Por apresentar características muito particulares, é fundamental saber como usar o Linkedin de forma adequada para conseguir as melhores oportunidades. A maior rede digital de empregos do mundo conta atualmente com quase 650 milhões de usuários em cerca de 200 países.

Agregando os conceitos de rede social e páginas de recrutamento, seus idealizadores acertaram na fórmula e transformaram a plataforma na maior comunidade online de empregos do mundo. Atualmente, ter um perfil na rede é requisito básico para qualquer profissional que busque inserção ou crescimento no mercado de trabalho.

Para ter sucesso no meio, entretanto, é importante saber montar adequadamente o currículo online e interagir com as ferramentas disponíveis. Se você ainda não tem perfil no Linkedin ou quer melhorar o uso da plataforma, está no lugar certo.

Preparamos este artigo para ajudar você a conhecer a rede social e tirar o máximo proveito dos seus recursos para conseguir um novo emprego. Confira!

Quer estar conectado a todo momento sem se preocupar com problemas na conexão? Na Claro você encontra os melhores planos com a internet banda larga e móvel mais rápida do país.

ASSINE AGORA MESMO UM DOS COMBOS CLARO E NÃO PERCA NENHUMA OPORTUNIDADE POR FALTA DE CONEXÃO!

O que é Linkedin e como funciona

O Linkedin poderia ser considerado o Facebook do mundo profissional. A rede social, que em 2020 anunciou ter atingido a marca de 650 milhões de usuários, virou a principal comunidade online de empregos do mundo.

Presente em 200 países, a plataforma possui versões em 19 línguas diferentes e promove o contato entre empresas e profissionais de inúmeras áreas. Com soluções de recrutamento e busca de emprego, a rede social conta com ferramentas que possibilizam a conexão entre seus usuários.

Conforme dados da empresa, o número de brasileiros cadastrados na rede é de 35 milhões. O país é o terceiro colocado em número de perfis, ficando atrás apenas de Estados Unidos e Índia.

A história da rede social que virou tendência no mercado de trabalho

Talvez você queira entender como usar o Linkedin virou uma tendência no mercado de trabalho da era digital. A plataforma foi lançada em 2003 pelo seu criador Reid Hoffman.

Desde o princípio a proposta chamou a atenção de grandes empresas e o número de perfis de candidatos passou a crescer gradativamente com a adesão do currículo virtual em processos seletivos.

Porém, como acontece com muitos dos aplicativos mais populares do mercado, foi a compra da ideia por uma grande marca da tecnologia que fez a rede social virar o sucesso que é hoje. A transação aconteceu em 2016, quando a Microsoft adquiriu a plataforma e passou a gerenciá-la.

Apesar da venda, o Linkedin não sofreu grandes mudanças e segue até hoje segue com o mesmo propósito do seu lançamento. Conectar profissionais e empresas de todo o mundo em uma grande rede de intercâmbio de conteúdo, habilidades e oportunidades de trabalho segue sendo a fórmula de sucesso da marca.

Leia ainda: Trabalho em casa online é impulsionado por ultravelocidade da Internet

Como usar o Linkedin virou requisito básico no recrutamento de profissionais

Em um tempo de mídias digitais, em que as relações sociais ganharam novos formatos dentro do ambiente virtual, o crescimento da plataforma de empregos aconteceu naturalmente.

Com o aumento do número de empresas utilizando a rede social nos seus processos seletivos, o número de perfis profissionais online cresceu como consequência. Em pouco tempo, ter um currículo disponível e completo no Linkedin passou a ser um dos requisitos básicos para quem procura um novo emprego.

Com a plataforma, por um lado as empresas têm a oportunidade de divulgar as suas vagas de maneira mais ampla e buscar candidatos com maior clareza de habilidades. Por outro lado, o profissionais ganha credibilidade e uma excelente ferramenta de networking para expandir as possibilidade de trabalho.

Veja também: Internet a cabo ou wifi: qual a melhor opção?

Dicas de como usar o Linkedin para conseguir um novo emprego com mais assertividade

Para usufruir de todas as vantagens oferecidas pela rede social, entretanto, é imprescindível saber com usar o Linkedin de maneira eficiente e assertiva.

Por isso, preparamos algumas dicas que vão ajudar você a não errar na hora de montar o seu perfil e buscar por novas vagas.

Faça um perfil completo, otimizado e constantemente ativo

Como em qualquer rede social, no Linkedin o primeiro passo é criar o seu perfil. Neste caso, porém, não esqueça que o enfoque é profissional. Sendo assim, sempre faça uma avaliação de quais são as informações realmente relevantes neste aspecto.

Quando você começar a montar o seu currículo, a própria plataforma irá conduzir o preenchimento dos campos e auxiliar nas etapas mais importantes. Quanto mais informações você puder oferecer, mais chances você terá de ser visto por recrutadores.

Além de colocar os itens básicos como foto, resumo e experiências profissionais e acadêmicas, procure sempre manter o seu perfil atualizado e ativo. Ter um currículo velho e deixado de lado na plataforma pode representar a perda de muitas oportunidades.

Dentro da montagem do perfil não deixe de fazer os seguintes passos:

  • Sempre coloque foto – escolha uma imagem com ar profissional e que passe credibilidade.
  • Capriche no resumo – muitos dos recrutadores já descartam candidatos na leitura do resumo, ele diz muito sobre você.
  • Não deixe seções vazias – procure não deixar nenhuma seção do perfil sem dados. Só faça isso se realmente não tiver nada para acrescentar.
  • Seja honesto – a regra mais importante na busca por emprego em formato tradicional segue sendo fundamental nos meios digitais. Seja sempre honesto e coerente nas informações do seu currículo.

Interaja com outros perfis e empresas da sua área de interesse

Tenha sempre em mente que você está em uma rede social, por isso a interação é umas das características de maior valor dentro da comunidade. Diferente de plataformas como Facebook e Instagram, no Linkedin a amizade não é o principal critério para seguir perfis e interagir.

Procure fazer conexões relevantes no segmento laboral e seguir outros profissionais e empresas que estejam dentro da sua área de atuação e interesse. Quando estiver buscando por novas oportunidades avise seus seguidores e esteja em contato com as companhias que costumam oferecer vagas na sua área.

Participar de grupos de discussão e troca de conteúdo também é uma estratégia interessante. Você pode procurar por assuntos e temas que estejam relacionados ao seu campo de atuação. Além de uma boa maneira de fazer contatos esta é uma forma de estar atualizado sobre temas relevantes da profissão.

Confira este outro artigo: Escolha o plano de telefone e internet mais adequado para você

Como usar o Linkedin para publicar textos pode aumentar a sua visibilidade?

Uma das ferramentas que vem sendo muito valorizada dentro do Linkedin é o espaço para publicação de textos autorais. Ele aparece em um formato de blog dentro do seu perfil e pode ser uma ótima maneira de ganhar visibilidade.

Se você considerar que pode ter algo interessante a dizer sobre temas que estão relacionados ao seu trabalho, arrisque-se a fazer publicações. Os textos podem ganhar popularidade entre seus seguidores e serem espalhados pela rede aumentando a credibilidade do seu currículo online.

Realize buscas efetivas e alinhadas com seus objetivos

Uma das ferramentas interessantes dentro da rede social é a busca por vagas publicadas pelas companhias presentes na plataforma. Usando filtros por cargo, palavra-chave, nome de empresa, cidade, entre outros, é possível direcionar a procura conforme o seu objetivo.

Tenha claro o tipo de emprego que está buscando e foque a sua atenção nesta procura. Utilize os filtros para direcionar os seus contatos. Chegando a vagas que estão alinhas ao seu perfil, suas chances de ter sucesso em uma seleção são muito maiores.

Para quem procura um novo emprego, a internet é uma ferramenta cheia de possibilidades. Por isso, é fundamental ter uma conexão de qualidade a todo momento.

CONTRATE AQUI UM DOS PLANOS CLARO E TENHA A MELHOR CONEXÃO EM CASA E NO CELULAR!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui