O que levar em conta na hora de comprar um celular? Essa é uma pergunta fundamental para decidir quais os fatores são importantes para você na hora de efetivar a compra.

Desde checar suas finanças para estabelecer um preço limite, passando por quais funções são necessárias para seu uso e os quesitos técnicos mais adequados. É muita coisa.

Além, claro, de se permitir realizar uma pesquisa mais detalhada, pela internet mesmo, fazendo comparações entre os diversos modelos e marcas existentes no mercado.

CLIQUE AQUI E APROVEITE NOSSAS OFERTAS PARA PLANOS DE INTERNET

Então, para facilitar a sua vida nesse momento que se tornou tão essencial na vida de qualquer pessoa, confira essas dicas que vão ajudar você a decidir melhor.

1 – Saiba quanto você pode gastar ao comprar um celular

Pode parecer óbvio, mas durante o processo de compra, é normal se encantar por aparelhos que com um preço bem mais elevado.

Tanto por quesitos técnicos quanto por design, despertam desejo e podem fazer você comprar por impulso, principalmente se tiver limite extra no cartão de crédito.

Portanto verifique o seu orçamento, estabeleça um valor limite, o número mínimo de parcelas e tenha foco na pesquisa por modelos dentro do estabelecido.

É uma tarefa simples, mas que exige disciplina, e vai ajudar você a não contrair dívidas que não pode honrar e ainda poderá sair com um ótimo aparelho.

2 – Comprar celular: O que irei usar no smartphone?

Essa é uma pergunta importante para começar a entender qual tipo de smartphone é o ideal para as suas necessidades.

Se você usa apenas coisas básicas, como redes sociais, ligações, ler notícias e assistir séries na Netflix, então, não há necessidade de um “super celular”.

Mas, se você já usa para jogar, trabalhar, fazer vídeos, tirar fotos e outras coisas, é necessário um aparelho que permita toda essa usabilidade.

É uma forma de você não gastar dinheiro à toa, seja comprando um celular caro, para não usar todas suas funções, ou um barato demais que não tenha tudo o que precisa.

3 – Comprar celular: Aspectos técnicos

Definido valor e o que precisa usar no smartphone, chega o momento de avaliar alguns aspectos técnicos fundamentais para escolher bem, seja para uso básico ou avançado.

Processador

Ele é o cérebro do aparelho, que irá processar todas as atividades demandadas, podendo realizá-las de forma rápida ou não, dependendo do seu uso.

Sua qualidade costuma ser definida pela quantidade de núcleos que possui, dual-core (2 núcleos), quad-core (4 núcleos) e octa-core (8 núcleos).

Cada núcleo é como se fossem pequenos processadores trabalhando juntos, logo, quanto maior sua quantidade, mais rápida a resposta aos comandos e execução de tarefas.

Além da sua capacidade de processamento, há também a velocidade, que define o tempo de execução das tarefas, medida em GigaHertz (GHz) e, quanto maior, melhor.

No momento, existem 4 marcas principais de processadores no mercado:

  • Exynos, da Samsung
  • Apple AX, da Apple
  • Tegra, da Nvidia
  • Snapdragon, da Qualcomm

Cada uma dessas “famílias” possui uma variedade de processadores que atendem desde um uso mais básico até o mais avançado, para o usuário que precisa de performance.

Memória

É ela quem vai fazer o gerenciamento de todas as atividades executadas no seu smartphone, trabalhando em conjunto com o processador.

Ou seja, é preciso que ambos se complementem para que seu aparelho tenha a melhor performance dentro das condições propostas e não sofra com lentidão e travamentos.

Assim, busque aparelhos que ofereçam uma memória RAM com pelo menos 3GB e memória RAM embutida com pelo menos 6GB, porém, quanto maior, melhor. Sempre.

Armazenamento interno

Nada mais é do que a memória interna oferecida pelo aparelho. É usada para armazenar arquivos que, normalmente, começam de 32GB até 1TB, no caso dos celulares mais potentes.

Se você tem um uso mais básico, sem muitos apps, armazena imagens, vídeos e outras coisas, uma de 32GB pode atender perfeitamente.

Agora, se você precisa de alta capacidade de armazenamento, aí vale optar por algum que ofereça 64GB, 128GB ou até 1TB.

Alguns aparelhos oferecem a capacidade de expandir a memória com o chip MicroSD, que pode ser uma boa solução em casos de necessidade.

Sistema Operacional (SO)

Android ou iOS são dois excelentes Sistemas Operacionais que oferecem experiências bem distintas aos seus usuários, seja por sua capacidade de customização ou por alguns recursos exclusivos.

Aqui não há certo e errado. A dica é ir a lojas, testar os aparelhos e ver com qual você mais se identifica dentro das possibilidades que cada um oferece.

Contudo, seja para primeira compra ou troca, veja seus aparelhos – computador, TV e acessórios – pois, dependendo, cada sistema pode se integrar melhor com eles.

Tela

Cada vez mais as telas dos smartphones estão ficando maiores, principalmente pelo fato de que a experiência de acessar conteúdos de streaming por eles se torna melhor.

Fazendo uma rápida pesquisa, perceberá que o tamanho mínimo é de 6 polegadas, o que já é bem grande para alguns usuários.

Contudo, tela grande não é garantia de qualidade absoluta, uma vez que fatores como o tipo da tela, resolução e proteção são determinantes.

  • Tipo da tela:

AMOLED, OLED, Retina, LCD e IPS são alguns dos exemplos que vão determinar como os pixels da resolução serão visualizados.

As duas primeiras têm como característica cores mais nítidas, vivas e saturadas, enquanto as demais, cores mais realistas e menos vívidas.

  • Resolução:
    • HD (720×1080)
    • Full HD (1920×1080)
    • Ultra HD (2048×1080)
    • quad-HD (2560×1440)
    • 4K (3840×2160).

São algumas das resoluções mais buscadas no mercado, que tem como função definir quantos pixels a tela é capaz de mostrar. Quanto maior, melhor.

  • Proteção:

A maioria dos smartphones, mesmo os de linhas de entrada, já vem com suas telas reforçadas, com a tecnologia Gorilla Glass.

Sendo a mais utilizada no mundo, confere um pouco mais de proteção à tela do aparelho em casos de queda, poeira e manchas. 

Câmera

Medida por megapixels, como você já deve ter visto, se tornaram um dos principais quesitos avaliados na hora de comprar um smartphone, afinal, as redes sociais estão aí.

Contudo, aqui a máxima de quanto mais (megapixels) melhor, não se estabelece, pois há alguns fatores que, em conjunto, definem sua qualidade.

Vale verificar a abertura de foco, qualidade máxima do vídeo, como ela se comporta em ambientes escuros, qualidade da lente e muito mais.

O melhor jeito é ir à loja, testar, tirar suas dúvidas com o vendedor e ver qual atende as suas reais necessidades.

Bateria

Também um fator crucial para levar em conta na hora de comprar um celular, é a bateria, afinal, com tanto uso, deve durar pelo menos ao longo de um dia.

Sua capacidade de carga é medida em miliampéres (mAh) e, basicamente, quanto maior o número de mAh, maior a capacidade de energia que consegue acumular.

Assim, dê sempre preferência a aparelhos cuja capacidade seja igual ou superior a 3.000mAh.

Contudo, também se atente ao dispositivo como um todo, pois quanto mais recursos ele oferece – e você usar – mais capacidade a bateria precisa ter.

Considerações finais sobre comprar celular

Comprar um celular é uma tarefa que pode demandar um certo tempo, principalmente se você tem dúvidas sobre seus principais recursos, como os aqui mostrados.

Mais modernos a cada lançamento, esses aparelhos se tornaram essenciais para tornar o cotidiano mais ágil, prático, fácil e expandir a capacidade de comunicação.

Assim, oferecem inúmeros recursos que permitem o desenvolvimento de atividades dos mais diversos níveis, saindo do telefone em si, passando pelo lazer até o profissional.

Mesmo você podendo comprar um celular mais caro, será que vale a pena? Principalmente fazendo relação com o que de fato você irá aproveitar no seu dia a dia?

Quando você entende seu perfil de usuário e quais modelos podem atender sua necessidade, faz uma compra de custo-benefício mais eficiente.

Isso nada mais é do que comprar algo que atenda às suas necessidades, sem passar demais do seu orçamento e também sem sobrar.

Portanto, vale a pena pensar em todos esses tópicos na hora de comprar um celular, comprando de forma inteligente. 

Agora que você já sabe o que levar em conta ao comprar um celular, vale a pena considerar o melhor serviço. Na Claro você encontra os planos mais completos. Clique aqui e descubra como aproveitar o melhor do seu aparelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui