Encontrar o plano de internet fixa ideal para a sua casa não precisa ser uma tarefa complexa e tediosa, mas requer uma boa dose de pesquisa de ofertas e avaliação das suas necessidades. Preparamos este post com dicas valiosas que irão guiar você nessa busca.

Os conteúdos disponíveis na internet mudaram muito com o passar do tempo e isso gerou uma demanda diferente em termos de velocidade de conexão e estabilidade de sinal. Além disso, o crescimento dos cursos online e do formato de trabalho em home office vem desenhando um novo cenário no mercado de internet fixa.

Neste cenário, as operadoras precisaram se adaptar e buscar tecnologia para melhorar o serviço de internet banda larga no país. Mais adiante veremos como conhecer os serviços disponíveis e comparar os planos é essencial para encontrar o melhor plano para a sua casa.

Você sabia que a banda larga da Claro colocou a operadora no topo das melhores empresas de telecomunicações do Brasil?

ASSINE AQUI UM COMBO CLARO E TENHO A MELHOR CONEXÃO BANDA LARGA NA SUA CASA!

Leia mais: Qual é o melhor plano de internet móvel da Claro?

Como funciona a internet fixa no Brasil

De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), somente no primeiro semestre de 2020 foram registrados mais de 830 mil novos contratos de internet banda larga no país.

Com este acréscimo, o total de acessos à internet fixa chegou a quase 34 milhões. O aumento representa uma tendência no setor e também reflete o impacto da pandemia de Covid-19 que levou milhões de pessoas a trabalharem e estudarem em casa.

O mercado está aquecido e não há dúvidas, mas como funciona a internet banda larga no país? Atualmente a fibra ótica é a principal tecnologia de internet fixa, mas ainda divide espaço com a xDSL, cabo coaxial e via rádio.

O tipo de conexão varia de acordo com a operadora do serviço e a disponibilidade de tecnologia em cada região. Ainda assim, a fibra ótica vem apresentando crescimento constante e é a principal aposta da Anatel para garantir melhor qualidade nos próximos anos.

Claro é líder individual no mercado de banda larga

Entre as empresas que oferecem conexão banda larga, a Claro é a líder individual do setor com mais de 9,7 milhões de acessos ativos até junho de 2020. De acordo com o mesmo relatório da Anatel, no acesso dos clientes à fibra ótica a empresa teve um crescimento de 155,8% em um ano.

A expansão da base de fibra ótica no país representa um aumento significativo na velocidade da internet contratada. Segundo a agência, pelo menos 44% dos clientes de banda larga possuem atualmente uma velocidade mínima de 32 Mbps.

Confira ainda: Download rápido é o que você precisa? Encontre a Claro

Como escolher a melhor internet fixa para a sua casa

Por falar em velocidade de internet, este é um dos pontos fundamentais na escolha do melhor plano de banda larga para a sua casa.

Além de determinar o valor mensal do investimento em internet fixa, escolher a velocidade ideal para a sua demanda evitará inconvenientes. Afinal, ninguém quer ter uma reunião de trabalho interrompida ou ver conteúdos em streaming com atraso.

No entanto, para escolher o melhor plano não basta apenas escolher a internet. Muitas pessoas acabam levando apenas este ponto em consideração, mas esta pode ser uma decisão arriscada.

Quer entender melhor o tema? Preparamos algumas dicas que vão ajudar você a fazer a melhor escolha. Confira!

Defina as suas necessidades e perfil de consumo

Pode parecer exagerado usar diversos critérios para escolher a internet fixa, mas atualmente passamos grande parte do nosso dia conectados. Por isso, dar a devida importância para este assunto pode resultar em economia e na contratação de um serviço mais eficaz.

O ponto de partida para fazer a escolha do plano é a definição das suas necessidades e prioridades. Aqui vários fatores precisam ser levados em conta, desde o seu orçamento mensal até o tipo de conteúdo que você mais acessa.

Veja quais são as suas prioridades

Depois de estabelecer uma faixa de valor que está disposto a investir em banda larga por mês, você pode passar para a etapa de definição do seu perfil de consumo. Qual é o uso principal da banda larga na sua casa?

Traçar o perfil ajuda a entender exatamente o que você precisa, é o elo com a sua necessidade. Usar a internet para trabalho ou para lazer, por exemplo, pode representar diferenças significativas dependendo da sua área de atuação.

Também tenha em conta a sua demanda por outros produtos de telecomunicação. Geralmente os planos que oferecem dois ou mais serviços, chamados de combos, costumam ter um melhor custo-benefício e representar uma boa economia no orçamento.

Considere a quantidade de pessoas que usarão a internet

Outro ponto muito importante que muitas vezes passa despercebido na hora de contratar um plano de internet fixa é a quantidade de pessoas que usarão a conexão simultaneamente.

Fica claro que um plano de banda larga para uma família de quatro pessoas precisa ser diferente do pacote para uma pessoa que mora sozinha, certo? Ainda assim, é comum não considerar este ponto no momento de contratar a oferta.

O número de pessoas que usarão a banda larga simultaneamente interfere diretamente na velocidade que chegará a cada usuário. Isto ocorre porque o pacote é dividido entre todos os dispositivos que estão conectados no momento.

O tipo de conteúdo acessado pelos membros da família também pode fazer diferença neste caso. Se você trabalha com reuniões por plataformas de videoconferências ou tem um filho gamer, por exemplo, possivelmente precisará de um plano mais robusto.

Veja também: Aulas online para seus filhos com a estabilidade da Claro

Compare os planos disponíveis na sua região

Depois de ter definidas as suas necessidades e traçar o perfil de consumo da sua casa, será possível avaliar e comparar as tecnologias de internet fixa disponíveis na sua região e as ofertas de cada operadora. Certamente os critérios estabelecidos tornarão a escolha mais assertiva.

Lembre-se que as ofertas de serviços de telecomunicação são diferentes em cada cidade. Por isso, é fundamental informar o CEP correto ao pesquisar os planos de banda larga. Os valores das ofertas também variam de acordo com a região do país.

Velocidade de download e upload

Ciente das tecnologias disponíveis, você pode usar a velocidade oferecida em cada plano como critério de escolha. Neste momento não esqueça de considerar a demanda estabelecida na sua definição de consumo.

Hoje em dia, grande parte da população usa a internet para assistir filmes e séries em plataformas de streaming, baixar conteúdo, jogar online e fazer chamadas em vídeo. Todas essas atividades demandam muita velocidade, por isso você deve estar atento a vários pontos relevantes.

Um aspecto importante é avaliar a velocidade de download e upload entregue pelas operadoras. Uma pesquisa sobre a qualidade do sinal das empresas na sua região poderá ajudar na tomada de decisão. Este dado pode ser encontrado facilmente no site da Anatel e em outros conteúdos da internet.

Avalie as promoções e combos com internet fixa

Sabendo que tipo de internet você precisa para a sua casa de acordo com as tecnologias disponíveis na sua cidade e a velocidade mínima necessária para atender a sua demanda, chega o momento de avaliar as ofertas.

As operadores costumam oferecer promoções para diferentes tipos de clientes e combos com internet fixa que cabem em todos os tipos de bolsos.

Ao avaliar os planos vale a pena considerar a qualificação dos serviços de cada operadora como o atendimento e suporte ao cliente. Além de observar os benefícios oferecidos pela empresa a todos os seus clientes, como acesso a serviços exclusivos.

Na Claro, ao contratar um combo com banda larga você encontra um universo de possibilidades.

CONHEÇA AQUI O MUNDO CLARO E CONTRATE AGORA MESMO UM DOS PLANOS DA OPERADORA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui