A internet está presente de maneira marcante na rotina da maior parte das pessoas, até 2019, quase 4 bilhões de pessoas já contam com acesso à internet (UIT) e, por isso, pensar em internet grátis para todos ainda é um sonho. 

Talvez isso seja difícil de se concretizar. Fato é que, atualmente, a Claro oferece aos seus clientes os melhores planos de internet fixa e móvel com a melhor velocidade e qualidade. 

CLIQUE AQUI E APROVEITE NOSSAS OFERTAS PARA PLANOS DE INTERNET

Estar conectado já é uma necessidade na vida das pessoas, afinal, por meio das redes é possível executar uma série de tarefas importantes, sem falar na comunicação. 

Você já parou para pensar nos impactos e transformações que esse tipo de conexão provocou na vida do ser humano nas últimas décadas?

A internet modificou a maneira como as pessoas se comunicam, se relacionam, pagam suas contas, enviam documentos, estudam e trabalham. 

Isso sem contar na quantidade quase infinita de opções de entretenimento que estão disponíveis nas redes. 

E como atualmente esse serviço tem se tornado mais barato, a internet vem ganhando ainda mais espaço. 

Dessa forma, muitas pessoas afirmam que chegará um momento em que surgirá a internet grátis para todos. Mas isso será mesmo possível? Continue a leitura deste artigo e saiba mais. 

Internet grátis no futuro?  

Quando a eletricidade foi descoberta, as pessoas provavelmente não imaginaram o quanto ela se tornaria comum, de modo que nem notariam a sua presença. 

Mas, com o tempo, as tecnologias foram evoluindo e os dispositivos eletrônicos tomaram conta de nossas vidas de forma que nem nos damos conta na maior parte do tempo. 

Neste sentido, podemos comparar a internet com a eletricidade e, inclusive, já podemos notar o quanto esse serviço evoluiu e atualmente está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. 

Provavelmente, daqui a poucos anos, a opção “desconectar” praticamente deixará de existir e os dispositivos automaticamente ficarão online o tempo todo. 

Por fim, assim como ocorreu no caso da energia elétrica, pode ser que não haja uma internet grátis disponível no futuro, apesar da popularização do serviço. 

Principais impactos da internet no presente e no futuro

Sem dúvida, a internet modificou a maneira como a maior parte das pessoas vive, sobretudo nas duas últimas décadas. 

Mas você já se deu conta de quais são as principais mudanças ocorridas? 

Maior facilidade para moradores de zonas rurais

Você já imaginou o quanto é difícil para quem mora fora da cidade fazer suas atividades do dia a dia? Ter que se deslocar simplesmente para pagar uma conta no banco, por exemplo.

Nesse sentido, a internet grátis para essa população pode facilitar muito e impactar na inclusão social desses indivíduos. 

Maneira como as pessoas se comunicam e se relacionam

A principal mudança com relação a chegada da internet é a forma como as pessoas se comunicam. 

A invenção e popularização do telefone foi um grande avanço para a humanidade, mas quando se fala na internet, isso é ainda mais marcante. 

Hoje em dia é possível conversar em tempo real com uma pessoa que esteja do outro lado do mundo via mensagens, áudio e até vídeo, sem ter que pagar por isso. 

Outra questão são os relacionamentos. É cada vez mais comum que casais se conheçam e mantenham um relacionamento duradouro, mesmo sendo separados por longas distâncias. 

Então, com internet grátis no futuro ou não, existe uma tendência de que tanto a comunicação quanto os relacionamentos se modifiquem ainda mais. 

Trabalho

Existe uma tendência de que cada vez mais as pessoas utilizem a internet para trabalhar, da mesma forma como vem ocorrendo atualmente. 

Atualmente, muitas pessoas trabalham exclusivamente online e, uma outra grande parcela da população mundial depende diretamente de conexões com a internet para seu trabalho. 

Estudos 

É provável que você mesmo já tenha feito algum curso online, visto que, nos últimos anos, essa forma de aprendizado vem se tornando cada vez mais comum. 

Há um grande aumento no número de instituições que oferecem cursos do tipo EAD (Ensino a Distância) e a tendência é de que esse número aumente ainda mais. 

Processos burocráticos

Ninguém gosta de perder tempo em filas, não é mesmo? Então, cada vez mais as pessoas utilizam a internet para resolver questões burocráticas de maneira mais simples usando a internet. 

Tem havido aumento do número de bancos online e, provavelmente, no futuro haverá ainda mais. 

Internet grátis ou não, tem ligação direta com a política 

Nos dias de hoje é possível perceber que as pessoas têm acesso às informações praticamente em tempo real e, por isso, os acontecimentos políticos são vistos o tempo todo. 

Com isso, a população em geral, sabendo de tudo o que acontece, tende a demonstrar seus descontentamentos, inclusive criando grupos e organizações de manifestantes. 

Mesmo sem internet grátis, as pessoas se conectam em todos os lugares do mundo e conseguem rapidamente se organizar e manifestar a favor ou contra decisões políticas. 

Dessa forma, pode-se dizer que esse tipo de conexão contribui também para maior atividade da população dentro da política. 

Brasil possui projetos para oferecer internet grátis 

Em muitas cidades brasileiras já existem diversos projetos que visam oferecer serviços de internet grátis para a população. 

Mas, infelizmente, existem algumas dificuldades na implementação deles em todo o território dos municípios e, por isso, as conexões costumam ser disponibilizadas sobretudo em praças e locais públicos. 

Mesmo assim, é inegável o quanto isso representa um avanço, facilitando muito o dia a dia das pessoas levando a tecnologia até elas. 

Sobretudo no Brasil, onde existe uma grande parcela da população que possui baixa renda, ter uma internet grátis disponível é de extrema importância. 

Tecnologia que permite internet gratuita

A implementação da internet grátis em diversos locais já pode ser observada em todo o planeta e, de fato, essa é uma tendência mundial. 

Assim, a cobertura deve aumentar significativamente nos próximos anos e, isso só é possível devido a algumas tecnologias modernas. Veja quais são elas: 

Rede wireless é a principal forma de acesso à internet grátis 

Essa tecnologia é muito utilizada para oferecer internet grátis devido a sua abrangência,, que chega a um raio de 150m. 

Além disso, por meio dela é possível conectar dispositivos de diferentes tipos, incluindo tablets, smartphones, computadores e etc. 

Em alguns casos, para que o usuário tenha um sinal de melhor qualidade, é possível fazer a instalação de roteador ou antena externa. 

Serviços de 3G e 4G oferecem internet grátis em ônibus

Você já utilizou ou já ouviu dizer que em algumas cidades os ônibus urbanos possuem internet gratuita disponível?

Geralmente a tecnologia utilizada nesse caso é do tipo 3G e 4G e, apesar da instabilidade gerada atualmente, costuma atender bem aos passageiros. 

Internet via rádio

Essa é a principal tecnologia utilizada para levar o sinal de internet para os moradores de zonas rurais. 

Dessa forma, é possível a inclusão social das famílias que moram fora das cidades facilitando muito o dia a dia delas. 

Dificuldades na implementação da internet grátis 

Infelizmente, a implementação da internet grátis ainda é um desafio na maior parte do mundo, sobretudo devido a alguns fatores como:

  • Segurança 
  • Número de dispositivos conectados ao mesmo tempo
  • Quantidade de dados a ser armazenado
  • Velocidade e qualidade das conexões
  • Elevado custo de implementação e manutenção

A Claro tem planos de baixo custo

Enquanto a internet grátis não chega em todos os lugares, a Claro se preocupa em oferecer os melhores planos aos seus clientes, tanto com relação aos serviços móveis, quanto residenciais. 

Sendo assim, você pode ter a melhor qualidade de sinal e maior velocidade por um valor que cabe no seu bolso. 

Para a sua linha móvel existem os planos controle com os quais você paga um valor fixo todos os meses. E se você incluir esse serviço no combo, o valor dele diminui. 

Assim como para a linha móvel, a Claro tem também diversos planos de internet para a sua residência, com valores que se encaixam ao seu orçamento. 

Para consultar todas as opções você pode acessar nosso site Claro Combo Mais.

Conclusão

Hoje em dia a internet está presente de forma marcante na vida da maior parte das pessoas em todo o mundo, e a tendência é de que isso se torne ainda mais notável. 

Por isso, parece óbvio pensar em internet grátis disponível para todos, assim como já acontece de forma limitada em alguns lugares. 

Mas pode ser que isso jamais se concretize, da mesma forma como a eletricidade nunca se tornou gratuita. 

Enquanto isso, a Claro oferece aos seus clientes os melhores serviços para a navegação com preços baixos que, com certeza, vão se encaixar em seu orçamento. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui