Já passou o tempo em que o tratamento de imagens era uma operação repleta de restrições. Hoje é muito mais fácil resolver essa questão, considerando que a resposta pode estar na palma da sua mão. Isso mesmo, a solução pode estar nos aplicativos de edição de fotos.

CONTRATE AQUI SEU NOVO PLANO DE CELULAR!

Mudança na edição de fotos

Até pouco tempo atrás, computadores potentes costumavam ser necessários para esse tipo de atividade. Isso porque os softwares para edição de fotos costumavam ser pesados e precisavam de poder de processamento.

Esse processamento, que no passado vinha de hardware robusto, hoje está disponível em muitos celulares. Sinal de que a tecnologia está evoluindo num ritmo considerável.

Naturalmente, celulares mais caros tendem a ser melhores para isso. Apesar disso, também é possível tratar imagens em celulares mais simples.

Utilidade do processo de edição de fotos

Existe uma frase famosa que diz que “uma imagem vale mais que mil palavras”. Na era digital isso tem se tornado cada vez mais verdadeiro.

A necessidade de consumir conteúdo visualmente atrativo é cada vez mais nítida. Cores, efeitos e técnicas para chamar a atenção são fatores que contribuem para o novo jeito de se comunicar.

Edição de fotos contribuindo para o marketing

Nas redes sociais é preciso se conectar de maneira muito rápida com o público. Estudos dizem que a atenção de um usuário dificilmente ultrapassa os 10 segundos antes dele mudar o foco. Para quem tem um negócio online, todo usuário é um cliente em potencial.

É preciso chamar a atenção e, além disso, comunicar de maneira clara, rápida e objetiva. Para isso, não resta dúvida que a imagem utilizada tem papel fundamental e pode definir o sucesso da publicação.

Alguns dados coletados sobre conteúdo digital e marketing confirmam essa ideia. A conclusão é de que conteúdos ricos em imagens tem quase o dobro de visualizações. O resultado pode até ser impressionante, mas não chega a surpreender especialistas.

O marketing pessoal também precisa de edição de fotos

Não são só empresas e produtos que precisam de boas imagens. Pessoas, em seus diferentes círculos, também precisam de imagens de qualidade. Garantir uma comunicação adequada é fundamental em todo tipo de relacionamento. Por isso é seguro dizer que ter alguma noção de edição de fotos pode ser importante para todos.

Edição de fotos pessoais

Quem não quer boas fotos nas redes sociais? Para algumas pessoas vai ser importante postar fotos da sua família. Para outras, fotos em festas ou em reuniões de amigos. Fotos de viagem, então, são sempre um sucesso.

Tratar essas fotos pode ser o divisor de águas entre passar vergonha ou receber muitas curtidas. Às vezes precisamos corrigir algumas coisas e, nessas horas, ter um aplicativo de edição de fotos é fundamental.

São várias as possibilidades de correções corriqueiras que você pode fazer. Apagar um estranho passando no fundo da foto, disfarcar uma espinha no rosto, remover uma pessoa com quem não nos relacionamos mais, esconder objetos no fundo da foto, ou até modificar (aumentar ou diminuir) partes do corpo. Isso sem falar em foco, recorte, enquadramento e iluminação.

Edição de fotos profissionais

O universo profissional também pede cuidados com a imagem. Prova disso é que já existem fotógrafos especializados em fazer books especificamente para o uso profissional. Claro que nem todo mundo pode bancar esse tipo de serviço, aí entra a importância dos aplicativos.

Primeiro, você vai precisar de uma boa foto de perfil. Não apenas sorrindo de maneira amistosa, mas usando roupa que passe o tom profissional adequado.

Além disso, o cenário é relevante, então o tratamento da imagem pode ajudar a resolver várias questões a respeito do “fundo” da foto, desde ajustes na iluminação até detalhes de limpeza. Inserir objetos também pode ser uma tarefa importate, mas com cuidado para não ficar artificial. Se alguém perceber que algo foi colocado na foto de maneira artificial, o tom profissional pode se transformar em piada, tirando toda a credibilidade que você gostaria de transmitir.

Aplicativos para edição de fotos

Nesse momento você já deve ter entendido que apps de edição de fotos podem ser úteis para todo mundo. Então vamos finalmente à nossa lista de aplicativos.

Adobe Photoshop

Impossível falar sobre edição de fotos sem mencionar o mais conhecido dos aplicativos. Mas se engana quem pensa que existe apenas um aplicativo. O Photoshop, que é um dos astros da empresa Adobe, entra nessa lista com nada menos do que quatro apps.

Photoshop Lightroom

O Lightroom é o aplicativo com foco em uso profissional e criação de imagens de alta qualidade. Isso porque, entre suas ferramentas, conta com recursos avançados de retoques. Além disso, ele permite a cópia de parâmetros. Isso significa que você pode tratar diversas fotos com exatamente o mesmo tipo de efeito, fazendo com que elas obedeçam um padrão e tenham um aspecto mais profissional.

Photoshop Express

A versão Express é um pouco mais intuitiva, tornando a experiência mais amigável para iniciantes. Ela tem diversos recursos que tornaram o Photoshop um aplicativo tão famoso. Além de mexer no brilho, contraste e saturação, também é possível usar ferramentas de corte e um recurso para corrigir olhos vermelhos.

Um dos destaques do Express é a seleção de filtros inteligentes. Esses filtros servem para corrigir os problemas mais recorrentes das fotos tiradas com celular.

Photoshop Fix

A melhor tradução da palavra “fix” de inglês pra português seria “consertar”. E é exatamente esse o principal objetivo do Photoshop Fix – consertar as fotos. Ele remove imperfeições e corrige defeitos das fotos de maneira prática e eficiente.

Além disso, ele tem uma ferramenta que faz reconhecimento facial e permite que o usuário realize ajustes nos rostos das pessoas da foto.

Photoshop Mix

Já a palavra “mix” pode ser traduzida como “misturar”. O foco do Photoshop Mix é fazer composições usando várias fotos, ou seja, misturando diferentes imagens. A ferramenta que controla as camadas vai ser sua principal aliada.

Esse app é muito bom para fazer montagens e editar memes, inserindo fotos do seu álbum.

Snapseed

Se você nunca ouviu falar do Snapseed, pode começar a fazer suas anotações. Recentemente esse app foi adquirido pela Google, então você já deve saber o que isso significa. Sim, excelência em edição de fotos, indo muito além do próprio Google Fotos.

Ele tem todos os recursos básicos como ajuste de cor, brilho, saturação, recorte e moldura. Também tem diversos filtros legais e até a possibilidade de criar seu próprio filtro e poder usar ele depois.

Outra ferramenta que se destaca é o ajuste seletivo. Com ela você pode escolher uma área específica da imagem e aplicar efeitos que vão agir somente naquela área, e não na imagem inteira.

O recurso de histórico de edição também é sensacional. A qualquer momento você pode voltar até algum ponto em que estava editando a foto e, a partir dali, modificar outras coisas. Excelente para corrigir pequenos erros que passaram sem ser notados sem perder todo o progresso.

VSCO

De todos os apps que falamos até agora, o VSCO talvez seja o mais famoso. Justiça seja feita: ele merece, isso porque ele é muito mais do que um aplicativo de edição de fotos.

Primeiro é preciso falar que ele é, sim, um app para edição de fotos. Até porque não estaria nessa lista se não fosse. Então você pode esperar todos os recursos clássicos de edição de imagem. A questão diferencial é que esse app vai além disso.

O VSCO sempre esteve na vanguarda dos filtros, apresentando opções sutis e com aspecto mais profissional muito antes de isso se popularizar. Ele permite, com um simples ajuste, escolher a intensidade de aplicação de um filtro. Além disso, é possível baixar novos filtros e até customizar os filtros, deixando como você prefere.

A fama do VSCO também se deve ao fato de ele ter uma grande comunidade online. Seus usuários quase formam uma rede social própria, trocando mais do que apenas fotos, mas dicas e filtros também. A comunidade do VSCO é famosa pelas fotos que hospedam e também por ser amistosa e democrática. É normal haver interação entre fotógrafos profissionais e amadores.

GARANTA A MELHOR OPÇÃO DE PLANOS DE CELULAR AQUI!

Esperamos que as dicas sobre aplicativos de edição de fotos tenham sido úteis. Mais que isso: que você consiga baixar e usar para deixar suas fotos do jeitinho que você quer. E para seguir bem informado com dicas sobre tecnologia, continue acompanhando nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui