Desde que entrou na nossa vida, a tecnologia trouxe recursos que mudaram para sempre a forma como nos comunicamos, inclusive, em outras línguas. O Google Tradutor por foto é uma dessas ferramentas que revolucionou a comunicação e vem rompendo barreiras.

Ainda que o recurso de tradução do Google seja um dos mais utilizados da internet e amplamente conhecido entre os usuários, muitos não sabem que ele também faz traduções por imagem. Você já utilizou este método para entender outro idioma?

Neste artigo mostraremos como funciona o recurso para que você possa traduzir textos em inúmeras línguas com apenas uma foto.

Hoje em dia ter internet de qualidade é um requisito básico para poder usar a infinidade de recursos digitais disponíveis. Na Claro você encontra as melhores ofertas com a internet banda larga e móvel mais rápida do país. A exemplo do Google Fotos, a Claro também oferece algumas utilidades bem interessantes.

Confira!

ASSINE AGORA MESMO UM DOS PLANOS CLARO E COMPROVE!

Leia também: 10 aplicativos tipo Uber – Fundamentais!

O que é o Google Tradutor por foto e como funciona o recurso

A ferramenta de tradução do Google é uma das mais utilizadas no mundo inteiro. É fácil entender tanta popularidade quando sabemos que a plataforma é capaz de traduzir mais de 100 idiomas diferentes. Com isso, o recurso atinge cerca de 99% da população mundial.

Não é à toa que nos quase 15 anos de existência da ferramenta, a empresa está constantemente investindo em novos recursos e atualizando as suas funcionalidades. Ainda que, o uso básico de tradução instantânea já tenha rompido barreias e revolucionado a comunicação.

O recurso básico do tradutor você possivelmente já está acostumado a utilizar, a ferramenta praticamente dispensa apresentações. Por isso, queremos falar aqui neste artigo sobre o Google Tradutor por foto. Isso mesmo, um tradutor por imagem.

Se você ainda não utilizou o recurso, disponível na versão móvel da plataforma, mostraremos como aproveitar esta incrível funcionalidade que pode mudar completamente a sua experiência com outras línguas.

Recurso do Google Tradutor permite traduzir através da câmera do celular

Imagine que você está viajando por um país onde as placas de sinalização, os cardápios dos restaurantes e todas as informações de transporte estão em árabe e você não compreende nada do idioma.

Agora imagine simplesmente apontar a câmera do seu celular para todas essas mensagens indecifráveis e obtener a tradução instantaneamente na tela do aparelho. Assim funciona o Google Tradutor por foto. Você precisa apenas de um smartphone e uma conexão à internet.

Veja ainda: Roaming claro: como usar seu celular no exterior

Google Tradutor por foto ganha atualização e já traduz mais de 80 idiomas

Assim como o próprio aplicativo de tradução do Google, os recursos da plataforma também estão constantemente sendo aprimorados. Isso gera atualizações que os tornam ainda mais funcionais e avançados.

Em 2019 a empresa anunciou a inclusão de novos idiomas no recurso de imagens. Com isso o Google Tradutor por foto passou a ter a capacidade de traduzir 88 línguas. Entre as novidades da última atualização estão o árabe, o indi, o vietnamita e o tailandês.

Maior possibilidade de combinação entre línguas

Outro avançado da nova versão do recurso de tradução por imagem é a melhoria na capacidade de combinação entre distintos idiomas. Antes a ferramenta só permitia traduzir o conteúdo em idiomas menos comuns para as línguas mais populares como inglês ou espanhol.

Leia aqui: Novos idiomas – 4 aplicativos para você aprender!

Ou seja, um idioma como o tailandês primeiro deveria ser traduzido para o inglês e logo o conteúdo poderia ser passo ao português, por exemplo. Atualmente, a empresa garante que já é possível fazer a combinação direta entre inúmeros idiomas que não são tão populares.

Traduções mais naturais e recurso offline

A última atualização do tradutor também conta com a tecnologia Tradução Automática Neural (NMT) utilizada para tornar a tradução mais precisa e natural. A intenção da empresa é aproximar o resultado o máximo possível da realidade do usuário.

Outro recurso muito útil da plataforma, principalmente em situações de viagem, é a ferramenta para tradução offline. Assim como acontece no aplicativo Google Maps, no Tradutor você precisa baixar os idiomas antecipadamente para o seu dispositivo.

Vale destacar que mesmo baixando no celular os idiomas que serão necessários, o recurso de tradução offline não é tão preciso quanto online. Por isso, sempre que possível é essencial ter uma conexão de qualidade para aproveitar tudo o que a plataforma oferece.

Agora que você já conhece um pouco mais os recursos do Google Tradutor, vamos falar sobre como utilizar a ferramenta de tradução por imagem. Assim você não irá mais perder nenhuma informação importante por não saber um idioma. Confira!

Como usar o Google Tradutor por foto no seu celular

Como mencionamos o Google Tradutor por foto é um desses recursos avançados que você pode precisar a qualquer momento. Por isso, é fundamental aprender a usá-lo e ter a ferramenta sempre à mão.

Assim como os principais serviços da empresa, o tradutor é completamente gratuito e compatível tanto com sistema operacional Android quanto iOS. Sendo assim, não há mais razão para você não ter essa facilidade na tela do seu celular. Vamos aprender a usar!

O primeiro passo é entrar na sua loja de aplicativos, Play Store ou Apple Store, e baixar o Google Tradutor no seu smartphone. Logo será necessário realizar a instalação e, ao abrir a plataforma, dar permissão para que o app possa acessar a câmera do dispositivo.

Este último passo é importante para que o Google tradutor por foto esteja disponível quando você precisar utilizar-lo. Mas fique tranquilo, caso você esqueça de permitir o acesso ao abrir o aplicativo pela primeira vez, poderá alterar essa opção em configurações a qualquer momento.

Traduzindo imagens diretamente com a câmera do celular

Com o app instalado e permissão para acessar a câmera do seu celular você já pode começar a utilizar o recurso de tradução por imagem. Os próximos passos são muito simples.

Na tela inicial do aplicativo você deverá selecionar a opção Câmera que está logo abaixo do campo de texto. Com esta ação abrirá uma nova tela em que poderá escolher o idioma de origem, se você tem essa informação, e o idioma para o qual deseja traduzir.

No centro da tela do celular estará a imagem do visor da câmera indicando onde você deve enquadrar a foto para iniciar o procedimento. No menú inferior estarão as três opções de tradução: instantânea, digitalizar ou importar.

Veja também: 6 aplicativos para edição de fotos no android

Escolha entre diferentes formas de tradução por imagem

Como o próprio nome diz, a tradução instantânea fará uma leitura automática e em tempo real das imagens espelhadas na foto. Com as opções digitalizar e importar você escolhe traduzir a partir de uma foto feita no momento ou previamente.

Depois de escolher uma das formas de tradução mencionadas acima, você poderá selecionar com o dedo conteúdo que deve ser lido e o aplicativo começará o procedimento. Em seguida você verá o texto no idioma para o qual escolheu traduzir.

Pronto! Para seguir traduzindo qualquer foto sempre que você encontrar uma informação em um idioma que não entende, basta repetir os passos indicados. Você também pode guardar a foto para realizar a tradução em outro momento utilizando o recurso de importar imagem.

Não esqueça que o Google Tradutor por foto, assim como a maioria dos recursos de aplicativos móveis, dependem de internet. Ter uma conexão segura e rápida é fundamental para utilizar tudo o que as ferramentas digitais tem a oferecer.

Quer ter a tranquilidade de utilizar os seus aplicativos favoritos quando e onde você quiser, sem precisar se preocupar com a conexão?

ASSINE AGORA MESMO UM DOS COMBOS CLARO E TENHO A MELHOR INTERNET MÓVEL DO BRASIL NO SEU CELULAR!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui