solicitou foi muito alto, esse pode ser um dos fatores.
  • Pacote de internet contratado: Por fim, um dos fatores que vai influenciar diretamente na qualidade e velocidade da sua internet é o pacote que você escolheu. Existem planos desde 5MB até internet de ultravelocidade, como são os pacotes oferecidos pela Claro. Com certeza a diferença do pacote escolhido por você vai determinar uma boa resposta de Ping.

Lembre-se que, quanto mais aparelhos conectados, mais internet você vai precisar. Em tempos de home office e crianças estudando de casa, quanto melhor o seu plano, maior a qualidade da sua experiência de navegação.

A melhor alternativa para ter um Ping rápido

Agora que você já sabe o que é Ping e como ele funciona, está na hora de tomar uma decisão coerente para o seu estilo de navegação. É importante lembrar que vários fatores influenciam na velocidade da internet e que, às vezes, simplesmente escolher uma internet de menor custo será a melhor opção.

Na hora de escolher um pacote de internet faça uma lista de tudo que você pretende realizar através dela; quantos aparelhos estarão simultaneamente conectados; onde será instalado o modem e quanto você está disposto a investir na melhor internet que você pode ter.

A Claro oferece tecnologia e cobertura de internet banda larga e de ultravelocidade em muitas localidades do Brasil. E para ter ainda mais vantagens é possível escolher um combo com TV e telefone. 

Então, não perca tempo! Consulte agora mesmo qual é o melhor plano da Claro para sua necessidade e faça testes de Ping sem medo de ver um resultado ruim.

NA CLARO VOCÊ AINDA TEM A INTERNET MAIS RÁPIDA DO PAÍS. ASSINE JÁ!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui