Sua internet está lenta? Estamos há meses em casa, com nossos amigos ou familiares, com quem moramos. E todos nós estamos superconectados, afinal a nossa interação segura com outras pessoas tem acontecido por videochamadas, ligações e troca de mensagens, por conta da pandemia do novo coronavírus.

A nossa distração tem sido ver filmes, seriados, jogos online ou baixar novos livros para ler. Isso no tempo livre, quando não estamos sentados na frente dos nossos computadores e trabalhando.

Analisando as nossas atividades cotidianas a internet faz parte de todas elas praticamente. E nada mais irritante do que depender de uma internet lenta. Não é? Se você está enfrentando dificuldades com a sua conexão veja as dicas a seguir. Elas podem te ajudar a melhorar a sua conexão.

CONFIRA OS MELHORES COMBOS DA CLARO COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Leia também: Planos de internet Claro: veja qual combina melhor com você

Dicas práticas para melhorar a velocidade da sua internet lenta

Verifique o sinal da operadora

Essa é primeira coisa que você deve verificar ao perceber que a sua internet está lenta. A maioria das operadoras já tem aplicativos completos e funcionais que te permitem verificar a qualidade do sinal em um momento específico.

Se você ainda não tem o aplicativo instalado no seu celular só precisa acessar a loja de aplicativos e fazer o download, como o Minha Claro, por exemplo. Faça o login com o seu usuário e senha e procurar pela opção que vai mostrar a saúde do seu sinal de internet.

Se você estiver com problema de sinal por alguma manutenção pode ser que já apareça no próprio aplicativo a previsão de normalização do sinal. Nesse caso tudo que você deve fazer é esperar. Mas se o seu sinal estiver funcionando normalmente é preciso verificar outros motivos que podem estar tornando a sua internet lenta.

Verifique o seu modem e roteador

Parece óbvio, mas verifique se o seu modem e/ou roteador estão conectados a uma fonte de energia. E também se o cabo rede (aquele azulzinho) está corretamente conectado. Está tudo conectado? Então você precisa fazer um outro procedimento.

Sabe quando você entre em contato com o suporte técnico e eles te falam para desligar tudo, aguardar alguns minutos e ligar tudo novamente? Essa orientação realmente funciona. Com esse procedimento você vai reiniciar o seu equipamento e há grandes chances da velocidade da sua internet voltar ao normal.

Se o problema persistir e o seu dispositivo (computador, celular, smart TV ou videogame) continuar sem acesso é hora de reiniciá-lo e descartar qualquer falha de recepção. Vale testar se os outros equipamentos da sua casa estão conectados.

Leia mais: Como mudar a senha do WI-FI? Aprenda como fazer aqui

Escolha uma boa posição para o seu roteador

Se você verificou todo o seu equipamento e a velocidade de internet continua lenta é hora de repensar a posição do seu roteador.

Sabe como esse equipamento funciona? Ele emite ondas que são transmitidas para frente e para baixo. Ou seja, colocar o roteador no alto e livre é melhor do que deixar ele em um móvel baixo ou fechado.

E a antena? Deixe-a na posição deitada se for melhor que o sinal das ondas se espalhe verticalmente. Ou em pé, para que as ondas se espalhem horizontalmente. O ideal é que o roteador fique no meio da sua casa, assim você garante que o sinal se distribuirá por toda a área construída.

Evite deixar o modem ou roteador perto de outros equipamentos eletrônicos que podem interferir na qualidade do sinal. Escolher um local longe das portas e janelas também ajuda e evitar problemas de interferência de sinal.

CONTRATE AQUI UM DOS PLANOS CLARO E NÃO TENHA PROBLEMAS DE VELOCIDADE COM A SUA CONEXÃO

Use repetidores de qualidade

Se sua casa é grande ou o alcance do seu roteador seja limitado é possível que você tenha um repetidor instalado.

Na hora de escolher esse equipamento você precisa ter certeza que ele distribuirá um bom sinal de WI-FI pela sua casa. Um equipamento de má qualidade pode prejudicar a sua velocidade de internet. Em outras palavras, ele pode aumentar o alcance da conexão, mas deixar a sua internet lenta. Pesquise bem as suas opções antes de adquirir o equipamento.

E na hora de instalar o equipamento na sua casa siga as mesmas recomendações que valem para o roteador.

Verifique se o canal de transmissão é liberado

Você mora em um prédio com diversos apartamentos? Se a resposta é sim, só no seu andar devem ter alguns modens e roteadores conectando os seus vizinhos ao mundo online.

Os roteadores transmitem ondas de rádio. O mesmo tipo de onda que permite que a gente ouça músicas em diversas emissoras de rádio. E estas ondas podem sofrer interferências na transmissão do seu sinal. Por isso o recomendado é que você configure um canal específico para o seu roteador, reduzindo as interferências que podem deixar a sua internet lenta.

Existem aplicativos que podem te ajudar nessa missão. Mas você encontra orientações sobre como fazer isso no manual do seu equipamento.

Cheque quantos aparelhos usam a sua rede de internet

Se você mora com muitas pessoas, ou tem muitos aparelhos que precisam de internet para funcionar, saiba que isso pode estar limitando a velocidade da sua internet.

Verifique quantos dispositivos usam a rede, eles podem estar sobrecarregando a sua conexão. A solução neste caso pode envolver a contratação de um plano com maior velocidade de banda.

Leia mais: Como mudar senha do roteador? Formas simples para várias marcas

Reinicie o seu roteador periodicamente

Este é um bom hábito que você pode ter. Qualquer equipamento que nunca é desligado pode começar a apresentar falhas no seu funcionamento. Todo dia, por exemplo, você precisa desligar o seu computador para que ele tenha um tempo de descanso, certo?

O mesmo vale para o seu roteador. Reiniciar o equipamento periodicamente pode evitar problemas de superaquecimento e evitar que peças do seu equipamento se estraguem. Isso também vai te ajudar a fazer uma limpa no servidor DNS.

Quando contratamos um serviço de internet banda larga a conexão é configurada para utilizar o servidor DNS oferecido pela operadora. E esse servidor vai guardando informações, reiniciar o roteador ajuda a fazer uma limpa nessas informações e pode melhorar a sua velocidade de internet.

Leia mais: Veja como rotear internet do celular para outro dispositivo

Quais aplicativos você costuma usar?

Existem aplicativos que vão consumir mais banda da sua internet e isso pode torná-la lenta.  E um tipo de que consome muita velocidade de internet são os aplicativos de plataformas de streaming de vídeo, como os queridinhos Netflix e Amazon Prime Video.

Imagine que na sua casa moram cinco pessoas, e todas decidem assistir um filme ao mesmo tempo. Para que o filme possa ser visto ele precisa ser baixado e isso vai reduzir a sua velocidade de internet. Tarefas simples como abrir o seu e-mail ou ouvir um áudio em um aplicativo de troca de mensagens podem levar mais tempo que o normal.

Mas não é só o download de arquivos que podem deixar a sua internet lenta. Se você precisa, por exemplo, subir arquivos grandes, como vídeos para um drive online ou uma plataforma de streaming, pode deixar a sua conexão mais devagar.

Nestes casos é importante contratar um plano de internet que seja compatível com a sua necessidade. Se você trabalha com produção de conteúdo em vídeos, sem dúvidas precisa garantir uma banda larga rápida.

Estas dicas foram úteis? Te ajudaram a resolver o seu problema de internet lenta? Manda para aquele amigo que você sabe que também está com essas dificuldades.

CONHEÇA AQUI OS MELHORES PLANOS CLARO E GARANTA VANTAGENS ÚNICAS!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui