Os vírus no universo da tecnologia já são motivo de preocupação desde os primórdios da era digital. Mesmo quando a conexão com a internet ainda não era tão comum, os vírus já existiam. Antes da internet eles se espalhavam através de disquetes e, sem internet para pesquisar soluções, eles eram ainda mais preocupantes. Ou seja, desde o começo da popularização dos computadores as pessoas já queriam saber qual é o melhor antivírus gratuito.

Gastar dinheiro com o pagamento de algum antivírus é uma decisão que dificilmente acontece no Brasil. De certa forma as pessoas do nosso país se adequaram culturalmente a esse hábito arriscado de não pagar por proteção. Isso significa que a escolha por aqui costuma ser entre um antivírus gratuito, ou não usar nada.

No entanto, há boas opções disponíveis na internet. Neste post, vamos indicar as melhores alternativas. Acompanhe!

CONFIRA OS MELHORES COMBOS DA CLARO COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Leia também: Segurança na internet: um guia para navegar de forma segura

Melhor antivírus gratuito: e o que vem de fábrica?

O Windows já vem com o seu próprio antivírus instalado sem nenhum custo adicional. Estamos falando sobre o Windows Security, que também pode ser conhecido como Windows Defender.

Durante muitos anos o antivírus nativo do Windows deixou muito a desejar. Ele oferecia apenas algumas proteções básicas para alguns tipos de vírus. Apesar dos esforços da Microsoft, ele passou muito tempo acumulando essa fama de antivírus defasado.

Windows Defender atualmente

Hoje em dia o Windows Defender até se tornou uma opção razoável. Ele não é o melhor antivírus gratuito, mas também não fica tão longe quanto já ficou. Apesar de proteger parcialmente, ele ainda deixa a desejar em alguns aspectos de segurança.

Além disso, ele sofre de um problema grave: não recebe muitas atualizações – que é inaceitável para um antivírus.

Mesmo sem tantas atualizações, o simples fato do Windows Defender ser mencionado como uma opção já demonstra evolução. Quando submetido a testes de terceiros, ele consegue um desempenho minimamente aceitável.

Vantagem do Windows Defender

Uma das únicas vantagens do Windows Defender é o fato de já vir instalado de fábrica. O usuário não precisa fazer absolutamente nada para ter essa proteção, mesmo que mínima, funcionando. Isso por si só já é muito melhor do que não ter nenhum antivírus.

Outra vantagem é que por não instalar outro antivírus, você não compromete o desempenho do computador. Alguns antivírus são consideravelmente pesados e consomem recurso o tempo todo enquanto rodam em segundo plano.

Dito isso, se você quer que seu computador fique realmente seguro, vai precisar de algum software adicional. Ter um programa desenvolvido exclusivamente para essa finalidade é um fator diferencial. Então fique atento à nossa lista para saber qual o melhor antivírus gratuito.

Leia também: Os cinco melhores sites para compras online com segurança

Não baixe qualquer antivírus gratuito

O simples fato de um antivírus ser gratuito não significa que ele deva ser baixado ou instalado. Por incrível que pareça, antivírus é um tipo de software que também pode conter vírus. Isso acontece de propósito, quando desenvolvedores maliciosos aproveitam a ingenuidade dos usuários que não esperam pegar vírus de um antivírus.

Esses antivírus falsos e perigosos existem principalmente para o sistema operacional Windows. Isso porque o Windows é o sistema operacional mais famoso e mais usado do mundo. Ou seja, se muito mais gente usa, significa que existem mais vítimas em potencial. Isso, infelizmente, também é verdade para outros tipos de programas perigosos relacionados a golpes, roubo de informações e qualquer outro malefício.

Para saber o melhor antivírus gratuito é importante saber que poucas opções são confiáveis e com qualidade. Sendo assim, preste atenção na nossa lista e certifique-se de não sair instalando qualquer software no seu computador.

Qual o melhor antivírus gratuito?

Agora você já entendeu que apesar de ter melhorado muito, o Windows Defender ainda não é plenamente confiável. Além disso, também sabe que não deve baixar qualquer software de procedência desconhecida.

Agora chegou a hora de finalmente conhecer a lista das melhores opções de antivírus que não são pagas.

Kaspersky

O Kaspersky é um antivírus gratuito excelente. Ele tem o “security cloud”, um motor de varredura baseado na nuvem. Além de localizar malwares, ele limpa o sistema e faz buscas frequentes contra novas ameaças.

Agendar verificações é outra vantagem do Kaspersky, possibilitando que o usuário execute essa tarefa enquanto não estiver usando o computador.

Outro ponto positivo diz respeito a privacidade, contando com VPN e um gerenciador de senhas. Esses recursos têm algumas limitações na versão gratuita, mas ainda assim são bem decentes e úteis.

Avira

O Avira é outro exemplo de antivírus que tem seu motor de busca na nuvem. Além da excelente tecnologia de detecção de vírus, ele também conta com um pacote especial para navegadores. Tanto Firefox quanto Chrome têm uma extensão que protege contra sites maliciosos e contra golpes de phishing.

Um atualizador de software e um sistema de VPN também fazem parte dos benefícios do Avira. Isso sem falar na simplicidade da instalação, já que o Avira não tenta instalar outros softwares e nem obriga o usuário a fazer um cadastro.

Bitdefender

O Bitdefender também oferece uma proteção bem boa contra os vírus. Além de combater malwares, ele também tem um sistema anti-fraude, anti-phishing e contra randomware.

Outra de suas vantagens é relacionada a praticidade e comodidade. Uma vez que tenha instalado, o usuário não precisa voltar no antivírus ativamente para fazer mais coisas. O Bitdefender roda em segundo plano e usa apenas notificações muito importantes.

Normalmente, mesmo que encontre algum tipo de vírus, ele remove sozinho. O usuário nem precisa ficar sabendo.

Sophos

O Sophos é um antivírus de extrema qualidade e tem recursos que protegem seu computador de diversos tipos de problemas online. Entre eles está a proteção contra malware em tempo real e também uma função para navegadores. Mas seu destaque é a proteção projetada para cuidar da família.

Ele não protege apenas seu computador, mas um total de três aparelhos a sua escolha. Além da segurança já mencionada, ele oferece um elaborado sistema de controle parental. Com ele você poderá proteger as crianças de coisas que você não quer que elas vejam na internet.

Você pode conferir como elas estão usando os aparelhos e determinar os sites que elas não podem acessar.

Panda

Finalmente chegamos ao Panda, que apesar de ser relativamente desconhecido, é considerado por muitos como o melhor antivírus gratuito.

O que faz o Panda ser considerado o melhor antivírus são as notas que ele conseguiu atingir em diversos testes. Sua tecnologia é super atualizada e os recursos que ele oferece na versão gratuitas são excelentes, incluindo o VPN.

Ele é capaz de identificar malwares, vírus e spywares com seu motor de análise na nuvem. Ele procura, identifica e resolve as ameaças do computador sem ser desnecessariamente pesado como alguns antivírus são. Além de proteger o seu computador contra novos vírus, ele também tem uma função de scan, para você analisar arquivos que já tinha antes.

Outro ponto positivo é o seu sistema colaborativo de proteção. Ao perceber uma nova ameaça, ele prontamente busca em outros usuários alguma ameaça similar. Dessa forma, a proteção de um usuário acaba sendo a proteção de todos.

Por que não o Avast?

Um dos antivírus mais populares do mundo é o Avast/AVG. Ele ainda é excelente na função de proteger, oferecendo vários tipos de proteção sem nenhum custo. Talvez até pouco tempo atrás o Avast pudesse ser considerado o melhor antivírus gratuito, inclusive.

O problema é que recentemente a empresa se envolveu em um escândalo de privacidade. O estrago foi tão grande que a extensão para navegador foi removida das lojas do Chrome, Mozilla e Opera.

A empresa foi acusada de armazenar informações teoricamente desnecessárias dos seus usuários. Entre essas informações estavam a idade, o gênero, a localização, e até o perfil nas redes sociais. Nada disso servia para ajudar na proteção dos computadores.

Meses depois a Avast encerrou o funcionamento da Jumpshot, uma de suas subsidiárias. A Jumpshot foi relacionada à venda de dados pessoas de milhões de usuários.

E as versões pagas de antivírus?

Fazer comparações com as versões pagas dos antivírus é uma tarefa complicada. Nem mesmo o melhor antivírus gratuito escapa da possibilidade de ficar um pouco para trás quando comparado com uma alternativa paga.

Até mesmo o Panda tem uma versão paga que oferece algumas vantagens. Em uma rápida visita ao site é possível perceber os benefícios do pagamento. Entre eles estão uma versão premium do VPN, um gerador de senhas fortes, a remoção de arquivos que deixam o computador lento e até mesmo a possibilidade de ser atendido pelo suporte técnico o tempo todo: 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Leia também: Como escolher uma internet rápida?

NA CLARO VOCÊ AINDA TEM A INTERNET MAIS RÁPIDA DO PAÍS. ASSINE JÁ!

Melhor antivírus gratuito: já escolheu o seu?

Esperamos que você tenha gostado de conhecer alguns detalhes sobre o funcionamento dos antivírus. Se você conhece alguém que pode precisar de proteção no seu computador, compartilhe esse texto!

E para mais informações sobre segurança, proteção e tecnologia, continue acompanhando nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui