Serviços em nuvem como iCloud, Google Drive, OneDrive e Dropbox popularizaram este tipo de armazenamento. Ademais de empresas, usuários comuns estão usando cada vez mais essas plataformas para guardar e compartilhar arquivos.

Como toda tecnologia que ainda está sendo inserida no dia a dia, os serviços em nuvem ainda causam muitas dúvidas, principalmente quanto à segurança. Será seguro deixar documentos e arquivos pessoais guardados em um sistema totalmente online?

Se você também ainda tem esse questionamento, continue lendo este artigo. Vamos explicar como funcionam os serviços em nuvem, qual a garantia de segurança das plataformas e como você pode fazer para se proteger de possíveis riscos.

Para usar um bom serviço de armazenamento online e acessar os seus documentos é preciso estar conectado a uma boa rede de internet. Na Claro você encontra os melhores planos com a banda larga mais rápida do país.

ASSINE AQUI UM DOS COMBOS CLARO E COMPROVE!

O que é o armazenamento em nuvem

Possivelmente, além da memória do seu computador, você ainda costuma utilizar periféricos como um pendrive ou um HD externo para armazenar os seus arquivos e backups.

Também é muito provável que alguns dos seus documentos mais antigos ainda estejam guardados em CDs e DVDs. Isso porque há apenas alguns anos, essas eram as únicas opções de armazenamento disponíveis no mercado.

O surgimento da tecnologia de armazenamento na nuvem, entretanto, revolucionou a forma como empresas gerenciam dados e documentos e também está mudando a realidade na vida pessoal dos usuários.

Como funciona a nuvem para guardar arquivos e documentos

Diferente dos periféricos que são palpáveis, a nuvem é virtual. Por isso acaba gerando algumas incertezas em quem ainda não está familiarizado com a tecnologia.

Porém, este tipo de armazenamento tem um funcionamento relativamente simples. Você acessa uma plataforma em nuvem e através dela todos os seus dados são arquivados em um servidor externo que está localizado no ambiente virtual.

Uma das grandes vantagens deste tipo de serviço é a mobilidade. Basta estar conectado à internet para acessar todos os arquivos do seu drive virtual, quando, onde e em qual dispositivo você quiser.

Segurança de dados salvos na nuvem

As empresas que trabalham com computação em nuvem utilizam servidores chamados datacenters onde estão armazenados todos os dados dos usuários. Em termos de segurança, isso elimina os riscos de que um drive seja roubado ou perdido, por exemplo.

Além disso, essas empresas utilizam algoritmos complexos para criptografar a informação salva na nuvem. Diminuindo assim as chances de que os dados sejam acessador por criminosos no caso de uma invasão ao sistema.

Ainda, se comparado com um PC a nuvem está menos vulnerável ao ataque de hackers. Estes sistemas utilizam softwares modernos de segurança que são constantemente atualizados para prevenir possíveis ameaças em tempo real.

Outras vantagens

Algumas características dessa tecnologia aparecem como grandes diferenciais, como um aumento na produtividade, autonomia, maior controle dos dados e muita agilidade no acesso a informações.

Diminuindo o uso da memória dos equipamentos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores, o usuário também ganha eficiência e mais espaço para aplicativos e outros programas.

Veja alguns cuidados para armazenar dados na nuvem

Ainda que os serviços de armazenamento na nuvem tenha um aparato para manter a segurança dos seus dados, agir com precaução nunca é demais.

Por isso, vamos falar sobre alguns cuidados que você pode ter para aumentar a sua segurança quando utilizar este tipo de tecnologia ao guardar seus arquivos.

Escolha bem o serviço que você irá utilizar

Atualmente há inúmeras alternativas de plataformas muito populares que oferecem o armazenamento em nuvem gratuitamente.

Todas possuem um limite de espaço, com a possibilidade de comprar uma extensão. Na maioria dos casos o pacote sem custos atende bem a demanda de um usuário comum.

No momento de escolher o serviço que irá utilizar, pesquise o limite de espaço gratuito oferecido e avalie se atende a sua necessidade. Também procure informações sobre os valores de planos pagos, caso seja necessário.

Quanto à segurança, optar por plataformas conhecidas e amplamente utilizadas no mercado é sempre mais garantido. Ainda que encontre alguma opção mais atrativa, tenho a confiabilidade como critério principal e mais importante.

Cuidados básicos e essenciais para armazenar arquivos na nuvem

É uma premissa da internet o cuidado com senhas de acesso e com a forma de armazenar informações. Para guardar os seus dados em um drive virtual, a lógica é a mesma.

Sendo assim, primeiramente tome todos os cuidados necessários com a senha definida para entrar no sistema de armazenamento. Não escolha códigos óbvios, não compartilhe a informação com ninguém e procure sempre navegar um redes seguras de internet.

Quanto à forma de armazenamento dos arquivos também é possível tomar algumas precauções. Uma delas é manter mais de um backup dos seus dados.

Usar outros tipos de drive como auxiliar e organizar as informações em distintas pastas protegidas também ajudam a aumentar a sua segurança.

Restauração e recuperação de dados

Alguns serviços de nuvem oferecem a garantia de recuperação e restauração dos seus dados caso ocorra algum problema.

Isso significa, basicamente, que este servidor trabalha com um sistema do tipo backup para manter os seus arquivos seguros no caso de que aconteça algum imprevisto.

Serviços de armazenamento em nuvem mais populares entre os usuários

Os serviços de armazenamento em nuvem passaram a ser mais utilizados quando grandes marcas da tecnologia, como Apple e Google, criaram as suas plataformas gratuitas.

Desde então, o iCloud e o Google Drive passaram a ser alguns dos serviços mais utilizados pelos usuários. Entretanto, não são os únicos.

Para ajudar na escolha da opção mais adequada para a sua demanda, vamos explicar como funcionam as principais opções gratuitas do mercado.

Todos eles possuem um limite de espaço que pode ser estendido com a compra de pacotes. Além disso, são eficientes tanto na função de armazenamento quanto no compartilhamento de arquivos com outros usuários.

Google Drive

O drive de armazenamento virtual do Google está integrado ao Gmail e aos celulares Android. Isto que facilita muito a utilização por usuários que já possuem outros serviços da empresa.

Para começar a usar no celular, basta baixar o aplicativo e fazer login com a sua conta Google. Para o computador também existe uma versão de app ou você pode acessar o Drive diretamente pelo navegador.

iCloud

O iCloud é o armazenamento da Apple e está integrado com todos os equipamentos da marca através do sistema operacional. O serviço é exclusivo para usuários Apple.

No caso do acesso por computadores, a plataforma é compatível com outras marcas para facilitar o gerenciamento dos arquivos. O drive também pode ser aberto com o navegador através da sua página oficial.

OneDrive

Embora não seja tão popular como as opções anteriores, o OneDrive é o serviço de outra gigante da tecnologia, a Microsoft. Por isso, ele possui integração com os e-mail Outlook e pode ser acessado com o login de usuário deste serviço.

O OneDrive possui aplicativo próprio compatível com todos os sistemas sistemas operacionais. Ele também pode ser facilmente acessado através da internet.

Dropbox

A grande diferença do serviço de armazenamento em nuvem do Dropbox é não estar vinculado a nenhuma marca específica.

Isso faz dele uma das opções mais versáteis. A plataforma pode ser utilizada facilmente por qualquer usuário, independente do tipo de equipamento ou sistema operacional.

O seu aplicativo próprio está disponível nas principais lojas de app e possui uma interface neutra e simples. No computador você pode acessar pelo navegador ou, ainda, optar por criar uma pasta de atalho que facilita o processo de salvar e baixar arquivos.

Quer salvar todos os seus arquivos e ter a acesso a eles facilmente sem se preocupar com problemas de internet? Na Claro você encontra a melhor banda larga e 4G do Brasil em diversos opções de planos que cabem no seu bolso.

CONTRATE AGORA MESMO UM DOS COMBOS CLARO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui