A definição do que é banda larga é simples: uma conexão eficiente e rápida com a internet que fica ativa o tempo todo, permitindo que você faça suas tarefas a qualquer momento. 

Por meio de uma conexão desse tipo, você pode fazer diversas tarefas de seu dia a dia, como enviar mensagens, baixar arquivos, assistir filmes, ouvir músicas, pagar suas contas e etc. 

CLIQUE AQUI E APROVEITE NOSSAS OFERTAS PARA PLANOS DE INTERNET

Com a banda larga as pessoas se conectam com mais facilidade e a parcela da população mundial com esse tipo de acesso vem aumentando a cada dia. 

Isso porque são muitos os benefícios de possuir um serviço desse tipo. Então, veja mais sobre o que é banda larga e as suas vantagens a seguir. 

O que é banda larga?

Provavelmente você se recorda da famosa conexão do tipo dial-up, que era utilizada até pouco tempo atrás. 

Com ela, a linha telefônica era ocupada todas as vezes que alguém se conectava à internet. Mas, atualmente, houve a substituição pela moderna banda larga. 

E as conexões deste tipo são aquelas que possuem velocidade acima dos 128kbps de velocidade, fornecidos sem interrupção. 

Ou seja, o envio e recebimento dos dados são feitos de maneira veloz, diferente do que ocorria no tipo mais antigo de conexão que foi citado anteriormente. 

Além disso, assim como o próprio nome já sugere, as conexões banda larga possuem alcance de sinal muito superior devido às transmissões de dados simultaneamente. 

Benefícios da conexão banda larga 

Sem dúvidas, a primeira e principal vantagem é o fato de que esse tipo de serviço é ininterrupto, ou seja, está disponível 24h por dia. 

Isso somado à maior velocidade de conexão, permite que diversos tipos de arquivos sejam compartilhados ao mesmo tempo. 

Dessa forma, pode-se dizer que a praticidade e versatilidade deste tipo de conexão são muito superiores com relação aos outros. 

Outro benefício que, sem dúvida, possui importância fundamental na popularização desse tipo de conexão, é o custo reduzido. 

Isso porque quando pensamos em o que é banda larga, devemos compreender que a sua estrutura é reduzida com relação a uma rede tradicional. 

Tipos de Conexões Banda Larga

Além de compreender o que é banda larga é de suma importância avaliar quais são os tipos de conexões desse tipo oferecidas. Então, veja os principais a seguir: 

LINHA DIGITAL (DSL)

A Digital Subscriber Line, ou DSL, foi a tecnologia pioneira no Brasil no que diz respeito a oferecer serviços de banda larga no país. 

Apesar de ainda ser bastante utilizada, nesse caso é necessário que exista uma linha telefônica disponível para o seu funcionamento. 

Mas, nesse caso, é possível que os usuários naveguem na internet e falem ao telefone simultaneamente. 

A vantagem é que esse tipo de serviço geralmente tem um custo menor apesar de as velocidades não serem tão boas quando comparadas a outros serviços. 

Além disso, existe uma grande limitação da velocidade e as interferências são frequentes. 

Banda larga por cabo

Atualmente, quando se pensa em o que é banda larga para a sua residência ou local de trabalho, o mais comum é que o serviço seja oferecido via cabo. 

Isso porque, para disponibilizar esse serviço, as operadoras utilizam a mesma estrutura de fornecimento do serviço de televisão a cabo. 

O que é banda larga sem fio

Geralmente os tipos de conexão sem fio são bastante usados em redes celulares, por exemplo. Neste caso, elas são transmitidas via ondas de rádio. 

Banda larga por satélite

Essa é a principal tecnologia quando se pensa em o que é banda larga no presente e o que será no futuro. 

Isso se deve sobretudo ao fato de que, para usufruir deste serviço, não é necessário a utilização de equipamentos adicionais, o que simplifica muito o processo.

Atualmente, a utilização de serviços desse tipo ocorre sobretudo em locais onde os cabos tradicionais não chegam. 

Fibra óptica

A banda larga oferecida via fibra ótica sem dúvidas é a opção mais veloz e mais estável disponível atualmente.

Internet móvel

Ao se pensar em o que é banda larga móvel, pode ser que venha em sua mente uma conexão lenta e instável. 

Mas, na verdade, isso ocorria apenas antes do surgimento das tecnologias do tipo 3G, que traz maior velocidade às conexões via smartphone. 

Esse tipo de internet é oferecido totalmente sem fios, mas ela é dependente de um bom sinal proveniente das antenas de celular. 

Mas apesar de sua praticidade devido à mobilidade, esse tipo de tecnologia costuma ter um elevado custo de implantação e manutenção, por isso, para o consumidor o valor ainda é alto. 

Internet via rádio

Por meio da internet via rádio a transmissão do sinal ocorre sem a utilização de fios, usando apenas antenas instaladas sobre edifícios. 

Apesar da sua relativa praticidade, a principal desvantagem desse tipo de conexão é que qualquer tipo de superfície que forme uma barreira pode atrapalhar muito a qualidade do sinal. 

O que é a Banda Larga Claro? 

Você sabe o que é a banda larga Claro e como esse serviço é oferecido? 

Primeiramente vale ressaltar que a Claro possui os melhores serviços de internet banda larga existentes no Brasil. 

Isso se mostra tanto nas velocidades, que vão de 20 mega a 600 mega, quanto na qualidade do sinal oferecido na maior parte da área de cobertura do serviço. 

Além da velocidade, vale ressaltar que as conexões oferecidas pela Claro aos seus clientes proporcionam enorme segurança para baixar arquivos, por exemplo. 

Mas existem muitas outras vantagens em ter um serviço Claro banda larga, como: 

  • A Claro é líder brasileira em ultravelocidade de internet
  • O sinal é transmitido via fibra óptica, com tecnologia avançada
  • Para aumentar a eficiência do sinal, a Claro disponibiliza os serviços wi-fi plus, wi-fi plus 360 e ponto ultra
  • A Claro oferece, além da maior velocidade, também o melhor alcance e maior estabilidade do sinal
  • Clientes Claro têm acesso gratuito ao wi-fi tanto, dentro quanto fora de suas casas
  • Faça seus downloads, assista filmes ou jogue online de forma eficiente com uma conexão rápida e eficiente que não trava

O que é banda larga adequada? 

A banda larga mais adequada para você é o pacote que supra as suas necessidades de utilização ao mesmo tempo que se adeque a sua capacidade de pagamento. 

Visto isso, primeiramente é preciso analisar qual é o seu consumo para determinar a sua necessidade. 

Pense sobretudo em fatores como o quanto você costuma assistir filmes ou jogar online, pois esses são os serviços que mais exigem qualidade da conexão. 

Por exemplo, se você pretende assistir filmes online utilizando a sua Smart TV, é necessário que a sua conexão seja pelo menos intermediária. 

Mas, além disso, é fundamental importância levar em consideração quantos dispositivos serão conectados simultaneamente à sua rede e quantos deles são usados para as tarefas mais pesadas já citadas. 

Então, levando esses fatores em consideração, você deve buscar por um plano que atenda às suas necessidades e que ao mesmo tempo esteja de acordo com o seu orçamento. 

Dessa forma, a concepção de o que é banda larga para você deve ser positiva e não mais um daqueles produtos cujo valor prejudica as finanças de sua casa. 

Conclusão

Agora que você já aprendeu exatamente o que é banda larga e quais são os seus benefícios, deve ter ficado ainda mais claro a importância desse tipo de conexão para a sua vida. 

Com maior qualidade, velocidade e estabilidade de sinal, esse tipo de conexão permite que você execute diversas tarefas de seu dia a dia de maneira mais simples e eficiente. 

Mas lembre-se de que existem vários tipos de sinais desse tipo e é preciso escolher o mais adequado para você. 

Além disso, ao selecionar um pacote de banda larga Claro, busque um que atenda às suas principais necessidades, mas que esteja dentro da sua possibilidade de pagamento. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui