A internet faz parte de tantas coisas que fazemos diariamente que na maioria das vezes nem percebemos o quanto de tecnologia está envolvida para que uma conexão aconteça. Mas, com certeza, você percebeu que algo estava errado quando tentou acessar alguma página online e não conseguiu, ao notar que seu computador estava conectado sem internet.

O que pode ter acontecido quando o roteador está aparentemente funcionando mas não há resposta no computador? Neste post você vai conferir os possíveis motivos relacionados ao fato e ver como é possível mexer em algumas configurações para buscar a solução.

CONFIRA OS MELHORES COMBOS DA CLARO COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Leia também: Segurança na internet: um guia para navegar de forma segura

Possíveis motivos para o computador estar conectado sem internet

A conexão do computador com a internet pode ser feita de duas formas diferentes: por um cabo de rede ou pelo sistema de Wi-Fi, que envia o sinal sem precisar de fios ligando os dois aparelhos. 

Nas duas situações pode acontecer do dispositivo mostrar que a conexão está certa, porém as páginas não carregam e nada online funciona. Neste caso é possível tentar algumas dicas antes de chamar um técnico de informática.

É comum perceber dias em que a internet não está 100%, principalmente se a conexão for por Wi-Fi. O sinal que é transmitido do roteador, aquele aparelho que indica por luzes que está ligado e funcionando, pode apresentar alguma instabilidade que pode ser rápida ou durar mais tempo.

Leia mais: Internet Popular: conheça os planos e saiba como funciona

Causas mais comuns para você detectar

Sistema operacional com problema

As dicas que vamos compartilhar neste artigo são para quem utiliza Windows. E quando ele apresenta alguma desatualização pode ser que seja o problema da falta de internet para sua navegação.

O erro mais comum é o que indica não reconhecimento da rede. Isso impede que o sinal que chega pelo Wi-Fi ou por cabo seja convertido em conectividade em seu computador.

O caminho para fazer os testes é conferir se os cabos estão conectados da maneira correta, e depois acessar a função “Solucionar Problemas” que o Windows oferece. 

Para chegar na ferramenta basta clicar no ícone da internet, que fica no canto inferior direito da barra de tarefas do Windows. O segundo passo é “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento” e encontrar o “Solucionar Problemas”.

Essa ferramenta procura corrigir de forma automática os erros que já reconhece e pode solucionar no sistema.

Roteador com problema pode deixar conectado sem internet

Quando perceber que a internet no seu computador não está funcionando, a primeira providência é verificar se o aparelho que distribui o sinal, o roteador, está funcionando bem.

O primeiro indício são as luzes, que ficam oscilando enquanto o aparelho funciona. Caso alguma luz esteja desligada, ou piscando de forma diferente, indica que alguma coisa não está normal.

Nesta situação você deve tirar o aparelho da tomada, contar até 10 segundos e religar. Ele será reiniciado e, se for um problema simples, deve voltar a enviar o sinal da internet normalmente.

Se esse desligar e ligar da tomada não funcionar, poderá ser necessário dar um reset o roteador. Neste caso é importante pesquisar antes se é necessário fazer alguma atualização no aparelho, como no firmware, que é uma física do equipamento que pode estar desatualizada. Consulte pelo telefone, ou através de outra conexão à internet, no site do fabricante informando o modelo.

Leia também: Claro Combo: conheça os benefícios e vantagens

Driver desatualizado

Outra falha que pode deixar seu computador conectado sem internet são notebooks que precisam de atualização de componentes, entre eles os drives. Quando o computador já é mais antigo é necessário buscar soluções para que eles possam se adequar às novas tecnologias. Nem sempre uma máquina que tem mais de sete ou oito anos consegue permanecer sem a necessidade de atualizações. 

Às vezes pode acontecer de um adaptador ser o suficiente, em outros casos será preciso avaliar se vale a pena trocar alguma peça, ou investir em algo mais novo.

Para fazer essa avaliação use ferramentas da internet que podem efetuar uma varredura em seu computador para saber se precisa de alguma atualização.

Distância entre aparelhos

Existe ainda outra possibilidade para que o computador esteja conectado sem internet, que é a distância do roteador para o computador. 

O sinal precisa ter o mínimo de interferência possível de paredes e obstáculos para que chegue com qualidade. Quanto mais próximos estiverem modem e notebook ou celular, melhor a conexão.

Leia tambémAulas online para seus filhos com a estabilidade de Claro

Testes para fazer quando o computador está conectado mas sem internet

Se você já testou a parte física dos cabos, modem, compatibilidade das tecnologias e mesmo assim o problema da falta de conexão persiste, é hora de partir para ações mais técnicas. Confira alguns procedimentos para fazer:

Ativando a rede

  • Você vai precisar desativar e reativar a rede sem fio no seu computador;
  • Acesse a coluna que estará à esquerda da Central de Rede; 
  • Depois clique em “Alternar as configurações do adaptador”;
  • Então, clique para “Desativar a rede Wi-Fi” com o botão direito;
  • Depois de alguns segundos volte a “Ativar” a rede.

Renomeando a placa

  • Acesse o Painel de Controle e encontre a opção Rede e Internet > Central de Rede e Compartilhamento;
  • Ao clicar sobre “Wi-Fi” uma nova janela será mostrada. Nesta etapa acesse “Propriedades” para encontrar o nome da placa de internet;
  • Clique em Configurar no nome da placa Wireless;
  • Ao acessar “Detalhes” confira se o nome que aparece na placa é o mesmo que aparece na janela anterior. Isso vai indicar que ela está ativa;
  • Caso o nome esteja diferente, mude para o nome da placa e a internet deve voltar.

“Esquecendo uma rede Wi-fi”

Em algumas situações seu celular, tablet ou computador podem tentar conectar numa rede que teve a senha modificada, e antes mesmo que você pudesse atualizar, ele impediu sua modificação.

Neste caso, busque nas opções o detalhe para “Esquecer a Rede”. Isso vai fazer com que o aparelho tente se reconectar ao modem de uma forma “limpa”. Desta forma será possível inserir a nova senha.

Alterando as configurações e conexão

É possível que, de alguma forma intencional ou não, os dados do computador tenham sido limitados. Isso significa que, mesmo com internet à disposição, o dispositivo não consiga ser utilizado. Para resolver essa questão, siga os passos:

  • Acesse o menu de “Configurações” através do menu Iniciar;
  • Clique em “Rede e Internet”;
  • Selecione “Wi-Fi” e depois clique em “Gerenciar Redes conhecidas”;
  • Acesse a rede conectada que está com problema e selecione “Propriedades”;
  • Neste diretório você vai poder encontrar informações avançadas relacionadas à conectividade, é aqui que pode estar marcada a caixinha de “”Conexão limitada”; 
  • Se, de fato, ela estiver marcada, desmarque e volte a usar a conexão à internet de forma regular.

Desligar ou reiniciar

Depois de mexer nessas configurações é sempre bom reiniciar o computador. Faça com que as configurações ajustadas possam se alinhar para que seu dispositivo volte a conectar.

Leia também: Dicas práticas para resolver o problema da internet lenta

Você pode resolver a situação!

Essas são as nossas dicas para que você possa restabelecer a conexão do seu computador quando tudo parece estar funcionando, mas a internet não chega. Nem todo problema com os equipamentos precisam ser resolvidos por especialistas, às vezes, com um pouco de informação e vontade de fazer você é capaz de solucionar o problema.

E, se mesmo com todos esses testes você não conseguir fazer funcionar, provavelmente o problema é algo maior. Neste caso, acione sua operadora de internet e verifique se há algo a mais que possa ser feito de forma remota.

E lembre-se que, na hora de escolher o melhor pacote de internet para seu trabalho ou lazer, você deve considerar a qualidade dos equipamentos e a disponibilidade técnica das equipes antes de escolher seu fornecedor.

Já que internet é um item indispensável na casa de milhões de brasileiros, que você possa ter o melhor serviço de comunicação à sua disposição.

NA CLARO VOCÊ AINDA TEM A INTERNET MAIS RÁPIDA DO PAÍS. ASSINE JÁ!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui