Você possivelmente já ouviu falar no IMEI, mas sabe o que é esse código tão importante nos smartphones? Neste artigo você irá descobrir o que é e como consultar IMEI do celular de forma simples.

O código de 15 dígitos chamado de IMEI é a principal identificação dos smartphones que são produzidos no mundo inteiro. Ele sai de fábrica com o aparelho e é um importante instrumento de controle que gera segurança ao usuário.

Com este número em mãos é possível, por exemplo, verificar se o seu aparelho está registrado regularmente na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Outras ações importantes também podem envolver o código.

Siga lendo este conteúdo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre o tema. Aqui você também irá aprender a consultar o IMEI do seu celular e usá-lo para a sua segurança.

ASSINE UM DOS PLANOS CLARO E TENHO O 4G MAIS RÁPIDO DO PAÍS NO SEU CELULAR!

Leia também: Pacote de Internet Claro: veja como contratar mais dados!

O que é o IMEI do celular

Antes de você consultar o IMEI do celular é fundamental saber o que é o código e por que é tão importante conhecê-lo. Fique tranquilo que este conteúdo ajudará justamente a esclarecer tudo isso.

IMEI é um termo em inglês, International Mobile Equipment Identity, que poderia ser traduzido livremente como Identificação Internacional de Equipamento Móvel. No Brasil, usamos apenas a sigla IMEI.

Ainda que o expressão já esteja bastante conhecida com a popularização dos smartphones, não é comum que as pessoas realmente saibam para que serve este número. No entanto, ter esse conhecimento pode ajudar você em muitas questões de segurança.

Identificação oficial do seu celular

O IMEI é um código que sai de fábrica com o aparelho e é formado por quatro grupos de números que totalizam 15 dígitos. Por ser único para cada aparelho celular, ele é a principal identificação do dispositivo.

Para que você possa entender a importância desse código, digamos que o IMEI representa o que seria o número do seu registro de nascimento. Ou, ainda, pode ser comparado com o chassis de um veículo automotor.

Veja mais: Serviços de telecomunicações apresentam melhora significativa

Registro do aparelho confere regularidade e segurança

Para que um aparelho celular esteja regularmente registrado ele precisa ter o IMEI certificado pela Anatel ou pelo órgão equivalente no exterior caso não tenha sido fabricado no Brasil.

Ter um aparelho registrado, ou seja, que não é considerado pirata, garante a sua segurança. Também possibilita resolver qualquer problema com a operadora ou com o própria fabricante.

Para que serve o número IMEI do celular

Além da segurança natural de ter um smartphone que está registado pelo seu fabricante e reconhecido pelo órgão de telecomunicação, ao consultar IMEI do celular e ter o número em mãos você pode executar outras tarefas.

Uma das funções mais importantes do código de identificação é garantir a possibilidade de bloquear o aparelho em caso de perda ou roubo. Ao fazer esse bloqueio você impede que o aparelho seja acessado por outras pessoas indevidamente.

O serviço de bloqueio e desbloqueio do aparelho é um serviço oferecido gratuitamente por todas as operadoras. A única exigência para conseguir realizar o bloqueio é informar o IMEI do celular.

Ainda falando de segurança, também é através deste código que a polícia consegue rastrear o celular em casos mais graves de roubos ou outros crimes.

Veja ainda: Qual é o melhor plano de internet móvel da Claro?

Como consultar IMEI do celular

Agora que você possivelmente já entendeu o que é o código de identificação do seu smartphone, veremos como consular o IMEI do celular de diversas maneiras.

A primeira e mais simples é checar a informação na embalagem do aparelho ou na sua nota fiscal de compra. Em geral o IMEI está impresso em uma etiqueta na caixa do produto e também aparece na NF emitida pelo vendedor.

Nos modelos mais antigos de celular, aqueles em que se pode remover a bateria, o código também aparece impresso próximo à entrada do chip.

Se você não tem a possibilidade de fazer a consulta por nenhum desses meios, ainda é possível descobrir o IMEI do celular. Para isso será necessário seguir os passos recomendados para cada sistema operacional, como veremos em seguida.

Como encontrar o IMEI em aparelhos com sistema operacional Android

Se o seu celular é um Android não será complicado encontrar o IMEI do aparelho. Você poderá fazer a consulta através dos ajustes do sistema.

Para isso, abra o aplicativo de configurações do seu smartphone e entre em “Sistema”. Neste menu você encontrará uma opção chamada “Sobre o dispositivo” e deverá selecioná-la para ver o IMEI.

Leia mais: Como limpar o celular adequadamente sem danificar o aparelho?

Encontrar o código de maneira remota

Caso você não tenho o seu celular Android no momento em que precisa consultar o IMEI poderá encontrá-lo através da plataforma “Encontre meu dispositivo” do Google.

Depois de fazer login com a sua conta Google, dentro da plataforma você deverá abrir o ícone de informação que está ao lado do nome do aparelho. A plataforma é a mesma utilizada para localizar o aparelho.

Esta função é muito útil para realizar o bloqueio do smartphone pela operadora, em casos de rouba ou perda. No entanto, considere que o serviço de localização do Google precisa estar previamente configurado para funcionar.

Consultar IMEI no iPhone

No caso do seu celular ser um iPhone também há distintos caminhos possíveis de consultar o IMEI de acordo com a sua necessidade.

O modo mais simples é através dos ajustes. Abra as configurações e, em seguida, as opções “Geral > Sobre”. Nesta janela você verá todas as informações do seu aparelho, assim como o código IMEI.

Alguns modelos de iPhone também apresentam o número impresso no próprio aparelho, na parte traseira ou dentro da bandeja do SIM Card. Se preferir, você pode procurar nestes locais antes de tentar outras opções.

A informação ainda pode ser obtida de forma remota com o aplicativo iTunes no computador ou pela central de controle do Apple ID a partir de qualquer navegador.

Forma universal de consulta de IMEI do celular

Ainda existe uma forma universal de consulta do IMEI de qualquer aparelho. Esta opção é válida para qualquer modelo, por isso pode ser uma boa alternativa se você precisa encontrar a informação rápido e tem o celular nas mãos.

Você precisará apenas abrir o discador do seu smartphone e digitar o código *#06#, imediatamente aparecerá na tela o IMEI do celular e você poderá usar a informação ou anotá-la.

Como consultar registro do IMEI do celular na Anatel

Uma vez que tenhas o IMEI do celular em mãos será possível consultar a situação do seu aparelho no registro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Com esta ferramenta você poderá descobrir se o seu smartphone está certificado no país e buscar seus direitos no caso de ter qualquer problema com o aparelho.

Confira também: Saiba como descobrir a senha do Wifi pelo celular e PC!

Passos para realizar a consulta no portal

Para realizar a consulta, acesse o portal Celular Legal da Anatel e escolha a opção “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”.

Em seguida, será necessário preencher os campos requisitados, o IMEI do aparelho e o código de verificação da página. O próprio sistema é intuitivo e simples, não haverá nenhuma dificuldade de busca.

Ao clicar em “Consultar” aparecerá na mesma página o resultado do registro. A pesquisa mostrará se o IMEI está liberado ou passou alguma restrição de uso. Esta informação garante a segurança do seu aparelho.

Quer usar todos os recursos do seu smartphone com a melhor internet móvel do país?

CONTRATE UM DOS COMBOS CLARO E TENHA TODAS AS VANTAGENS DE SER CLIENTE DA OPERADORA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui