Muita gente ainda não sabe muito bem o que é o Pinterest ou como exatamente ele funciona. O Pinterest é uma rede social um pouco diferente das outras. A forma como as pessoas interagem e o tipo de atividade que elas realizam reforçam essas diferenças.

Apesar do foco do Pinterest ser direcionado aos arquivos de imagem, o seu funcionamento difere bastante do Instagram, por exemplo. Essa diferenciação é tão marcante que até Mark Zuckerberg, dono do Facebook e do Instagram, criou um perfil no Pinterest.

Quer saber todos os detalhes sobre a ferramenta? Confira nesse post!

CONFIRA OS MELHORES COMBOS DA CLARO COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Leia também: Como escolher uma internet rápida?

Mas o que é o Pinterest, afinal?

Você já sabe que é uma rede social, mas também sabe que tem algo além disso, certo? A questão é entender o que essa rede social tem de tão diferente.

É possível fazer uma analogia entre o Pinterest e o antigo hábito de recortar fotos e pendurar em murais. Mas como ele é uma rede social, isso acontece de forma digital, sem a necessidade de usar ímãs ou tachinhas, muito menos de imprimir ou recortar fotos fisicamente.

Agora pense que você pode ter diversos murais, sobre os mais variados assuntos. Além disso, imagine que você pesquisar por qualquer tema nos murais das outras pessoas. É mais ou menos isso o que acontece, mas na internet.

Em termos digitais, pode-se dizer que o Pinterest é uma rede social em que você guarda imagens em pastas. O que chama a atenção é o jeito intuitivo e agradável como a organização dos pins e dos boards acontece.

O que é um Pin?

Pin é uma ideia, uma foto, um conceito, chame como quiser. Para comparar com outras redes sociais, um pin seria um post. Esse post pode ser guardado e organizado em boards.

E o que é um board?

Board é o termo em inglês para o painel. Na prática um board funciona como uma pasta. Você cria um painel para poder salvar pins dentro dele. Quem decide quais são os paineis e quais pins serão salvos em cada um é você, o usuário.

Leia também: Como recuperar fotos apagadas no celular? Veja três maneiras

Exemplos de uso do Pinterest na prática

Para facilitar o entendimento, criamos alguns exemplos de como pode ser o uso na prática.

Viajante

Imagine que você está planejando fazer uma viagem e acabou de pensar no seu roteiro: Portugal e Espanha. Agora você sabe exatamente por quais cidades vai passar. Sabe como aproveitar o Pinterest a seu favor? Criando painéis específicos para cada cidade.

Imagine o seu perfil com os seguintes painéis: Barcelona, Madri, Porto e Lisboa.

Depois disso você pesquisa por cada cidade e salva os pins de cada uma em seu painel. Se você for detalhista, pode procurar por pontos turísticos e deixar a viagem mais detalhada. Para Madri, por exemplo, você poderia buscar pins sobre o Palácil Real, a Plaza Mayor, a Catedral de la Almudena ou o Estádio Santiago Bernabéu.

Decoração

Nesse exemplo vamos imaginar que você vai se mudar e já sabe como vai decorar seu novo lar: com plantas. Você vai até o Pinterest e cria painéis para ajudar com isso.

Dependendo de como for sua casa, você pode inclusive ser mais detalhista e criar painéis separando por cômodos. Assim você guarda pins com exemplos de plantas em diferentes ambientes: na sacada, no quarto, na sala, no corredor, na área de serviço, etc.

Dessa forma, quando a mudança acontecer, você já vai ter uma excelente fonte de referências visuais para ajudar. É só procurar as plantas e os itens específicos e colocar em prática.

Hobby

O Pinterest também é muito utilizado por pessoas que têm hobbies que podem ser melhorados com referências visuais.

É apaixonado por quadrinhos? Guarde os melhores pins dos seus heróis favoritos.
Você gosta de pintar? Crie painéis para salvar pins com diferentes estilos de pintura.
Prefere jogar RPG? Salve imagens de personagens fantásticos.

Seu hobby é a fotografia? Melhor ainda! Aproveite as incríveis fotos dos mais variados estilos e salve pins em múltiplos painéis de acordo com suas preferências.

Culinária

Imagine que você gosta de cozinhar e pensa em começar um negócio no ramo da alimentação. O Pinterest pode ser um excelente aliado na hora de definir a apresentação dos seus pratos e produtos.

Com diversos painéis bem organizados, é possível organizar pratos quentes, frios, sobremesas, entradas, lanches, pães, bolos e quaisquer outros tipos de comida que for do seu interesse.

Moda

Se você tem uma paixão especial por moda, vai se impressionar com o uso do Pinterest nesse sentido.

Milhares de mulheres fazem painéis para salvar looks especiais para diferentes contextos. Já pensou ter uma fonte de boa imagens para cada ocasião em que você vai participar?

Com diferentes painéis você sempre vai ter alguma ideia sobre como se vestir, independente de ser durante o dia ou à noite, se é em uma festa de família ou da empresa, se é em um lugar mais chique ou em uma ocasião mais simples. Abrir uma rede social e receber essa ajuda para se vestir é incrível.

Leia também: Google Tradutor por foto: como usar esse recurso pelo celular?

Como criar um perfil

Agora que você já entendeu o que é o Pinterest, chegou a hora de saber como criar um perfil.

Informações básicas

Primeiro você precisa, naturalmente, ir até a página oficial do Pinterest. Lá você pode escolher entrar com sua conta do Facebook, ou criar uma conta nova. Caso você escolha usar o Facebook, ele irá usar os mesmos dados que você já preencheu antes.

Se você quiser criar uma conta nova, precisará escolher um e-mail para cadastro e uma senha. Depois será necessário inserir seu nome, idade e sexo.

Seleção de imagens

A próxima etapa é uma das mais interessantes do cadastro de qualquer rede social. O Pinterest vai exibir uma tela com vários assuntos diferentes. A indicação é que você escolha 5 desses variados assuntos para compor o seu “gosto”.

Perfil pronto

Agora que seu perfil está pronto, você pode começar a navegar pelo Pinterest. O seu feed será atualizado com imagens relacionadas aos assuntos das imagens que você escolheu no cadastro.

Perfil de quem usa o Pinterest

O Pinterest, como você já deve ter entendido, é uma rede social incrível. Nele, se navega por um ambiente mais artístico, mais conceitual e com a estética bem mais agradável.

Isso tanto é verdade que alguns usuários da rede já usam o termo como elogio. Ao receber um amigo em casa, se ele gostar muito da sua decoração, poderia dizer “que sala bonita, parece do Pinterest”.

Ou então ao encontrar uma amiga bem arrumada para uma festa, falar “seu look parece do Pinterest, amiga, você está linda”, por exemplo.

Estatísticas sobre o Pinterest

Alguns números nos ajudam a entender a relevância do Pinterest, assim como seu nicho de mercado. Uma das características da base de usuários é a faixa etária. Dominada principalmente por adultos, a média fica entre 25 e 45 anos de idade, sem muitos idosos nem adolescentes.

Outra curiosidade é o fato do Pinterest ser usado majoritariamente por mulheres. O número de usuários homens não chega nem na metade do número de mulheres. Vale mencionar outro detalhe: metade dos usuários do Pinterest tem filhos.

Outro número impressionante é o de usuários mensais. São mais de 300 milhões de pessoas diferentes efetuando login todos os meses.

Os números relacionados a negócios também são positivos. Por mais que não tenha sido criado para essa finalidade, 80% dos usuários já realizaram a compra de pelo menos um produto que conheceram através do Pinterest, ou influenciados pelas postagens das empresas que seguem na rede social.

Ou seja, ter uma conta no Pinterest pode ser, além de útil e divertido, um ótimo negócio.

CONHEÇA AQUI OUTROS PLANOS DA CLARO E ESCOLHA O SEU COMBO AGORA MESMO

O que é o Pinterest: gostou da rede social?

Esperamos que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre o Pinterest. Se você conhece alguém que possa ter interesse nessa rede social diferenciada, compartilhe esse texto.

E para seguir se informando sobre assuntos relacionados à tecnologia, internet e redes sociais, continue acompanhando nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui