Gravar vídeo no celular é uma das atividades mais corriqueiras da atualidade. Hoje em dia, com câmeras relativamente boas em quase todos os modelos de aparelho, isso ficou ainda mais comum. Pessoas registram todo tipo de situação o tempo inteiro e o destino final quase sempre é a timeline de alguma rede social.

CONTRATE AQUI SEU NOVO PLANO DE CELULAR!

Por mais que o ato de gravar vídeo no celular pareça simples, existe muita coisa por trás. O sucesso da postagem e o alcance da publicação nem sempre correspondem à qualidade do conteúdo. Além daquilo que está sendo gravado, muitos outros fatores colaboram com a construção de um hit das postagens.

No post de hoje vamos falar sobre fatores que influenciam a gravação, a edição e o sucesso dos vídeos. Além disso, vamos abordar algumas redes sociais e aplicativos específicos para compartilhamento de material audiovisual.

Cuidados para gravar vídeo no celular

Talvez você esteja se perguntando quais cuidados deve tomar na hora de gravar vídeo no celular e postar. Vamos listar alguns cuidados básicos e tentar ajudar você a melhorar a qualidade dos seus vídeos.

Celular na horizontal ou vertical?

A verdade é que essa pergunta não tem uma resposta correta. Tudo depende do meio que você vai usar para públicar e do tipo de conteúdo vai produzir.

Horizontal

Se sua ideia é gravar um vídeo onde a paisagem seja relevante, por exemplo, o ideal é usar a posição horizontal. Retratar ambientes também costuma ficar melhor com o celular deitado. Se você quiser que muita gente apareça, também vai acabar preferindo a horizontal.

Essa posição é a predominante de vídeos mais longos e material produzido para o Youtube, por exemplo.

Vertical

Já se o seu vídeo é de uma conversa com o público, ou alto mais íntimo, aí o ideal pode ser a posição vertical. Se você não tem nada para mostrar no fundo e nem muito longe, a necessidade de deitar o telefone diminui bastante.

Gravar vídeo no celular na posição vertical costuma significar um contato mais próximo com as pessoas que vão assistir. Nesse formato, entretanto, os vídeos costumam ser mais curtos e menos produzidos.

Vídeos na horizontal são os preferidos entre os blogueiros e são maioria absoluta nos stories do Instagram, por exemplo.

Iluminação

Procure locais bem iluminados para gravar seus vídeos. Quando estiver em ambientes internos, procure ficar perto de janelas. Se for possível gravar ao ar livre, melhor. Os melhores horários para gravar vídeos ao ar livre são no começo da manhã e no fim da tarde. Perto da metade do dia o sol, além de forte, fica em cima, fazendo uma sombra que nem sempre favorece a imagem.

Se for gravar durante a noite, talvez seja necessário recorrer ao flash do celular. Se tiver outro celular disponível, pode ser mais vantajoso usar um aparelho para gravar enquanto outro fica apenas com a lanterna ligada.

Saiba mais: Como funciona a portabilidade da Claro?

Sistema de som

O Som é um fator muito importante na hora de gravar um vídeo. Dificilmente vídeos são assistidos sem som, apenas com a imagem. Então se as pessoas param de assistir seus vídeos na metade, o problema pode estar no som.

Ambiente

Escolha um ambiente com pouco barulho. Se isso não for possível, encontre uma maneira de posicionar e direcionar o som. Às vezes mudar o seu ângulo em relação a uma parede pode ajudar bastante. Girar o celular em relação a fonte de barulho também pode ser uma boa estratégia.

Faça testes

Se você for fazer um vídeo ao vivo, faça um teste antes e grave um vídeo offline antes de começar a live. Assim você pode ter uma noção de como o som do ambiente interfere, além de testar sua própria voz.

Teste sua voz

Durante o teste, comece falando baixo e vá aumentando o volume da sua voz. Assim você consegue ter uma ideia de qual potência vocal será necessária para se comunicar de forma adequada.

Microfone

Uma boa ideia pode ser comprar um microfone. Existem lojas com microfones baratos que ajudam bastante na captação de um som com qualidade. Claro que microfones melhores serão mais caros, mas um baratinho já é melhor que nada.

Leia: Ultravelocidade para você ainda é um sonho?

Modo Avião

Essa dica não é exatamente sobre a gravação, mas pode ser fundamental. Já pensou você prestes a gravar um momento que não vai se repetir, como um lance de uma partida de futebol, ou o refrão da sua música favorita em um show, e de repente seu celular começa a tocar? Ativar o modo avião evita esse tipo de problema. Além disso, você também fica livre de barulhos de notificação ou de vibração.

Internet boa de verdade

Por outro lado, ter uma internet de qualidade pode ser fundamental.

Muitos dos conteúdos gerados hoje em dia são ao vivo. As famosas lives cairam na graça do público e é cada vez mais normal ver influenciadores ao vivo. Normalmente eles deixam o horário marcado e entram para conversar ao vivo com o público. Essa interação é muito positiva pois humaniza e aproxima o produtor de conteúdo do seu público. Esse tipo de laço normalmente aumenta o alcance tanto da pessoa quanto de seu conteúdo.

Além das lives, é normal que pessoas que postam vídeos no seu cotidiano façam diversos stories. Isso se aplica a celebridades, artistas, influenciadores, blogueiras ou qualquer outra pessoa desse universo da internet. Essas postagens costumam ser mais dinâmicas e, mesmo não sendo live, vão ao ar com função de retratar coisas que estão acontecendo na hora como festas, shows, entrevistas e eventos em geral.

Nesses casos, é fundamental que a internet no celular seja muito boa. Procure um plano uma operadora confiável, que ofereça estabilidade de conexão e altas velocidades.

Estabilizador

Existem alguns aplicativos que são chamados de estabilizadores. Um estabilizador de vídeo ajuda a deixar a imagem menos tremida. Seu uso é especialmente importante quando a gravação do vídeo envolve movimento – seja de mão, braço ou corpo inteiro.

Outra maneira de estabilizar o vídeo é usar um tripé. Naturalmente, essa alternativa depende do contexto do vídeo, sendo possível apenas no caso de vídeos paradinhos, em que o enquadramento se mantém o mesmo durante o vídeo inteiro.

Zoom

A ferramenta de zoom das câmeras de celular não costuma ser muito boa. Normalmente o zoom é do tipo digital, e não analógico. Ou seja, a imagem é digitalmente ampliada, ficando maior e dando a impressão de um zoom real. Mas normalmente a câmera não costuma sofrer ajustes físicos, por isso a imagem pode parecer pixelada ou desfocada.

Se você realmente quiser aproximar a imagem, tente caminhar e chegar mais perto do que você quer filmar.

Edição

Aprender a editar um vídeo pode ser a chave para o sucesso da sua publicação. Normalmente a edição visa corrigir problemas, cortar falhas e amenizar defeitos. Assim é possível omitir alguma coisa estranha do fundo, ou esconder um som indesejado.

Além de corrigir, diversos recursos podem fazer com que seu vídeo chame a atenção pela edição. Alguns exemplos são:

  • Música de fundo;
  • Efeitos sonoros em momentos específicos;
  • Cortes rápidos e dinâmicos;
  • Trechos em preto e branco;
  • Partes com mais zoom;
  • Usar pedaços de outros vídeos;
  • Usar imagens estáticas na tela;
  • Filtros que modificam o rosto ou o cenário.

Leia mais: Apps grátis? Conheça o Clube Claro Apps e o Claro Games.

Aplicativos

Muito provavelmente você já sabe que apenas a câmera do seu celular não vai te salvar. Alguns aplicativos são tão úteis que, para muitos influencers, são obrigatórios. Para facilitar a vida de quem está em busca desse tipo de reforço, vamos listar alguns aplicativos.

Apps para edição de vídeo

Aplicativos para realizar a edição do vídeo podem ter funções diferentes entre si. Seja com efeitos sonoros, efeitos visuais ou cortes práticos, você pode querer aproveitar o que eles oferecem.

A seguir, uma lista com alguns bons aplicativos para edição de vídeo:

  • Adobe Premiere Clip
  • WeVideo
  • Graava
  • FilmoraGo
  • VideoShow
  • KineMaster
  • VivaVídeos
  • VidTrim
  • PowerDirector
  • iMovie
  • Magisto
  • AndroVid
  • Video Cutter

Esses apps podem ajudar a colocar música nos vídeos, escolher pedaços da gravação, inserir imagens e muito mais.

Apps para publicar os vídeos

Algumas vezes criadores de conteúdo acabam se limitando a uma ou outra rede social que está mais habituado. Saber explorar os diferentes meios pode ser a chave para o sucesso ou, pelo menos, para a viralização de algum vídeo em particular.

Se você gostaria de ter mais alternativas para postar seus vídeos, fique de olho na listinha que preparamos. Ela tem algumas opções bem óbvias e algumas outras inusitadas. Confira:

  • YouTube
  • Vimeo
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Mastodon
  • Snapchat
  • Tik Tok
  • Vigo
  • Firework

Leia mais: Claro gaming: conheça o serviço de internet para quem curte jogos.

Seu público é tudo

Pense no seu público! O mais importante para um produtor de conteúdo é essa relação com as pessoas que assistirão aos vídeos. Estude seu público, entenda do que essas pessoas gostam e capriche nos detalhes para fisgar a atenção dessas pessoas.

Seu público gosta de legendas? Faça legendas para todos os vídeos.
Quantos minutos em média eles assistem? Planeje seus vídeos para ter a duração adequada e ninguém desistir no meio.
Não ficou satisfeito com uma cena? Grave outra vez. Não ficou satisfeito de novo? Grave quantas vezes for necessário!
Seus assinantes gostam de tutoriais? Planeje seu conteúdo em forma de tutorial.

Leia também: Vai contratar um plano e não sabe o que é combo?

Mensagem

Tenha uma mensagem clara para cada vídeo. A pessoa que assistir ao vídeo tem que saber não apenas o motivo que levou ela até ali, mas o que ela vai receber quando terminar o vídeo. Crie uma expectativa e atenda. Assim você gera satisfação e, naturalmente, gera engajamento também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui