Uma das grandes preocupações dos brasileiros com o serviço de internet é que as operadoras não entreguem a internet ultra que prometem na hora da assinatura. 

Alguns clientes relatam que não conseguem realizar as tarefas diárias na internet devido a queda de conexão ou internet que trava bastante. 

Mas você, como cliente, tem muitos direitos em relação a internet banda larga. 

Você sabe quais são esses direitos? Como saber se a minha operadora está entregando a internet ultra rápida que prometeu? 

CLIQUE AQUI E APROVEITE NOSSAS OFERTAS PARA PLANOS DE INTERNET

Esse artigo vai ajudar você a entender quais são os direitos do consumidor de internet banda larga. Separamos 8 direitos que você deve conhecer. 

Além disso, ao final do artigo, você vai entender como a Claro oferece o melhor serviço e ajuda a diminuir seus problemas com operadoras. Conheça todas opções aqui.

Se você tem problemas constantes com a sua internet, esse é o artigo perfeito para você! 

Estão entregando a internet prometida?

O primeiro passo é saber se a internet ultra rápida que foi prometida está sendo entregue para o cliente. Se a velocidade contratada está sendo entregue. 

Para saber se a internet está sendo entregue da forma como foi contratada, você pode realizar alguns testes online.

Os testes são feitos através de sites como o Fast, que dizem com quantos Mbps sua internet está funcionando. 

É seu direito receber o que você contratou. Por isso, é importante ficar atento ao quanto de internet você está recebendo.

Direitos do consumidor de internet ultra rápida

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicação, regula as normas e regras dos serviços de telecomunicação no país. 

É um órgão que garante a qualidade dos serviços de TV, banda larga, telefonia fixa e móvel, entre outros. E você pode lançar mão dos seus recursos sempre que precisar.

Afinal, mais vale conhecer todos os seus direitos para que em nenhum momento se sinta lesado. Desta forma, a relação entre cliente e prestadores de serviços evolui de forma harmônica.

Por isso, a Anatel garante que seus direitos como consumidor sejam respeitados e atendidos através dessa regulamentação. Separamos aqui umas informações que podem ser extremamente úteis em diversos casos.

Confira alguns dos direitos do consumidor de internet banda larga:

Todos têm direito a promoção

Um dos grandes mitos no mundo da telecomunicação é que clientes antigos que já participam de alguma promoção da operadora não podem adquirir uma nova promoção.

Atualmente, é possível que os clientes migrem para planos promocionais da mesma operadora.

Assim, você não vai precisar ficar preso a um plano. Poderá migrar para condições melhores ofertadas pela operadora.

Mas os clientes que estão com o plano por menos de 12 meses não podem fazer essa migração para um plano mais barato devido ao contrato de fidelidade.

Você só conseguirá fazer essa migração se pagar a multa de quebra de contrato. 

Leia também: Como funciona a portabilidade da Claro?

Cancelamento pela internet

Não é muito divulgado e nem muito fácil de encontrar, mas o cancelamento de plano pela internet é um direito seu. 

Muitas operadoras deixam você esperando horas em uma ligação para cancelar o seu plano, quando você pode fazer isso online.

A opção de cancelamento deve estar disponível no portal do cliente.

Velocidade mínima de internet ultra garantida

A velocidade da internet é um dos grandes motivos de reclamação por parte dos consumidores. Como falamos mais acima, nem toda operadora entrega a velocidade que foi prometida. 

De acordo a Anatel, as operadoras têm obrigação de entregar os limites mínimos de internet de 40% da velocidade contratada na medição instantânea e 80% da velocidade na medição em média. 

Por isso, é importante você sempre verificar a sua velocidade. Alguns problemas de conexão são normais de acontecer, contudo, não pode ser uma situação constante.

Nós fizemos aqui um guia para que você saiba como diagnosticar a velocidade da sua internet de forma periódica e sistemática.

Internet ultra ilimitada

Desde 2016, a Anatel proíbe o limite de dados da internet fixa. O usuário poderá navegar durante todo o mês contratual, sem que fique sem internet ultra rápida por ter consumido dados além do contratado.

Reembolso por falta de serviço

Você sabia que pode ter o seu dinheiro de volta se ficar sem o serviço contratado por mais de 30 minutos? 

Por exemplo, se sua internet cair e você já tiver aberto o chamado para resolução do problema, você pode ser reembolsado pelo tempo que ficou sem o serviço.

Se o serviço ficou suspenso por mais de 30 minutos, você pode solicitar que a sua fatura venha com o desconto em relação ao período de paralisação.

Para garantir o ressarcimento, você deverá ligar para a central de atendimento da operadora e solicitar o pedido. 

Mas vale lembrar que se a suspensão do serviço for avisada com 7 dias de antecedência, você não poderá ser reembolsado.

Fidelidade máxima de 12 meses

Um dos direitos do consumidor em relação aos serviços de telecomunicação é a fidelidade máxima de 12 meses. 

Nenhuma operadora pode aumentar isso prazo e você não deverá pagar multa após esse período.

Visita técnica em até 48h

A Anatel garante a visita técnica em até 48h como direito do consumidor. Ao solicitar a visita técnica, ela deverá acontecer nesse prazo. 

Dobro do valor cobrado indevidamente

Muitas vezes acontece de algum valor extra ser cobrado na nossa fatura e nós não sabemos de onde vem. 

Mas você pode receber em dobro esse valor cobrado indevidamente. Segundo o artigo 85 do código de consumidor da Anatel, “o consumidor que efetuar pagamento de quantia cobrada indevidamente tem direito a devolução do valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros de 1% (um por cento) ao mês ‘pro rata die’”.

Não consegue reivindicar os seus direitos de consumidor de internet ultra?

Se a sua operadora não consegue resolver o seu problema, a Anatel pode te ajudar! 

A agência trabalha no auxílio dos consumidores com os produtos de telecomunicação. O órgão oferta uma cartilha com tudo que você precisa saber sobre os seus direitos e o seus deveres enquanto consumidor. 

Para entrar em contato com a Anatel, você pode acessar os canais de atendimento através do site e do aplicativo ou pelo telefone 1331. 

Diminua seus problemas com internet: contrate a Claro

Para diminuir os seus problemas, nada melhor do que contratar serviços que contemplem tudo que você precisar, através de qualidade e excelência. 

Então, para você, a Claro é a opção perfeita. 

Isso porque a Claro foi eleita a internet banda larga e móvel mais rápida do país, segundo uma pela Ookla. 

A Claro se destacou com uma velocidade média de 49,49 Mb/s em internet fixa. Foram realizados mais de 63 milhões de testes. Ou seja, a internet banda larga oferta uma qualidade muito boa para os usuários.

Já para internet móvel, a Claro apareceu com a média de 31,77 Mb/s. Os dados foram obtidos a partir de 4,1 milhões de medições.

Assim, ao contratar um serviço da Claro, a probabilidade de ter satisfação é muito alta e você terá menos dores de cabeça e precisará menos de ter contato com a central de atendimento. 

Por isso, apostar em uma internet ultra rápida ou móvel de qualidade é essencial.  A Claro faz um trabalho incrível para garantir todos os direitos do seu consumidor. 

Se você quer conhecer mais sobre a Claro e todos os planos ofertados pela melhor operadora do Brasil, você pode acessar o nosso portal e montar o combo que você desejar! 

O Claro Combo Mais é uma ótima forma de conhecer todas as ofertas para cada região e para cada necessidade do cliente. 

São planos de TV, internet móvel e fixa, telefone e muito mais para você usufruir do melhor serviço de telecomunicação do Brasil. 

Está esperando o quê? Vem pra Claro você também! 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui