Há muito tempo as tecnologias de Inteligência Artificial (AI) deixaram de ser tema de filmes e passaram a fazer parte do nosso cotidiano. Acontece que muitas vezes nem percebemos. Neste artigo explicaremos o que é Google Lens, um exemplo de AI que você pode ter na palma da sua mão.

Além de ter um aplicativo próprio, o serviço de pesquisa por imagem do Google também está integrado a outros produtos da marca. Por isso, mesmo quem nunca ouviu falar em Google Lens já pode ter usado alguma das funcionalidades sem perceber.

Preparamos este conteúdo para explicar exatamente como funciona a ferramenta e como  usar no dia a dia para facilitar as suas buscas na internet. Ah, quer usar as suas ferramentas favoritas sem precisar se preocupar com internet? Não deixe de conferir os planos da Claro.

CONHEÇA AQUI OS MELHORES PLANOS CLARO E CONTRATE A INTERNET MAIS RÁPIDA DO PAÍS!

Leia também: Trabalho em casa online é impulsionado por ultravelocidade da Internet

O que é Google Lens e como usar a ferramenta no celular

Que o Google é uma referência em inovação tecnológica não é novidade para ninguém. A empresa está constantemente lançando no mercado recursos e ferramentas que impactam diretamente a nossa vida diária na internet.

Em 2017 a gigante tecnológica anunciou uma dessas ferramentas e prometeu mudar a forma como realizamos buscas online. O aplicativo Google Lens usa inteligência artificial e câmera do celular para facilitar a vida do usuário.

Afinal, o que é Google Lens? De acordo com a própria empresa, é um conjunto de recursos que usam visão computacional e inteligência artificial que fazem uma leitura de imagem e proporcionam soluções.

O conceito amplo representa bem o recurso que pode ganhar inúmeras funcionalidades de acordo com a sua necessidade e escolhas de uso. Mais adiante falaremos mais sobre todas essas funções e possibilidades.

O que é possível fazer com o Google Lens

De 2017 em diante os recursos do Google Lens passaram a ser incorporados a outras ferramentas da empresa como Google Tradutor, Google Imagens, Google Assistente e Google Fotos. Isso ampliou ainda mais a funcionalidade da tecnologia.

Seja através do aplicativo próprio ou integrado a outro app da marca, o recurso funciona da mesma maneira. Ou seja, com a leitura e interpretação de imagens para encontrar resultados na internet.

Na prática é possível usar o Lens para inúmeros tipos de ação. O objetivo pode ser desde copiar e traduzir textos, conhecer informações sobre um lugar, plantas e animais ou mesmo encontrar imagens similares online.

Veja mais: Claro Combo – conheça os benefícios e vantagens

Informação para tudo o que os seus olhos podem ver

Imagine aquela situação em que você cruza por um restaurante novo na cidade e quer saber tudo sobre o empreendimento. Você pode simplesmente tirar uma foto da fachada do local e o Google mostrará a toda a informação que encontrar sobre o estabelecimento.

Com o Google Lens também é possível encontrar nomes de animais, espécies de plantas e outros dados relevantes sobre qualquer imagem. A ferramenta busca mostrar resultados sobre tudo o que os seus enxergam, basta carregar uma imagem à sua plataforma.

Conhecendo a ferramenta e entendendo como ela funciona, é possível incorporar o aplicativo aos seus hábitos de pesquisa. Com o aplicativo do Lens ou outro app que use o recurso, uma boa conexão à internet e a câmera do celular as suas buscas poderão ser mais fáceis e efetivas.

Como funciona a ferramenta de busca por imagens

É muito difícil encontrar uma pessoa que não usa o Google como principal mecanismo de busca na internet. A razão de tanto popularidade é que o banco de dados da empresa gera resultados cada vez mais eficientes e precisos.

E é através desse mesmo banco de dados que o Google Lens fornece resultados de buscas por imagens. Isso define bastante o tipo de solução oferecida pela ferramenta. A grande diferença da pesquisa com o Lens está na informação de entrada que deixa de ser o texto para ser a imagem.

Se antes era necessário escrever palavras para encontrar algo na internet, agora com uma simples fotos você pode obter informação em tempo real de praticamente qualquer assunto.

Busca por semelhança de imagens e relevância

Para que isso seja possível, o Google usa uma gama de recursos de inteligência artificial que identificam a imagem inserida pelo usuario. Com essa leitura visual, o Lens realiza buscas através de dois critérios principais: semelhança e relevância.

Desta forma, a ferramenta encontra na internet resultados que parecem relevantes e fornece informação em tempo real. Para determinar o resultado com mais precisão são utilizados indicadores como palavras, objetos e metadados dos sites, entre outros.

Ao utilizar uma imagem para realizar a busca no Google você pode obter diversos resultados possível ou apenas aquele resultado que a ferramenta avaliou como mais semelhante e relevante.

A variedade de respostas encontradas pelo mecanismo de busca depende diretamente da complexidade da imagem escolhida. Também é importante ressaltar que a empresa garante que anúncios e recursos comerciais não afetam o resultado da pesquisa.

O que é Google Lens integrado aos apps da marca

Como já mencionamos anteriormente, o Google Lens tem seu próprio aplicativo onde é possível encontrar a ferramenta na sua versão completa. Porém, o recurso também foi integrado a outras ferramentas da marca e incorporou novas funcionalidades a esses apps.

Este é o caso, por exemplo, o Google Tradutor. O recurso de tradução por imagem é possivelmente um dos mais populares entre os que utilizam a inteligência artificial do Lens.

Nunca usou o tradutor por imagem do Google e quer entender qualquer língua com apenas uma foto?

No Google Fotos e Assistente Google também é possível utilizar a ferramenta de busca por imagens do Lens. Para isso é necessário ativar a função que já vem integrada ao aplicativo de cada ferramenta.

Como ativar os recursos do Google Lens no celular

Agora que você já sabe o que é Google Lens e como ele funciona, é importante entender como ativar a ferramenta no seu celular para aproveitar todas as suas funcionalidades.

Antes de aprender a ativar os recursos, é preciso entender en qual plataforma você irá usar o Lens. Isso porque em alguns aplicativos, como o Google Tradutor, a ferramenta já está integrada.

Por outro lado se você deseja usar o buscador de imagens no Google Assistente ou no Google Fotos, será necessário ativar esta função. A tarefa é simples e requer apenas alguns passos.

Você deve abrir o app desejado e buscar o ícone do Google Lens nas configurações. No caso do Assistente será necessário conceder uma permissão para o novo recurso acessar a câmera do seu celular.

Confira também: Qual é o melhor plano de internet móvel da Claro?

Como ativar o aplicativo Google Lens

Por outro lado, se você deseja usar os recursos do Lens através do próprio aplicativo é necessário apenas baixar a plataforma no seu celular.

Uma vez que tenhas a plataforma instalada e dar a permissão de acesso à câmera, poderás usar todos os recurso de busca por imagem. A interface do app é bastante intuitiva e simples. Segue os mesmos padrões de outras ferramentas Google.

App Google Lens para Android e iOS

Há alguns anos as principais ferramentas do Google já estão disponíveis também para celulares com sistema operacional iOS, este é o caso do Lens. Para usar as suas funções basta baixar o app por la Apple Store.

Busca online por Google Lens

Além de baixar o aplicativo Google Lens ou ativar o recurso em outros apps da marca, é necessário estar conectado à internet para encontrar informações com o escaneamento visual. Exatamente como acontece com o mecanismo de buscas tradicional do Google.

Leia mais: Avalie e escolha a melhor operadora de telefonia do Brasil

Por isso, é essencial escolher uma boa internet móvel para o seu celular. Na Claro você encontra planos que cabem em todos os bolsos e para diversos tipos de perfis de usuarios.

CONFIRA QUAIS SÃO OS MELHORES PLANOS CLARO E COMEÇE AGORA MESMO A APROVEITAR OS BENEFÍCIOS DA OPERADORA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui