Atualmente o tipo de mídia que mais faz sucesso na internet é audiovisual, ou seja, os vídeos. Editar vídeos se tornou uma capacidade cada vez mais útil para quem busca bons resultados nas redes sociais.

GARANTA A MELHOR OPÇÃO DE PLANOS DE CELULAR AQUI!

Neste texto vamos falar um pouco sobre ferramentas de edição e a importância dos vídeos no mundo de hoje.

Os vídeos e a internet

Quanto mais o tempo passa, mais os vídeos se tornam importantes. Hoje é muito fácil assistir à um vídeo. Basta ter uma internet boa, colocar a mão no bolso e pegar o seu celular.

Internet móvel

Boa parte dessa mudança se deve ao fato do avanço tecnológico na área da internet móvel. Bons planos de 4G já contam com cobertura em praticamente todo o país, possibilitando que vídeos se espalhem. Além disso, temos a chegada da tecnologia 5G, que está cada vez mais próxima de ser lançada no Brasil.

Até mesmo os planos 3G dão conta do recado. Mesmo não sendo a tecnologia ideal para assistir aos vídeos, muita gente ainda usa. A velocidade do 3G pode fazer com que seja necessário um pouco de paciência e tempo extra, mas mesmo assim existem muitos usuários que consomem vídeos assim, especialmente se a resolução do vídeo for baixa.

Apps incentivam editar vídeos

Diversos aplicativos já contam com ferramentas para editar vídeos, mesmo que de maneira básica.

O Snapchat e o Instagram, por exemplo, oferecem vários filtros diferentes. Alguns funcionam como máscaras, outros servem para entretenimento como trocar o rosto de lugar, mostrar uma placa ou fazer algum tipo de brincadeira.

Já o TikTok, por exemplo, tem ferramentas para editar os vídeos incluindo músicas. Dessa forma, facilita a criação e propagação de memes através de seus usuários.

A própria câmera de muitos celulares já oferece, entre outras coisas, alguns efeitos. O timelapse, por exemplo, faz um vídeo onde as coisas vão acontecendo rapidinho. Já o efeito de slow motion, por outro lado, deixa tudo em câmera lenta.

Editar vídeos não é mais um mistério

Antigamente para fazer a edição de vídeos era necessário uma série de coisas.

Primeiro, um computador potente e confiável, porque os softwares de edição de vídeo sempre foram muito pesados. Segundo, o software adequado, que normalmente não custavam tão barato assim. Terceiro, a capacidade técnica de operar esse software e editar o vídeo de maneira adequada.

Esses fatores, por muito tempo, afastaram os “usuários normais” da edição de vídeo. Claro que, pensando em vídeos mais elaborados com finalidades profissionais, isso tudo ainda pode ser considerado verdade.

Mas para pequenos negócios, principalmente aqueles com pouco orçamento e que não precisam de efeitos especiais dignos de Hollywood, os aplicativos que existem para celulares funcionam muito bem.

Aplicativos para editar vídeos

Agora finalmente vamos para a tão esperada lista de aplicativos para editar vídeos.

Adobe Premiere Clip

Você provavelmente já ouviu falar da Adobe, já que ela é uma das principais desenvolvedoras de softwares desse ramo. O Adobe Premiere ainda é referência em muito estúdios grandes de todo o mundo. Até mesmo em Hollywood ele ainda é usado para algumas edições. Mas isso que estamos falando é da versão para computadores.

O aplicativo para celulares, que traz o “Clip” no nome, é uma versão consideravelmente mais simples. Mesmo assim, é possível fazer muita coisa boa com ele.

Ele conta com dois modos de edição. O modo mais fácil é o automático, em que o aplicativo junta os clipes, corta e edita sozinho. Já o modo livre deixa você executar essas atividades manualmente. Dessa forma, o Adobe Premiere Clip consegue atender tanto novatos quanto usuários mais experientes.

Aliás, os mais experientes podem dar um passo a mais. Através da Creative Cloud é possível sincronizar o vídeo para outros aplicativos. Assim é possível concluir no programa de computador uma edição que começou no aplicativo móvel.

VivaVideo

Com mais de 200 milhões de downloads, o VivaVideo é um dos mais populares aplicativos de edição de vídeo. Esse app oferece não só a edição do vídeo, mas também o antes e o depois.

Por “antes” entenda a gravação. Esse app tem sua própria câmera para fazer a captura dos vídeos. Mais que isso, ele conta com alguns efeitos de lente que são excelentes.
E por “depois” ententa o compartilhamento. Depois do vídeo estar editado, você pode fazer upload ou compartilhar por dentro do próprio aplicativo.

O VivaVideo conta, naturalmente, com todas as ferramentas básicas de edição. Cortes, transições, sequências e acelerar ou desacelerar o vídeo. Também é possível inserir coisas como textos, fotos, sons, músicas e figurinhas animadas.

A desvantagem dele fica por conta das limitações da versão grátis. Primeiro, porque fica uma marca d’água do aplicativo, e segundo porque os vídeos podem ter no máximo 5 minutos.

Filmora Go

O Filmora Go é um aplicativo que nasceu do Filmora, que era um programa de computador. Sua versão mobile tem o “Go” no nome e é um pouquinho mais simples, como todo app.

Uma de suas vantagens é a interação com as redes sociais. Com o Filmora Go você pode usar não apenas os vídeos que estão salvos no seu celular, mas também aqueles que estão no seu perfil do Facebook ou na sua conta do Instagram.

Por falar em Instagram, outra vantagem é a facilidade para fazer vídeos na proporção 1:1. Essa proporção é o tamanho quadrado, considerado o melhor para as postagens na timeline do app. Vale lembrar que seu objetivo é fazer stories, o ideal é buscar a proporção 16:9.

Um aspecto negativo é que na versão grátis esse aplicativo também deixa sua marca. A vantagem é que ao invés da marca d’água, eles usam outro método: uma vinheta no final. Se você tiver paciência, pode produzir o vídeo inteiro nele e depois cortar o finalzinho por outro meio. Fica a dica.

KineMaster

O KineMaster é provavelmente o aplicativo de edição de vídeo mais completo que você vai encontrar. Muitos usuários apontam ele como o mais perto que um aplicativo pode chegar de um software para computador. Se você tem vontade de se aprofundar na edição e realizar tarefas mais complexas, esse é o aplicativo certo!

Naturalmente, ele dá conta do básico com tranquilidade. Criação de sequências, cortes, transições, inserção de textos, fotos e sons, etc. Tudo isso pode ser feito de forma prática e intuitiva.

Camadas

O KineMaster deixa o usuário usar o sistema de camadas. Com as camadas fica mais fácil entender e organizar todos os elementos que estão sendo utilizados. Diferentes textos, arquivos de áudio e músicas podem dividir espaço com diferentes vídeos, sem ficar confuso.

Chroma Key

O aplicativo também oferece o recurso de chroma key, que muita gente conhece como a famosa “tela verde”. Esse recurso facilita a edição de vídeos onde você não quer usar o fundo original e, ao invés disso, prefere utilizar uma imagem estática ou até mesmo outro vídeo no fundo.

Outros efeitos

No KineMaster também é possível controlar detalhes visuais do vídeo, como cor, brilho e contraste. O áudio também pode ser editado facilmente. Além dos cortes e a divisão por camadas, ainda permite ajustar o volume de cada trilha. Também é possível gravar uma trilha de narração por dentro do próprio app.

Facilidade para iniciantes

Se você nunca editou vídeos e não tem experiência com esse tipo de atividade, não tem problema. O KineMaster tem uma interface extremamente intuitiva, facilitando seu uso mesmo entre os novatos em edição.

Além disso, ele tem um assistente de criação que ajuda o usuários desde os primeiros passos de um projeto. Todo o processo de criação e edição da sua obra audiovisual será facilitada por esse assistente.

Vantagem e desvantagem

Uma das grandes vantagens do KineMaster é que a sua versão grátis é muito boa. Quase todos as suas ferramentas estão disponíveis mesmo para quem não quer gastar.

A desvantagem é que, como alguns outros aplicativos, o KineMaster deixa sua marca. Uma marca d’água ocupa um pedaço da tela do seu vídeo. O único jeito de remover a marca d’água é utilizando a versão paga.

GARANTA A MELHOR OPÇÃO DE INTERNET AQUI!

Esperamos que você tenha gostado de conhecer esses aplicativos incríveis. Agora você está mais perto de editar seus vídeos da melhor maneira possível usando seu celular. E para seguir bem informado sobre tecnologia, continue acompanhando nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui