Os jogos de sobrevivência vem ganhando cada vez mais espaço no coração e nos celulares dos jogadores. Neste post, vamos falar sobre alguns desses jogos empolgantes que podem ocupar seu tempo de maneira divertida.

CONTRATE AGORA O MELHOR PLANO DE CELULAR! CLIQUE AQUI!

Nos últimos anos os jogos de sobrevivência se tornaram particularmente mais numerosos e populares. Muitos jogadores baixam esses jogos e se divertem durantes muitos dias.

O estilo dos jogos de sobrevivência

O estilo do funcionamento do jogo faz com que eles continuem sendo interessantes com o passar do tempo. Por serem desafiadores e divertidos, os jogadores voltam para o aplicativo com certa frequência. Esse “vício” acaba fazendo com que o jogador converse sobre o jogo com os amigos que também gostam de jogar. E assim os jogos vão se espalhando e se tornando o sucesso de público e crítica que vemos por aí.

A origem dos jogos de sobrevivência

Esses jogos foram consumidos primeiramente em outras plataformas. Nos computadores, principalmente, o estilo já existe há muito tempo. E também nos computadores que esse gênero se popularizou e ganhou suas características mais marcantes.

Principais características dos jogos de sobrevivência

Os jogos de sobrevivência têm, de maneira geral, um conjunto de características que os define. É assim que os gêneros vão se formando e se solidificando na percepção dos jogadores.

Claro, é possível que exista variações entre os jogos. Nem todos os jogos vão abraçar todos esses aspectos. Alguns, com olhar mais criativo, podem até passar longe de quase todos. Mas no contexto geral, o que se espera encontrar nesse gênero são as seguintes características:

Mundo aberto

Um jogo de mundo aberto oferece liberdade aos jogadores. Significa que é possível visitar, desvendar e cumprir tarefas no seu próprio tempo. Você explora o mundo de acordo com sua vontade, e não porque é obrigado a ir até um lugar para passar de fase ou completar um objetivo.

Essa característica é tão boa que se popularizou em outros gêneros. É possível constatar isso em jogos como GTA 5, Skyrim, e The Witcher 3.

Ausência de objetivos

Nem sempre o jogo se trata de cumprir objetivos. Passar de fases em sequência? Matar determinados monstros? Barreiras “invisíveis” esperando você completar algum objetivo para poder prosseguir? Esqueça isso. Você joga no seu ritmo, fazendo o que achar conveniente e divertido.

Foco em crafting

O termo “crafting” é usado para a elaboração de coisas nos jogos. Você pode fazer suas próprias armas, roupas, utensílios, poções, etc.

Cada jogo vai ter seu crafting voltado para a sua jogabilidade, então a variedade é grande. A ideia central é que você sobrevive melhor se tiver bem equipado, e se equipa melhor se construir os próprios itens.

Além da etapa de construção dos itens, isso também incentiva o gathering. O “gathering” é a busca por recursos (matéria prima) que serão usados no crafting.

Influência do Minecraft nos jogos de sobrevivência

Minecraft foi o grande divisor de águas quando falamos de jogos de sobrevivência. A popularidade do jogo impactou o mercado dos games e transcendeu. A febre do jogo atingiu outras mídias, chegando a canais de Youtube, podcasts e até mesmo o mercado literário. Hoje não é raro encontrar referências ao Minecraft em camisetas, mochilas e até tatuagens nos mais fanáticos.

Por ser tão popular, vamos supor que você já conhece e nem vamos incluir Minecraft na nossa lista. Mas se você não conhece, saiba que a diversão é garantida. Faça um favor ao seu espírito gamer e baixe!

Lista de jogos de sobrevivência

Agora vamos finalmente falar dos jogos de sobrevivência. São jogos feitos pra mobile, ou seja, a jogabilidade é toda pensada para os dispositivos móveis. Inclusive, são projetados com todo o cuidado para o melhor uso nas telas dos celulares.

Nossa lista, na falta de critério melhor, está em ordem alfabética. Divirta-se!

Ark: Survival Evolved

Ark nasceu primeiramente para os computadores. O sucesso foi tão grande que logo se imaginou que uma versão mobile estaria a caminho. Bom, a versão mobile até veio, mas demorou um pouco mais do que os fãs gostariam. Enquanto isso, empolgados pelo sucesso nos computadores, vários jogos foram lançados tentando imitar a fórmula de Ark para a experiência mobile.

Ark, para quem não sabe, é um jogo de sobrevivência famoso por ter dinossauros. As criaturas pré-históricas gigantes são apenas parte do desafio do jogo. O ambiente, que mistura selva e praia, tem um clima tropical e desafiador.

Mas o Ark dos celulares é tão bom quanto a versão para computadores? Essa é uma pergunta que muita gente faz e a resposta, por incrível que pareça, é sim!

Os gráficos são incrivelmente bons e jogar em um mundo com dinossauros é fantástico. E caso você esteja se perguntando, sim, é possível colocar uma cela e montar em alguns deles. Aliás, só por isso já valeria a pena baixar o jogo, mas sua diversão vai muito além. O crafting é elaborado e a jogabilidade é intuitiva, ou seja, ele é muito divertido.

O único problema é que, se você quiser jogar Ark: Survival Evolved, vai precisar de um celular relativamente novo. Para dar conta dos gráficos incríveis e dos modelos 3D detalhados, é preciso ter potência. O ideal é que seu aparelho tenha no máximo 3 anos, mas pra falar a verdade, até dá pra tentar rodar o jogo em celulares um pouquinho mais antigos. Talvez trave um pouco, mas só testando pra saber como fica.

Last Day On Earth

Esse é um dos grandes clássicos entre os jogos de sobrevivência. Apesar de já ter sido lançado há alguns, continua divertido e estimulante como se fosse novo.

O Last Day On Earth se passa em um mundo pós-apocalíptico cheio de zumbis. Nele você vai coletar muitos materiais, fazer crafting e lutar para sobreviver. E depois disso? Bom, coletar mais materiais, craftar itens melhores e sobreviver mais ainda!

O jogo ainda conta com um modo multiplayer cooperativo. Você pode chamar seus amigos para tentarem sobreviver junto com você.

Oceanborn – Survival On Raft

Este jogo traz um dos jeitos mais interessantes para reinventar os jogos de sobrevivência. Colocar o desafio no meio do oceano e levar o jogador para uma balsa foi uma ideia muito boa. Dessa inovação vem boa parte do sucesso do jogo, mas ele vai além.

Em Oceanborn – Survival On Raft você vai fazer de tudo para sobreviver à deriva. Coletar o máximo de recursos que for possível encontrar no mar é a melhor saída. Você poderá construir objetos e melhorar sua jangada – que também é seu abrigo.

Se aventurar no mar e escapar de tubarões podem ser atividades incrivelmente divertidas, especialmente por serem virtuais. Aproveite para baixar e se divertir nesse jogo que é ligeiramente mais divertido que aqueles de pesca.

The Walking Dead – No Man’s Land

Poderia ser só mais um jogo de matar zumbi, mas não é. O jogo carrega a força comercial e do marketing do seriado The Walking Dead. Essa é uma das séries de TV mais famosas de todos os tempos. Se considerarmos apenas seu gênero, talvez seja a maior de todas.

The Walking Dead – No Man’s Land é um jogo dividido em turnos. Isso significa que os personagens do grupo vão alternando as ações no campo de batalha. Seus aspectos táticos e estratégicos são parte do que deixa essa experiência ainda mais interessante. Vale a pena baixar e se sentir vivendo a história no mesmo ambiente da série de TV.

This War Of Mine

Este jogo tem o diferencial de se passar em um ambiente de guerra. Dessa maneira a sobrevivência parece uma questão mais realista do que nos jogos de monstros, afinal, guerras existem.

Em This War Of Mine você vai controlar um grupo de pessoas que, juntas, tentam sobreviver. A busca pela sobrevivência passa, naturalmente, pela exploração do mapa do jogo e pela coleta de recursos (remédios, comida, etc). Outro detalhe interessante para ficar atento é a questão dos ciclos de luz solar. Escolher o melhor momento para sair do abrigo pode ser crucial para o sucesso.

Outro detalhe que torna o jogo mais profundo e até mais adulto são as decisões. Em diversos momentos você irá se deparar com dilemas morais. Suas escolhas terão consequências que vão impactar no jogo e em como você se sente. Assim como na vida real, nem sempre existe clareza entre certo e errado, o que torna as escolhas difíceis.

GARANTA A MELHOR OPÇÃO DE INTERNET AQUI!

Qual jogo de sobrevivência baixar?

E aí, será que você já decidiu qual jogo de sobrevivência vai baixar no seu celular? Seja no mar, na selva ou na cidade, contra monstros ou contra dinossauros, esperamos ter apresentado opções suficientes pra você escolher e se divertir.

Para seguir atualizado sobre jogos e tecnologia, continue acompanhando nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui