O modelo de trabalho em home office já vinha sendo uma tendência crescente desde bem antes de 2020. Ou seja, antes mesmo da pandemia do coronavírus, as pessoas já estavam mudando esse paradigma profissional.

Tudo o que você precisa pra fazer home office é ter um computador com acesso à internet em casa. Aliás, em alguns casos o computador até pode ser substituído pelo celular ou por um tablet. Já a internet, não tem como substituir. E como o seu trabalho (ou seja, o seu dinheiro) depende disso, é melhor ter uma internet de qualidade.

GARANTA A MELHOR OPÇÃO DE INTERNET AQUI!

Nesse texto vamos listar algumas das principais profissões para quem busca fazer home office. Além disso, vamos tentar esclarecer algumas questões sobre esse modelo de trabalho sem sair de casa.

Entendendo o home office

Home office significa, em tradução livre, “escritório em casa”. Significa que o seu ambiente de trabalho fica no mesmo lugar onde você mora.

Isso traz uma série de vantagens e desvantagens. De maneira geral, as vantagens costumam ser bem maiores. Tanto é que a maioria das pessoas que faz home office gosta muito. As empresas que contratam nesse modelo também aprovam o resultado.

Vantagens do home office

São muitas as vantagens do home office. Não só para o trabalhador, mas para as empresas com funcionários em casa também, entenda:

Vantagens das empresas

As empresas se beneficiam principalmente por questões relacionadas a infraestrutura. Espaço, logística e economias são fatores que, juntos, tem um peso considerável.

A economia com aluguel é a mais óbvia, já que o espaço da empresa pode ser reduzido. As contas de água e de luz também tem valor menor, naturalmente. Além disso, gastos relacionados a limpeza (produtos, faxineira, papel, etc) e a alimentação (refeição, café, lanche) também são reduzidos.

Vantagens para o trabalhador

Os trabalhadores também se beneficiam bastante com esse modelo de trabalho.

Podem administrar o próprio tempo, combinando horários de outras atividades até de forma intercalada. Também podem economizar dinheiro com alimentação, transporte e até roupas. Isso sem contar no conforto físico e emocional por estar na própria casa.

Desvantagens do home office

Como tudo na vida, trabalhar em casa também pode ter seus problemas. A maioria é relacionado a construção de regras próprias para fazer funcionar.

O maior problema está em perder o foco. Isso pode acontecer por diversos motivos. Se outras pessoas que estão em casa atrapalharem, por exemplo, você perde o foco. Se você tem uma tendência a se distrair com celular, televisão ou até com videogame, isso também atrapalha. Quem tem dificuldades com organização de horários, agendas e cronogramas deve tomar muito cuidado.

No fim das contas, tudo isso pode ser resolvido com organização e disciplina, menos uma coisa. O principal medo de quem trabalha em casa é ter problemas com a internet. A queda do sinal pode significar horas perdidas, ou até um dia inteiro de “falta” ao trabalho. Se a sua renda depende do seu trabalho, aproveite outras economias que o home office proporciona para investir um pouquinho mais contratando uma internet de qualidade.

Profissões para atuar em home office

Se você quer trabalhar de casa, preste atenção nessa lista. Naturalmente ela não tem todas as profissões, mas serve como guia para conhecer as principais.

Jornalista

O Jornalismo nem sempre é lembrado como uma área com possibilidade de home office, por isso começamos com ele. Antes, eram poucos que conseguiam fazer isso, principalmente os correspondentes internacionais. Hoje, apesar de ainda não ser possível para todos da área, existem mais possibilidades.

Com a internet acessível, vários outros setores do jornalismo tiveram essa porta aberta. É possível realizar entrevistas, confirmar fatos, fazer reportagens investigativas e todo o tipo de contato com outras pessoas e instituições. Tudo o que não precisa de cobertura presencial ao vivo, pode ser feito de casa.

Elaboração de textos

O uso do termo “elaboração” foi escolhido de forma proposital, para deixar aberto a diferentes possibilidades de trabalho textual.

A revisão de textos é um exemplo de serviço que pode facilmente ser feito em casa. Outro exemplo é a tradução, que também não tem barreiras no home office. Um grupo que também trabalha bem em casa são os criadores de conteúdo.

Textos para blogs, revistas e redes sociais já são feitos de casa há algum tempo.

Contador

Os contadores são uns dos “novos” profissionais do mercado home office. A possibilidade de fazer operações financeiras com segurança de casa é algo relativamente recente. Ter suas planilhas e documentos na nuvem também é um fator fundamental para tudo funcionar bem. Nesse caso, se o contador trabalhar para uma empresa (e não por conta própria), é preciso de um pouco de organização extra para configurar tudo, depois é só aproveitar.

Escritor

Escritores talvez sejam os mais antigos a trabalhar em home office. Pensando bem, chega a ser difícil imaginar um escritor que trabalhe em outro lugar que não a própria casa.

A vantagem da era da internet é a a possibilidade de enviar o texto sem sair de casa. Revisores, críticos e a própria editora podem receber o texto no mesmo minuto que ele é concluído. E com a ajuda dos softwares atuais, é possível que terceiros façam anotações e colaborações no próprio arquivo do texto.

Desenvolvedor

Essa é uma das profissões mais bem adaptadas ao home office. Não só desenvolvedores, mas quase todos os envolvidos com TI (tecnologia da informação) conseguem atuar de suas casas.

Alguns desenvolvedores, inclusive, trabalham para mais do que uma empresa. Outros trabalham enquanto estudam. Outros trabalham em outras funções além de desenvolvimento. São muitas possibilidades.

Muitos desenvolvedores, inclusive, acabam abrindo suas próprias empresas. Assim, conseguem ter mais segurança com contratos e pagamentos.

A verdade é que o processo de desenvolvimento funciona muito bem de casa, porque às vezes pode ser necessário fazer uma pausa para pensar a respeito dos problemas e suas possíveis soluções. Esse pode ser o momento ideal para tomar um banho, brincar com o cachorro ou fazer um lanche.

Professor particular

As aulas particulares ganharam um novo aliado: a internet. Antes a escolha de um professor estava restrita às possibilidades logísticas. O professor particular costumava ser alguém que morasse muito perto, já que as aulas normalmente são frequentes (mais do que uma vez por semana) e mais curtas que na escola (dificilmente passam de duas horas). Então toda a logística ficava prejudicada quando se tentava encontrar um profissional que morasse longe.

Essa limitação, pelo menos para os professores com internet boa, não existe mais. Agora é muito fácil dar aulas particulares sem sair de casa, E não precisa nem mesmo de um computador. Com um celular simples e whatsapp é possível receber foto das tarefas e fazer aula por chamada de vídeo.

Agente de viagens

Reservar hotéis, agendar passeios, comprar ingressos para shows, tudo isso pode ser feito online. O transporte, seja aéreo ou rodoviário, também pode ser garantido pela internet.

Ou seja, é possível deixar tudo pronto para as viagens sem sair de casa.

Designer

Diferente de outras profissões, talvez o designer tenha uma necessidade extra: um computador potente. Caso ele tenha, seja próprio ou fornecido por uma empresa, o resto segue a tendência geral.

Dentro do design, várias possibilidades se abrem. É possível trabalhar com ilustração, diagramação, edição de vídeo, criação de peças para imprimir, modelagem 3D, tratamento de imagens, identidade visual, etc.

É importante lembrar que o trabalho pode envolver arquivos pesados (ou um grupo de muitos arquivos médios). Esses arquivos normalmente são enviados e recebidos da nuvem. Nesse caso, para não perder tempo, é extremamente recomendável uma internet muito boa.

Psicólogo

Psicólogos ganharam um novo espaço para atuar em home office. Alguns já atendiam de suas próprias casa muito antes da internet de popularizar, é verdade. Mas agora as coisas ficaram muito mais fáceis.

Com as chamadas de vídeo pela internet, o trabalho do psicólogo perdeu qualquer barreira geográfica. Com uma videoconferência pelo whatsapp, por exemplo, é possível atender um paciente em qualquer lugar do mundo. Esse recurso muitas vezes é usado mesmo por psicólogos que atendem presencialmente, pois às vezes seus clientes viajam, ou simplesmente enfrentam algum problema que não os deixa sair de casa.

Empreendedor digital

Os empreendedores digitais praticamente já surgiram no formado home office. São pessoas que encontram sua fonte de renda através das possibilidades da internet.

Nesse campo podemos encaixar todo o campo de marketing digital, por exemplo. Quem trabalha com mídias sociais, por exemplo, não tem nenhuma necessidade de sair de casa para atuar.

Os famosos influencers também fazem seu serviço funcionar de casa. Claro que pode ser necessário sair para locais específicos e fazer ações na rua, mas isso é bem diferente de estar todos os dias em um escritório com horário marcado.

Pra finalizar, temos as pessoas que criam conteúdo em áudio e vídeo. Não só os famosos youtubers, mas também os responsáveis pelos já populares podcasts. Todos eles têm a possibilidade de produzir, gravar e editar seu conteúdo sem sair de casa. Tudo o que eles precisam é internet e um computador.

CONTRATE AGORA O MELHOR PLANO DE CELULAR! CLIQUE AQUI!

Você se encaixa em alguma dessas possibilidades de trabalhar em home office? Será que é possível adaptar algumas condições para fazer dar certo? Esperamos ter ajudado com essa lista de profissões. Para seguir atualizado sobre teconologia, continue acompanhando nosso blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui