Você sabia que é possível conectar o celular na TV e transformar o aparelho televisor em uma grande tela? Existem diversas maneiras de espalhar o smartphone. Neste artigo vamos mostrar que com os ajustes corretos a tarefa pode ser bastante simples, principalmente se a conexão for em uma TV Smart.

A popularidade dos aparelhos inteligentes gerou uma demanda por conectar os equipamentos para melhorar a experiência de uso. Por isso, cada dia há mais recursos para facilitar esse processo.

Um bom exemplo disso são os celulares que podem ser conectados à TV para exibir um conteúdo com maior qualidade. Seja para assistir um filme, ver fotos da galeria ou mesmo realizar uma videoconferência, o compartilhamento de tela pode ser muito útil.

Para aproveitar tudo o que a tecnologia tem a oferecer é fundamental ter uma internet de qualidade. Na Claro você encontra uma variedade de planos com a melhor velocidade de banda larga e 4G do país.

Ainda não é Claro? ASSINE AGORA MESMO UM DOS COMBOS DA OPERADORA E COMPROVE! 

Leia também: Veja como rotear internet do celular para outro dispositivo

Um universo de possibilidades com apenas um celular

Possivelmente você já percebeu que o celular coloca o mundo na palma das nossas mãos. Aliás, não é à toa que esses aparelhos ganharam tanta popularidade no mundo inteiro.

Para você ter uma ideia, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), atualmente, no Brasil há cerca de 232 milhões de smartphones ativos.

Esse número representa mais de um aparelho por pessoa, visto que a população do país está em torno de 211 milhões, segundo o último relatório do IBGE divulgado em agosto de 2020.

O que posso fazer com o celular conectado à TV

Se os celulares são aparelhos que oferecem um universo de recursos, quando eles são aliados a outros dispositivos inteligentes ampliam ainda mais o leque de possibilidades.

Isso acontece, por exemplo, quando o conectados a uma Smart TV. O compartilhamento do conteúdo na tela maior permite assistir filmes, séries e jogar com muito mais qualidade de som e imagem.

O recurso também é uma excelente opção para reunir amigos e familiares e ver as fotos e vídeos daquela viagem que você fez nas férias.

Conectar celular na TV na rotina de home office e aulas online

Durante a pandemia de Covid-19 milhões de empresas em todo o mundo tiveram que adaptar a sua rotina ao home office. Com as escolas aconteceu um movimento parecido e as aulas passaram a ser 100% online.

Nesse contexto as reuniões por videoconferência passaram a fazer parte das nossas vidas. Conectar o celular na TV pode ajudar muito no momento de participar desses encontros.

Ao vincular os dois aparelhos, temos a oportunidade de ter uma experiência mais confortável. Enquanto usamos a câmera do celular para estar presente na reunião, assistimos tudo pela tela da TV.

Esses são apenas alguns exemplos de como aproveitar os recursos de conexão entre aparelhos inteligentes. Você pode adaptar o uso do celular vinculado à TV de acordo com a sua necessidade e descobrir novas formas de viver essa experiência.

Maneira mais fácil de conectar o celular na TV Smart

Para conseguir explorar todos esses recursos que citamos é necessário encontrar a maneira mais fácil de conectar o celular à sua TV.

Primeiro você precisa verificar se o aparelho televisor é do tipo smart. Se este for o caso, você não terá nenhuma dificuldade para vincular os dois aparelhos e começar imediatamente a usar a TV como monitor do seu celular.

O procedimento de conexão pode ser realizado com ou sem cabo e também varia de acordo com o modelo do seu smartphone. A seguir mostraremos quais são os passos para conectar um aparelho Android e também um iPhone na TV.

Leia mais: Qual é a melhor Smart TV do mercado? Veja 4 opções!

Conectar o celular na TV sem usar cabo

Tendo dois aparelhos inteligente você poderá conecta-los facilmente sem usar um cabo. Entretanto, é importante certificar-se de que a sua TV possui um sistema compatível com o espelhamento do celular.

Esse sistema é chamado de Miracast, mas pode ter nomes diferentes de acordo com a marca do televisor. Nos aparelhos da Samsung, por exemplo, é chamado de Screen Mirroring ou Smart View. Já a LG define o recurso como Screen Share.

No final, todos têm a mesma função e propósito, reproduzir na TV a tela do seu celular. A configuração também costuma ser praticamente a mesma, que mostraremos abaixo de acordo com o sistema operativo.

Espelhando um celular Android na Smart TV

Se o seu celular é um Android será muito simples espelhar o aparelho na Smart TV. A partir da versão 4.2 do sistema você encontra o ícone de compartilhamento de tela na central de atalhos.

Também é possível acessar o recurso através do aplicativo de configurações. Para isso encontre a opção “Tela” e logo “Espelhar Tela”. Em alguns aparelhos a opção pode estar dentro do menu “Dispositivos conectados > Preferências de Conexão”.

Ao ativar o recurso e escolher transmitir você estará pronto para conectar o celular na TV, que já deve estar ligada. É possível que seja necessário ainda selecionar o televisor em uma lista de dispositivos que aparecerão na tela do celular.

Os passos da conexão variam de acordo com o fabricante do aparelho, mas basta seguir as indicações do próprio sistema.

Confira ainda: Amazon Prime ou Netflix? Qual é o melhor para você? Confira!

Como conectar um iPhone na TV Smart

Há algum tempo, conectar o iPhone à TV não era tão simples devido as restrições do sistema que permitiam realizar o vínculo apenas com o aparelho Apple TV.

Felizmente, hoje em dia esse processo está mais acessível e os principais fabricantes já saem de fábrica compatíveis com o iOS.

Nos dispositivos Apple o sistema de espelhamento é chamado de AirPlay e está disponível na central de controle do iPhone. Para que o espelhamento seja possível é necessário que a sua TV seja compatível com este protocolo.

A própria Apple costuma divulgar em seu site uma lista de modelos de TV que já saem de fabrica adaptadas ao AirPlay ou oferecem atualização para adaptar-se ao sistema.

Considerando que os dois aparelhos são compatíveis, você deve apenas ativar o compartilhamento de tela no seu celular e selecionar “Compartilhar a Tela”. Os passos seguintes serão guiados pelo sistema.

E se a TV não for Smart?

Como vimos, a maneira mais simples de conectar um celular na TV, seja Android ou Apple, é fazendo o espelhamento na TV Smart. E se o televisor não for inteligente, é possível fazer essa conexão?

A resposta é sim. Entretanto, será necessário buscar recursos alternativos como instalar um aparelho que transforme a TV em smart. Esse é o caso de acessórios como o Google Chromecast, Apple TV ou Roku Express.

Veja aqui: Chromecast – aprenda a instalar na sua TV

Usar um cabo para conectar os dois aparelhos

Ainda existe a possibilidade de usar um cabo para conectar os dois aparelhos. Esta é uma boa opção caso você queira apenas abrir arquivos que estão armazenados no celular.

É possível usar diferentes formatos de cabo, como USB ou HDMI. Será necessário escolher a opção mais adequada de acordo com o seu caso pois cada um deles oferece configurações e funcionalidades diferentes.

Escolher a melhor maneira de conectar o celular em uma TV que não é inteligente requer um pouco mais de pesquisa.

Será importante avaliar o seu objetivo com a conexão e as alternativas disponíveis de acordo com as características dos seus aparelhos.

Em todos os casos, ter uma internet de qualidade é essencial para aproveitar tudo o que o recurso oferece. Na Claro você encontra os melhores planos com banda larga e 4G e ainda conta com benefícios exclusivos da operadora e a maior velocidade de conexão do país.

CONFIRA AQUI OS MELHORES COMBOS CLARO E CONTRATE O SEU AGORA MESMO! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui