Se tem uma frase característica da comunicação na era digital essa frase é “manda no meu zap”. Devido a facilidade de ter um smartphone conectado à internet móvel de qualidade, o Whatsapp virou uma das principais ferramentas de comunicação moderna.

O aplicativo de mensagens instantâneas que foi lançado com o objetivo de conectar as pessoas rompeu todas as barrerias e ganhou espaço também no mundo corporativo.

Tanto que em 2018 a marca lançou o Whatsapp Business, com recursos voltados especificamente para uso em contatos comerciais.

Neste artigo vamos falar sobre o crescimento do aplicativo como ferramenta de comunicação no mundo corporativo e como você pode usá-lo para potencializar os seus negócios.

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Whatsapp se popularizou e ganhou as ruas com o termo meu zap

A popularidade do Whatsapp no Brasil pode ser medida pela criação do termo meu zap que entrou no cotidiano de qualquer pessoa que tenha um smartphone.

Encontrar um conhecido na rua, trocar informações e terminar a conversa dizendo “manda lá no meu zap” virou algo corriqueiro.

A praticidade de enviar mensagens de textos com anexos de arquivos, vídeos e fotos com rapidez e comodidade transformou esta ferramenta em algo imprescindível no cotidiano.

Meu zap e o Whatsapp Business: das ruas ao mundo corporativo

Com tanta adesão ao Whatsapp como recurso de comunicação instantânea, a ampliação do seu uso para o mundo dos negócios foi algo praticamente natural.

Em 2018 quando lançou o Whatsapp Business, específico para empresas, o Facebook – dono do app – divulgou que a nova versão da plataforma atendia uma demanda já existente.

Isso porque uma pesquisa encomendada pela marca mostrou que quatro em cada cinco empresas utilizam o app para comunicação direta com seus clientes.

Mais uma vez o Facebook estava certo em seus investimentos. Em menos de um ano o Whatsapp Business atingiu o número de cinco milhões de empresas cadastradas.

Alguns números do Whatsapp

Para você entender melhor o impacto do aplicativo na comunicação de todo o mundo, separamos alguns números divulgados em 2019 pela empresa.

  • Até o final de 2019 a plataforma contava com mais de 1,5 bilhão de usuário ativos
  • Quase 200 países no mundo utilizam o Whatsapp como um dos principais aplicativos de comunicação
  • No Brasil mais de 120 milhões de pessoas estão cadastradas no app
  • O Brasil é o segundo país com mais usuários cadastrados. Em primeiro lugar está a Índia com 400 milhões de números ativos
  • 5 milhões de empresas no mundo possuem perfil ativo no Whatsapp Business
  • Uma média de 2 milhões de contas falsas são banidas todos os meses pelos administradores da plataforma como medida de segurança e para manter a credibilidade da rede

Como nasceu o app que no Brasil viraria meu zap

Como a maioria dos grandes marcos da revolução tecnológica, o Whatsapp nasceu de uma ideia inicialmente despretensiosa.

Após fracassar na tentativa de conseguir emprego no Facebook, dois ex funcionário da empresa Yahoo! decidiram criar juntos uma plataforma de mensagens instantâneas.

A ideia era inventar um app simples e objetivo para encaixar no novo ecossistema da Apple. Criaram o nome Whatsapp e deram início ao projeto.

Por ironia do destino, em 2014 o Facebook, que negou emprego aos dois desenvolvedores, acabou mostrando interessando pela plataforma. O aplicativo foi comprado pela empresa por nada menos que $19 bilhões.

Como funciona o Whatsapp Business

Embora tenha um layout bastante parecido com a versão tradicional, o Whatsapp Business possui funcionalidades muito úteis para empresas.

Ferramentas voltadas especificamente para qualificar o contrato com clientes, aliadas a capacidade de personalizar o atendimento potencializam muito o uso da plataforma por marcas.

Afinal, ter através do popular meu zap o principal vínculo com o cliente é um passo importante no contato comercial. É praticamente como estar na lista de melhores amigos do cliente.

Para conseguir essa relação de confiança, o Whatsapp Business deixa claro que o cliente ele está se conectando com um perfil de empresa. Isso gera mais confiança e credibilidade na relação.

Diferenças do meu zap para empresas

O primeiro passo para utilizar o Whatsapp Business é baixar e instalar o aplicativo. No procedimento de cadastro inicial você deverá colocar as informações da empresa que estarão visíveis aos contatos.

Esse espaço de dados é um excelente canal de informação. Ali estarão além do nome da empresa, a área de atuação, o web site, o e-mail, o telefone e os horários de atendimento.

Uma das vantagens do app voltado para empresas é que você pode vincular a ele um número fixo. Ou seja, se a sua empresa possui uma linha de telefone, com número já conhecido pelos clientes, ele poderá ser mantido para contatos por Whatsapp.

Etiquetas e outros recursos avançados para empresas

Um dos recursos avançados mais interessantes do app Business é a possibilidade de criar etiquetas e classificar os contatos. A categorização dos clientes cadastrados para contato podem ajudar na negociação de vendas, por exemplo.

A utilização dessa e de outras ferramentas irá depender diretamente do seu tipo de negócio e área de mercado. Uma boa sugestão é criar etiquetas que facilitem a identificação do tipo de contato que deve ser feito com cada cliente. Isso irá ajudar a personalizar ainda mais a relação com ele.

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Dicas para aproveitar as facilidades do app de mensagens no mundo corporativo

O primeiro ponto primordial para fazer um bom uso do Whatsapp Business é sempre lembrar que você estará entrando em contato com o cliente através do seu número pessoal.

Diferente do e-mail, que acaba tendo um caráter mais formal e profissional, o uso do aplicativo de mensagens instantâneas requer cuidados redobrados para não acabar virando um verdadeiro tiro no pé.

Confira algumas dicas para não errar no contato com o cliente e potencializar o uso dessa ferramenta no seu negócio.

Presta atenção no horário que irá fazer contato

Ninguém gosta de ser perturbado em horários de descanso ou quando está aproveitando o tempo livre com a família e amigos. Por isso, cuida muito bem os horários em que irá fazer contato com seus clientes.

O mesmo vale para responder mensagens. Se você tem um horário de funcionamento, o seu zap também. Limite-se a responder aos seus clientes em horário comercial.

Explique com gentileza e educação que o aplicativo é para uso empresarial, por isso respeita o horário de funcionamento do negócio.

Envio conteúdos relevantes e de interesse do cliente

A pior coisa que uma empresa pode fazer é enviar spam pelo Whatsapp. Procure falar com o seu cliente somente o necessário e filtre muito bem o tipo de material que irá enviar pelo aplicativo.

Alguns exemplo de boas mensagens são aquelas que informam novidades do interesse do cliente, como o lançamento de produtos que você saiba que ele está esperando. Ou ainda, promoções pontuais e vantagens exclusivas. Tudo com moderação.

Pós-venda, companhamento de pedidos e suporte

Se tem um segmento que o Whatsapp funciona muito bem no mundo corporativo é no pós-venda. Todo cliente fica feliz ao receber um contato da empresa para saber se saiu tudo bem com o atendimento e se ele está satisfeito com o produto ou serviço.

O mesmo acontece com o acompanhamento de entregas de pedidos e com suporte e assistência. Se o se cliente entrar em contato pedindo ajuda, dê atenção e demonstre que o zap da sua empresa está disponível para oferecer soluções.

Uma internet de qualidade irá potencializar ainda mais o contato com os clientes

Se tem um fator fundamental para a expansão de ferramentas como o Whatsapp no mundo dos negócios, esse fator é a internet.

Toda a facilidade e instantaneidade na comunicação que temos hoje existe porque as redes de internet estão cada vez mais potentes e rápidas.

Sendo assim, contratar um combo com o plano de internet ideal para o seu tipo de negócio é requisito básico para usar as ferramentas tecnológicas de maneira eficiente.

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